Para Canon A6x0, A710, S2 e S3 IS: RAW, Histograma e muito mais!

qual é a vantagem de trabalhar em RAW ? mais photoshopable ?

Um raw não é photoshopable de todo, na medida em que não são reconhecidos pelo photoshop. Um ficheiro raw (e cada fabricante tem o seu tipo, praticamente) contém a informação captada pelo sensor da camara, antes de ser processado e convertido numa imagem. Podes depois, com software especifico, trabalhar esses ficheiros no computador e processar as imagens à tua maneira, tendo controlo sobre aspectos muito dificeis ou mesmo impossiveis de ajustar, num ficheiro de imagem normal, como corrigir a exposição ou ajustar o balanço dos brancos.
Depois disso, podes pegar nas imagens que obtiveste a partir do raw e photoshopalas à vontade...
Mais um exemplo das aplicações dos raws é poderes converte-los em imagens com diferentes valores de exposição e depois a partir delas gerares imagens hdr, mesmo em situações mais "móveis".
Um mundo de possibilidades. Que um jpg não oferece.
 
Última edição:
Sei que as compactas de baixa/media gama da CANON não suportam formato RAW, incluindo aquela que vou comprar na próxima 6ª, a A570 IS:D, mas ao passear pela net descobri algo sobre um "firmware enhancement" chamado CHDK, que permite habilitar o suporte para RAW, além de outras funções, como histograma, indicador de bateria permanente, "Zebra Mode", entre outros.

Pelo que é dito, é algo seguro de se usar e totalmente reversivel, visto que nao é um update, mas sim um "enhancement", uma espécie de programa que pode ser carregado na máquina.

Aquilo que pergunto a alguém que saiba mais sobre isto ou até que use/tenha usado é: vale a pena o trabalho, principalmente com esta máquina que vou comprar?
E é assim tão seguro como dizem?

Desde já, obrigado pelo esclarecimento. :)

Boas.

Não conhecia este "programa", testei agora na A570 e funciona bem. Ainda nao testei o RAW mas o resto dá bastante jeito, colmata algumas falhas da maquina (indicador de carga da bateria, live histogram).
Obrigado :D

Cumprimentos
 
Tens andado de mau humor hoje... :D

É da segunda-feira?

Bom... eu nunca tinha ouvido falar nesse programa. Só se aplica às compactas, ou pode ser aplicado nas reflexs também, tipo canon d40?

Tou apenas um pouco cansado, só isso. Desculpa lá se pareceu que estava de mau humor. :)

Canon 40D ou Nikon D40, Canon D40 é que não pode ser... Penso que todas as SLR conseguem fotografar em RAW, não precisam destas coisas.
 
Ajuda

Tenho uma Canon A720IS, e um amigo meu disse-me que havia uma "espécie de firmwire" que se coloca no cartão de memoria que da mas comandos e melhor desempenho a maquina.

A minha duvida e' se e' 100% seguro (não danifica a maquina)? se for se alguém sabe onde se faz o download?


Desde ja obrigado.
 
É 100% seguro! Eu utilizo e recomendo, podes ver como funciona nesta páginahttp://chdk.wikia.com/wiki/Main_Page
Existem várias opções, para mim este é o melhor...http://grandag.nm.ru/hdk/autobuild/

Segue estas instruções para tornar o cartão executável:
[FONT=&quot]
1. extract from above bootable.zip the "bootable.exe" file
2. put your SD card into reader or SD slot in computer and copy bootable.exe to the SD card
3. SD card behaves as disk and has assigned some letter (for example "F:"). Run shell (on winXP: menu Start - Run..., type "cmd") and change to SD card (by typing "F:" and press Enter in this example case)
4. Run bootable.exe You will be prompt to give right syntax as "bootable.exe F:"
5. confirm and your SD card is bootable [/FONT][FONT=&quot]
6. copy to your SD card "diskboot.bin" extracted from above allbest-a720-100c-31.zip
7. lock your SD card (take it from computer before [/FONT][FONT=&quot] mechanical switch
8. put SD into Canon A720IS and switch camera ON. The blue splash screen appears
[/FONT][FONT=&quot]

Alguma dúvida diz!
[/FONT]
 
Última edição:
É 100% seguro! Eu utilizo e recomendo, podes ver como funciona nesta páginahttp://chdk.wikia.com/wiki/Main_Page
Existem várias opções, para mim este é o melhor...http://grandag.nm.ru/hdk/autobuild/

Segue estas instruções para tornar o cartão executável:
[FONT=&quot]
1. extract from above bootable.zip the "bootable.exe" file
2. put your SD card into reader or SD slot in computer and copy bootable.exe to the SD card
3. SD card behaves as disk and has assigned some letter (for example "F:"). Run shell (on winXP: menu Start - Run..., type "cmd") and change to SD card (by typing "F:" and press Enter in this example case)
4. Run bootable.exe You will be prompt to give right syntax as "bootable.exe F:"
5. confirm and your SD card is bootable [/FONT][FONT=&quot]
6. copy to your SD card "diskboot.bin" extracted from above allbest-a720-100c-31.zip
7. lock your SD card (take it from computer before [/FONT][FONT=&quot] mechanical switch
8. put SD into Canon A720IS and switch camera ON. The blue splash screen appears
[/FONT][FONT=&quot]

Alguma dúvida diz!
[/FONT]


Nao tou a perceber com e' que se coloca o cartão executável :(, não encontro este ficheiro "[FONT=&quot]bootable.zip"[/FONT]. E se não for pedir muito podes traduzir os passos para por o cartão executável (não percebo muito de inglês).

Obrigado
 
[FONT=&quot]1. extract from above bootable.zip the "bootable.exe" file
2. put your SD card into reader or SD slot in computer and copy bootable.exe to the SD card
3. SD card behaves as disk and has assigned some letter (for example "F:"). Run shell (on winXP: menu Start - Run..., type "cmd") and change to SD card (by typing "F:" and press Enter in this example case)
4. Run bootable.exe You will be prompt to give right syntax as "bootable.exe F:"
5. confirm and your SD card is bootable [/FONT][FONT=&quot]
6. copy to your SD card "diskboot.bin" extracted from above allbest-a720-100c-31.zip
7. lock your SD card (take it from computer before [/FONT][FONT=&quot] mechanical switch
8. put SD into Canon A720IS and switch camera ON. The blue splash screen appears[/FONT][FONT=&quot][/FONT]

1. Extrair o ficheiro "bootable.exe" de "bootable.zip"
2. Colocar o cartão SD no leitor de cartões e copiar "bootable.exe" para o cartão
3. O cartão SD comporta-se como um disco e tem uma letra atribuida (por exemplo F:). Corra a linha de comandos (Iniciar > Executar... > escever "cmd" ou Todos os Programas > Acessórios > Linha de Comandos) e muda para o cartão SD (escrever "F:" e carregar no Enter).
4. Correr "bootable.exe". Será pedido para introduzir a sintaxe correcta como "bootable.exe F:"
5. Confirmar que o cartão SD já é de arranque (bootable)
6. Copiar para o cartão o ficheiro "diskboot.bin" extraido de "allbest-a720-100c-31.zip"
7. Bloquear o cartão (tirar do computador antes de mudar)
8. Colocar o cartão na Canon A720IS e ligar a máquina. O ecrã azul de iniciação deverá aparecer
 
Desculpa lá a versão em inglês...copy e paste...sabes como é!!!
Outra dica, não sei se usas cartão da Sandisk...penso que esses cartões não "comem" isto com tanta facilidade...não sei porquê?! se não usas desta marca...ok...sempre a andar!
 
Quem utiliza este firmware que opções é que activa? E para que servem?

Eu só tenho usado o histograma, o zoom em vídeo, a capacidade do cartão e a percentagem da bateria. Em raw já fiz algumas fotos para experimentar mas depois o computador não reconhece o formato...e já experimentei com vários programas!

Já li que dá para aumentar o tempo de exposição (> 15´´) e em alguns modelos o ISO. Alguém já experimentou?
Se estiverem com paciência dêm aí umas dicas!!!
 
Back
Topo