1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

[para fechar]Segurança no windows

Discussão em 'Windows 7 e anteriores' iniciada por krox, 16 de Dezembro de 2008. (Respostas: 10; Visualizações: 563)

1. krox

krox Power Member

Boa noite, tenho o windows vista e gostava de saber o que recomendam para a segurança do mesmo...

já li algures que o windows defender é dispensável se utilizar-mos um anti-virus, tambem li que seria conveniente trocar a firewall do windows para outra... depois também ouvi falar de hijacks e spyware... o que recomendam?

obrigado

Última edição pelo moderador: 17 de Dezembro de 2008
  2. DarkButterfly

DarkButterfly Power Member

Bem, primeiro há que perguntar, qual o navegador da Internet que usas ou pretendes usar? (Sem querer "pressionar", aconselhar-te-ia o uso do Opera :) )

Depois a partir daqui darei as minhas sugestões.

Abraços.

3. krox

krox Power Member

por acaso estava a pensar experimentar o opera 10... mas costumo utilizar internet explorer... mas vou ja fazer o download do opera...

4. DarkButterfly

Assim que fizeres o download e instalares o Opera 10 (o que eu estou a usar!), e caso não te importes, depois, quando andares pela Internet, de definir manualmente os teus sites de interesse para terem acesso a certas coisas como cookies, javascript, etc., dir-te-ei como colocar um botão no Opera, para que com apenas 1 clique actives/desactives o que esteja relacionado com cookies, javascript, Java, etc.

Eu, por definição, tenho o botão sempre a bloquear tudo, e apenas, permito alguns sites e fóruns algum tipo de acesso. Aos fóruns, permito os cookies. A sites como o rapidshare, permito o javascript, pois se não permitir, o rapidshare não funciona correctamente.

De ínicio poderá parecer chato, mas vais ver com o tempo que é compensatório.

É uma espécie de Noscript do Firefox, mas para o Opera e um pouco mais avançado, pois podes customizar da forma que quiseres.

Essa vai ser uma das linhas de segurança, através do navegador Opera. O Opera já de si é bastante seguro, e com este botão sempre activado, então a segurança será maior.

Contudo, lá de longe a longe, lá teremos que usar o IE7. E ao contrário do que se possa pensar, e apesar das vulnerabilidades que tem, e tal como todas as aplicações têm ou eventualmente terão, é possível minimizar esses riscos.

Tenho familiares que por força do hábito ainda usam o IE7, já lá vão cerca de 2 anos, e até hoje nunca houve uma única infecção. É verdade que apenas usam o IE7 para pesquisas ditas normais, mas mesmo essas poderão fazer estragos em certas situações.

Como protecção para o IE7, faço uso das medidas preventivas do SpywareBlaster, Spybot Search & Destroy e do Haute Secure, que além de impedir a sites com conteúdos potencialmente nocivos, ainda protege contra tentativas de modificação às definições de segurança do IE.

O SpywareBlaster e Haute Secure funcionam também com o Firefox.
    O Spybot Search & Destroy com o IE, Firefox e Opera.

Agora, quanto à restante segurança. Antes convém saber qual as características do teu sistema, para desta forma, poder aconselhar, baseado na minha experiência, as ferramentas e métodos de protecção que até hoje, e já lá vão uns aninhos, nunca me falharam.

Edit: Depois, quando souber detalhes do teu sistema, dir-te-ei as aplicações e respectivos links oficiais. Também te poderei dar algumas noções sobre como trabalhar com uma ou outra aplicação, caso não te sintas muito à vontade.

Última edição: 16 de Dezembro de 2008
  5. krox

krox Power Member

já instalei... tenho um portatil sony vaio fz21m, com o windows vista home premium 32 bits... tenho 200gb de disco 2064 mb de ram...

6. krox

krox Power Member

é para utilizar os tres anti spywares ou só um? é preciso fazer iniciar com o sistema?

7. krox

krox Power Member

8. DarkButterfly

Muito bem, começemos então pelo tal botão, isto claro se estiveres interessado.

Mas antes de irmos ao botão propriemente dito, vai a Tools - Preferences - Advanced - Cookies. Certifica-te que tanto Accept cookies e Ask me before accepting cookies estão seleccionados.

Faz OK.

Abre o site - http://nontroppo.org/tools/buttonmaker/

Ignora este campo - "Choose the button's action"

No campo "OR just write the action as plain text:" copia para lá o seguinte:

"Disable cookies & Disable embedded audio & Disable javascript & Disable plugins & Disable referrer logging | Enable cookies & Enable embedded audio & Enable javascript & Enable plugins & Enable referrer logging"

(sem as aspas)

Nota: Eu não estou a permitir/bloquear Java, conforme o caso, pois não está instalado. Caso tenhas o Java instalado no teu sistema, escreves Disable Java no lado correspondente e Enable Java no outro. Caso não tenhas Java instalado, não coloques esta permissão/proibição, caso contrário o botão não funciona correctamente.

No campo "Enter the button's title (optional, but recommended):" dá o nome que queres dar ao botão. Não é obrigatório, mas por uma questão de acesso rápido, em caso de uso de outros botões, será fácil entrar este.

Eu, por uma questão de consonância com o Inglês do Opera 10, dei o nome de Security Button. Tem a sua lógica.

Clica em Create Button e em cima na página vão surgir 3 icones. Clica no primeiro e faz Ok.

Depois vai a Tools - Appearance - Buttons - My Buttons. Arrasta o botão para o lado direito ou esquerdo do campo onde colocamos os endereços. Por uma questão de espaço coloca no lado esquerdo.

Depois de termos o botão lá, para veres se está activado correctamente ou não, no site que eu mencionei acima faz "Refresh" Ctrl+R. Se no campo "Choose the button's action:" não conseguires visualizar nada, então está a funcionar como deveria estar. :)

Agora outras funcionalidades no Opera.

Em Tools - Delete Private Data, certifica-te que seleccionas tudo, incluindo campos de palavras passe, pois todo o cuidado é pouco.

Sempre que acabes a tua sessão no Opera, convém proceder à limpeza de ficheiros temporários, etc do Opera. Para tal, podes ir a Tools - Delete Private Data ou então fazer uso de um botão que podes encontrar aqui - http://operawiki.info/CustomButtons, na parte Security Related Buttons, e arrastar para o lado do botão que criamos anteriormente o botão Delete Private Data Dialog.

Dessa forma terás um acesso muito mais rápido a essa opção de limpeza do Opera.

Voltando ao botão Security Button que se criou anteriormente. Uma vez que vai bloquear certos accessos por parte de muitos sítios da Internet, há que colocar as permissões necessárias paras os sítios e fóruns que tu consideres necessário.

Tal como mencionei, os fóruns, apenas precisam que tu permitas cookies, e isto, caso tu não queiras estar constantemente a escrever o teu nome de utilizador e palavra passe sempre que queiras escrever algo.

O Rapidshare precisa de javascript, caso contrário não funciona.

Então como contornar isto? Para tal, abres o sítio ou fórum e com o botão direito num espaaço em "branco" selecciona Edit Site Preferences. No caso, por exemplo, do fórum aqui da Techzone, vamos a Cookies, e seleccionamos para permitir cookies. Numa 1ª vez para te certificares que os cookies são aceites, clica no Security Button para o desligar e fazes CTRL+R para actualizar a página do fórum. Depois, podes voltar a ligar o botão.

No caso do Rapidshare, apenas terás que em Edit Site Preferences - Scripting, activar o javascript e fazer CTRL+R à página do rapidshare.

Caso tenhas conta no Gmail, tens, obrigatóriamente que permitir cookies, caso contrário não consegues aceder ao e-mail. Isto, claro, se usares o Opera para aceder ao gmail.

Algo que eu ainda não consegui resolver a 100% com o Gmail, foi o javascript, pois não dá para visualizar o gmail com os novos temas. Apenas dá para abrir em modo HTML. Pessoalmente, não me importo. Mas dá para contornar a situação. Apenas tens, que, antes de abrir o gmail, desligar o Security Button. Depois é só voltar a ligar quando saires da conta.

É apenas um pequeno pormenor no meio de todas as vantagens que traz à navegação, desde cortar muita da publicidade, videos em flash, etc. O que torna a navegação ainda mais rápida.

Eu não me queixo. É uma questão de hábito.

Visto que este tópico já está a ficar longo, acabo por aqui, e continuo as minhas sugestões noutro tópico. :)

Última edição: 16 de Dezembro de 2008
  9. DarkButterfly

Podes usar os 3.

O SpywareBlaster não gasta qualquer recurso do sistema.
    Na instalação do Spybot, certifica-te de tirar o visto do TeaTimer, pois gasta alguma memória do sistema, constantemente.

O Haute Secure precisa de reiniciar o sistema para uma protecção mais eficaz. Podes sempre reiniciar mais tarde.

Depois podes criar uma conta gratuita na página oficial do Haute Secure e subscrever a listas de bloqueio adicionais para uma melhor protecção. Isto apenas para o IE e Firefox. O Haute Secure não protege o Opera, se bem que a equipa por detrás do Haute Secure tem parceria com o pessoal do Opera.

10. krox

krox Power Member

gostava tambem que me respondessem a esta pergunta...

11. krox

krox Power Member

Última edição pelo moderador: 17 de Dezembro de 2008

Partilhar esta Página