1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Para o pessoal que fotografa tudo em RAW...

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por MaLok0, 29 de Março de 2008. (Respostas: 21; Visualizações: 1582)

?

Ver post

1. SIM, apago depois de photoshopar e converter para jpeg

36,1%
  2. NÃO

63,9%
  1. MaLok0

MaLok0 Power Member

Guardam os raws ou optimizam no photoshop, convertem para jpeg e apagam?

2. michael c

michael c Power Member

Eu gurado tudo. Fotografo em NEF+Basic. Depois de editar as imagens que quero apenas apago os JPEG Basic e deixo os RAWS. Nunca se sabe quando não vão dar jeito para algum trabalho:D

Cumps

3. grandenaboverde

grandenaboverde O Senhor dos Bolinhos

apago.
    não dá para guardar tanto ficheiro RAW. :D

4. andré ferrari

andré ferrari Colaborador
    Staff Member

Votei sim, porque apago a grande maioria dos *.RAW
    Apesar dos GB estarem ao preço da chuva não vale a pena, já basta os 4Mb por ficheiro dos *.jpeg ;)

5. mundano

mundano Power Member

Eu guardo apenas os RAW's... O Bibble Pro guarda as edições que nós fazemos de forma não destrutiva.. Assim sempre que preciso faço novos JPEG's..

6. adolfo dias

adolfo dias Power Member

guardo, mas tb em cada 100 fotos só devo fazer uns 2 raws

7. ruimoura

ruimoura Power Member

Guardo os RAWS, mas ao fim de uns tempos são apagados, por isso votei não.

8. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

não apago. não faz sentido não o fazer eheh

eu raramente uso RAW pois sai quase sempre tudo como se quer :)

Ao espaço que ocupa 1 rar agora na d300 também só tiraria tudo em RAW se tivesse 1tera só para as fotos :)

9. dasens

dasens Power Member

Não apago.
    Nunca se sabe se irá ser preciso reeditar o ficheiro..

10. helius

helius Power Member

não apago, de vez em quando gosto fazer a reedição de algumas fotos..

cumps

11. MaxDamage

MaxDamage Power Member

99,9% das vezes uso somente RAW, e antes de apagar o memory card deixo no disco apenas aqueles que acho que ficaram porreiros (ou com potencialidade de edição). Mesmo que depois sejam convertidos para .jpg, permanem no disco (porque quero guardar as fotos, e assim sendo escolho RAW em vez de jpeg - se quiser mais tarde dou outro tratamento às fotos)

12. newcabaret

newcabaret Power Member

Temos artista :D

13. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

é verdade.. se não sair não é o raw que me vai ajudar lol

raramente faço alterações a niveis de cor.. posso dar 1 toque mas sempre algo muito leve ;)

14. michael c

michael c Power Member

Ora, aqui está um verdadeiro purista. Sim senhor, já não é fácil encontrá-los. Os meus parabens pela coragem.

Eu também não gosto de alterar muito a imagem. Contudo, sou da opinião que se as tecnologias de pós-produção estão ao nosso alcance, porque não usá-las? Por isso adoro a liberdade de edição que um RAW dá. Se bem que é como dizes, se a foto não estiver boa, se tiver desfocada, mal enquadrada, não há RAW ou pós-produção que valha. Agora, na minha opinião, se for possivel corrigir pequenas falhas para tornar uma fotografia ainda mais perfeita, melhor.

Cumps

Cumps

15. OldMan

OldMan Power Member

Não apago nada porque tenho a mania de guardar tudo que me possa vir a fazer jeito no futuro (mesmo não sabendo para que).

16. Apago os RAWs, até mesmo porque só fotografo em .RAW. Outra coisa não faría sentido numa máquina que tem .RAW quando o .jpg cria artefactos e fraca cor/contraste devido à demasiada compressão criada pela própria máquina (neste momento Fuji S6500 - nova máquina, desta vez por muito tempo [lol] quase por aí a chegar :P).

Só guardo os .RAWs das melhoreas fotos, que em 100 costuma ser uma ou duas.

Última edição: 30 de Março de 2008
  17. OldMan

OldMan Power Member

Btw, estão aqui duas perguntas ou eu estou a perceber mal? A minha resposta seria "sim, guardo", mas se na votação responder "sim" a ideia é precisamente o contrário:
    "SIM, apago depois de photoshopar e converter para jpeg"

18. god_dice

god_dice Power Member

Descobriste o cerne da questão :p

Por acaso fotografo (quase) sempre em RAW e após a edição no Lightroom tenho o hábito de os apagar mas já me comecei a mentalizar que vou ter de guardar os RAW das fotos que pelo menos ficaram melhorzitas para possiveis retoques no futuro pois dá sempre outra liberdade em relação ao jpeg, por isso o meu voto vai para a 2ª parte da 1ª pergunta, apago após editar :)

19. Conspiracy

Conspiracy Power Member

:x2:

20. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Guardo apenas alguns, das melhores fotos.

o resto apago, são muitos mb a "estorvar".

Partilhar esta Página