Para o pessoal que fotografa tudo em RAW...

Ver post


  • Total voters
    36
Eu gurado tudo. Fotografo em NEF+Basic. Depois de editar as imagens que quero apenas apago os JPEG Basic e deixo os RAWS. Nunca se sabe quando não vão dar jeito para algum trabalho:D

Cumps
 
Eu guardo apenas os RAW's... O Bibble Pro guarda as edições que nós fazemos de forma não destrutiva.. Assim sempre que preciso faço novos JPEG's..
 
não apago. não faz sentido não o fazer eheh

eu raramente uso RAW pois sai quase sempre tudo como se quer :)

Ao espaço que ocupa 1 rar agora na d300 também só tiraria tudo em RAW se tivesse 1tera só para as fotos :)
 
99,9% das vezes uso somente RAW, e antes de apagar o memory card deixo no disco apenas aqueles que acho que ficaram porreiros (ou com potencialidade de edição). Mesmo que depois sejam convertidos para .jpg, permanem no disco (porque quero guardar as fotos, e assim sendo escolho RAW em vez de jpeg - se quiser mais tarde dou outro tratamento às fotos)
 
é verdade.. se não sair não é o raw que me vai ajudar lol

raramente faço alterações a niveis de cor.. posso dar 1 toque mas sempre algo muito leve ;)
 
é verdade.. se não sair não é o raw que me vai ajudar lol

raramente faço alterações a niveis de cor.. posso dar 1 toque mas sempre algo muito leve ;)

Ora, aqui está um verdadeiro purista. Sim senhor, já não é fácil encontrá-los. Os meus parabens pela coragem.

Eu também não gosto de alterar muito a imagem. Contudo, sou da opinião que se as tecnologias de pós-produção estão ao nosso alcance, porque não usá-las? Por isso adoro a liberdade de edição que um RAW dá. Se bem que é como dizes, se a foto não estiver boa, se tiver desfocada, mal enquadrada, não há RAW ou pós-produção que valha. Agora, na minha opinião, se for possivel corrigir pequenas falhas para tornar uma fotografia ainda mais perfeita, melhor.

Cumps

Cumps
 
Apago os RAWs, até mesmo porque só fotografo em .RAW. Outra coisa não faría sentido numa máquina que tem .RAW quando o .jpg cria artefactos e fraca cor/contraste devido à demasiada compressão criada pela própria máquina (neste momento Fuji S6500 - nova máquina, desta vez por muito tempo [lol] quase por aí a chegar :P).

Só guardo os .RAWs das melhoreas fotos, que em 100 costuma ser uma ou duas.
 
Última edição:
Guardam os raws ou optimizam no photoshop, convertem para jpeg e apagam?

Btw, estão aqui duas perguntas ou eu estou a perceber mal? A minha resposta seria "sim, guardo", mas se na votação responder "sim" a ideia é precisamente o contrário:
"SIM, apago depois de photoshopar e converter para jpeg"
 
Btw, estão aqui duas perguntas ou eu estou a perceber mal? A minha resposta seria "sim, guardo", mas se na votação responder "sim" a ideia é precisamente o contrário:
"SIM, apago depois de photoshopar e converter para jpeg"

Descobriste o cerne da questão :p

Por acaso fotografo (quase) sempre em RAW e após a edição no Lightroom tenho o hábito de os apagar mas já me comecei a mentalizar que vou ter de guardar os RAW das fotos que pelo menos ficaram melhorzitas para possiveis retoques no futuro pois dá sempre outra liberdade em relação ao jpeg, por isso o meu voto vai para a 2ª parte da 1ª pergunta, apago após editar :)
 
Back
Topo