Para onde caminha a programação?

Quando falam em ponteiros e isso, é importante para programação mais 'hardcore' mas por esse sentido tinha mais logica começar por assembly e ir subindo. Agora eu posso saber programar sem tocar sequer em ponteiros e saber o que são. Quantos putos nao fazem scripts em PHP sem saber nada? Eu posso programar um robot sem saber ponteiros... Eu posso programar uma folha do excel sem saber ponteiros. Programar em si é só juntar comandos e isso de forma lógica para realizar uma função.

Esses "putos" não considero "programadores" no verdadeiro sentido. Esses "putos" que descreves não sabem que é possível somar dois números positivos e dar um negativo fora dos ambientes protegidos em que desenvolvem, não sabem como é que se faz aquela estrutura de dados que permite pesquisas rápidas e que eles simplesmente invocam e mandam as coisas lá para dentro, não sabem que quando se tira memória do heap a certa altura a aplicação deve libertar....resumindo, não sabem uma data de coisas essenciais...

Eu também posso saber mudar um pneu ou carregar uma bateria de um carro, mas isso não faz de mim um eng. mecânico :P
 
Longe disso, cada vez mais o que importa é a rapidez com que o código é escrito, pouco importa a sua optimização.
Basta ver frameworks atrás de frameworks, máquinas virtuais etc, o programa mais simples come-te 30MB de memória. O que importa é que seja rápido a desenvolver, e que dê poucos problemas (isto é relativo).

No dia em que o teu computador for apenas um teclado, rato e um monitor com ligação à net e tiveres de pagar por ciclos de computação quero ver se preferes código rápido ou código optimizado...
 
Um off topic ... como e que vocês fazem os quadros com os posts dos outros?
:$

//

Lol a bocado comparei C/C++ com PHP e sei que não sei compara, mas se leres bem vais perceber o porque de eu ter comparado. E tu disseste-o porque!

"acho que tem fins diferentes por isso não podem ser comparadas dessa maneira.... utilizo as duas para programar e se for programar uma pagina para WEB quase de certeza que não vou usar C++.... agora também não me meto a fazer aplicações para desktop em PHP .....:-D"

Ves? ai esta a razão porque as outras linguagens mantêm o seu mérito e continuam a ser usadas a grande escala. Tenho a certeza que não se faz uma base de um sistema em PHP lololol
 
Um off topic ... como e que vocês fazem os quadros com os posts dos outros?
:$

//

Lol a bocado comparei C/C++ com PHP e sei que não sei compara, mas se leres bem vais perceber o porque de eu ter comparado. E tu disseste-o porque!

"acho que tem fins diferentes por isso não podem ser comparadas dessa maneira.... utilizo as duas para programar e se for programar uma pagina para WEB quase de certeza que não vou usar C++.... agora também não me meto a fazer aplicações para desktop em PHP .....:-D"

Ves? ai esta a razão porque as outras linguagens mantêm o seu mérito e continuam a ser usadas a grande escala. Tenho a certeza que não se faz uma base de um sistema em PHP lololol

Para poderes ver quadros com postos dos outros... no posto que queres tens lá uma opção no canto direito em baixo a dizer quote é só carregares :)...

Quanto ao resto da resposta ... quando disse aquilo apenas cria dizer que também tem as suas vantagens ter linguagens especificas e mais "automaticas", mas eu pessoalmente prefiro por exemplo programar em C do que em PHP ....
 
Bonito Tópico ! Sim senhor.

Ponto 1 - Aprender programação ? Por onde começar ?

Aprender é aprender ou seja, começar por uma linguagem mais fácil e depois passar para uma difícil ou vice-versa, desde que se aprenda, pouco importa.

Para mim e provavelmente para muitos será melhor começar pelo mais fácil, para não ser desmotivante, agora se for numa escola ou numa universidade em que não se coloca opção, isto é "Tens de aprender para passar à cadeira" aí faz sentido começar por algo mais difícil, pois não é uma questão de opção é como funcionam as coisas num ambiente académico de exigência.

Quando dizem que muitos "putos" não sabem isto, não sabem aquilo, provavelmente não sabem porque não precisam! e acho bem que não saibam!

Eu por exemplo não sou programador nem tenho formação nesta àrea, mas considero-a uma àrea importante e útil, tudo o que aprendi foi sozinho, não sou perito em nenhuma linguagem e dúvido que possa ser algum dia, pois não trabalho com isto todos os dias.

No entanto já fiz umas incursões por perl, asp, php, VBA, e webpprogramação AJAX, html, javascript, CSS... Até por Java andei mas desisti...

Sei umas coisas aqui e ali e posso-vos dizer que já há muito tempo tentei começar C e C++ e larguei aquilo por queria era simplicidade, além de ser uma seca, ao contrário de HTML em que vez o resultado das coisas que fazes praticamente assim que as fazes.

Enfim, distingam entre abordagem profissional e não profissional quando alguém perguntar por onde deve começar.

Queres ser Programador ? C/C++
Queres apenas conhecer isto ? HTML...

(As hipóteses são inúmeras..)

Ponto 2 -A minha visão da programação

Fase 1 - Programação era conhecer a sintaxe de uma linguagem e pensar em como estruturar um programa para resolver um determinado problema.

Fase 2 - Programação era saber a Fase 1 + propriedades + métodos de algo a que se podia mudar a côr, o texto ....

Fase 3 - Programação era saber a Fase 1 + Fase 2 + conhecer os "Objectos" a utilizar e/ou criá-los se necessário. tudo isto acarreta um novo paradigma (POO).

Fase 4 - Programação era saber a Fase 1 + Fase 2 + Fase 3 + utilizar a linguagem mais apropriada para cada tipo de problema, na web umas, em inteligência artificial outras, em .... outras, etc.

Ora bem estamos a caminhar para a ESPECIALIZAÇÃO isso não quer dizer que morra alguém, mas pode querer dizer que os equilíbrios mudem...

Quando já existir um grau de especialização elevado os avanços deverão ser mais na optimização do que já existe, mais bonito mais rápido, mais .... até surgir um novo paradigma.

No futuro, pensem na programação como nos idiomas, ou seja hoje em dia muitos de vocês sabem algo de C/C++, JAVA, VB.net, C#, Pascal, PHP, ... mas no futuro não irão conseguir fazer isso,. irão dominar cada vez menos linguagens devido à expansão de propriedades e métodos para conhecer.

Sem contar com o materno quantos idiomas é que vocês dominam ?

Estou a pensar em aprender um idioma diferente do Português qual é que aconselham? Latim ? Chinês é tão giro com aqueles caracteres e árabe !!!! (Inglês não?)

Sinceramente não sei mas, Talvez no futuro seja possível desenvolver aplicações estilo macros VBA, (Já há os frameworks)

Enfim cada vez há mais para aprender e o tamanho do cérebro é sempre o mesmo...
 
Última edição:
Bem, não desfazendo as outras opiniões, acho que esta merece um destaque em particular.
Ponto 1 - Aprender programação ? Por onde começar ?

Aprender é aprender ou seja, começar por uma linguagem mais fácil e depois passar para uma difícil ou vice-versa, desde que se aprenda, pouco importa.

Para mim e provavelmente para muitos será melhor começar pelo mais fácil, para não ser desmotivante, agora se for numa escola ou numa universidade em que não se coloca opção, isto é "Tens de aprender para passar à cadeira" aí faz sentido começar por algo mais difícil, pois não é uma questão de opção é como funcionam as coisas num ambiente académico de exigência.
Ser mais fácil nem sempre é sinónimo de motivante. Eu por exemplo agarro-me mais a trabalhos INTERESSANTES e que dão trabalho do que a trabalhos simples, mesmo que sejam interessantes.

É certo que ninguém vai dar o projecto de uma cidade a um estudante de arquitectura de primeiro ano, convém não dar passos largos demais para as pernas que se tem.

Quando dizem que muitos "putos" não sabem isto, não sabem aquilo, provavelmente não sabem porque não precisam! e acho bem que não saibam!
Como já alguns referiram anteriormente, hoje em dia o conhecimento já nem é colocado em causa, mas sim se os problemas conseguem ser resolvidos. Infelizmente muitas empresas estão-se a lixar se um problema é resolvido de forma ineficaz ou se demora mais tempo do que outra forma. Interessa mais que funcione. Existem muitas ferramentas que poupam um programador de informação particularizada demais.

Ponto 2 -A minha visão da programação

Fase 1 - Programação era conhecer a sintaxe de uma linguagem e pensar em como estruturar um programa para resolver um determinado problema.

Fase 2 - Programação era saber a Fase 1 + propriedades + métodos de algo a que se podia mudar a côr, o texto ....

Fase 3 - Programação era saber a Fase 1 + Fase 2 + conhecer os "Objectos" a utilizar e/ou criá-los se necessário. tudo isto acarreta um novo paradigma (POO).

Fase 4 - Programação era saber a Fase 1 + Fase 2 + Fase 3 + utilizar a linguagem mais apropriada para cada tipo de problema, na web umas, em inteligência artificial outras, em .... outras, etc.
Não me leves a mal, mas isto é claramente as fases para quem segue a via mais especificada para o webdevelopment. Falo isto principalmente por referires o ponto 2. A parte gráfica é a parte que não influência muito, colocar isso à frente de POO é quase como dizer que visual é mais importante que POO, e NA MINHA OPINIÃO é exactamente ao contrário.

Ora bem estamos a caminhar para a ESPECIALIZAÇÃO isso não quer dizer que morra alguém, mas pode querer dizer que os equilíbrios mudem...
Isso também é verdade, cada vez mais se vêm procuras de emprego mais focadas para algumas áreas. Não pedem apenas engenheiros informáticos, pedem engenheiros informáticos com capacidades em tal área.

No futuro, pensem na programação como nos idiomas, ou seja hoje em dia muitos de vocês sabem algo de C/C++, JAVA, VB.net, C#, Pascal, PHP, ... mas no futuro não irão conseguir fazer isso,. irão dominar cada vez menos linguagens devido à expansão de propriedades e métodos para conhecer.

Também ando a ficar um pouco com essa ideia, apesar de continuar a achar que a Algoritmia é a essência da programação, o resto são detalhes (sintaxe e semântica).

Enfim cada vez há mais para aprender e o tamanho do cérebro é sempre o mesmo...
Agora podia entrar por outra área :P Mas isso seria offtopic demais :P

O que é certo é que a programação é a área da informática que exige mais conhecimento. Um programador tem de conhecer a linguagem e DOMINAR o problema em questão..., imaginem que faz aplicações para fins medicinais....

abraços, HecKel
 
Isto para os web folks :-D

Objectivo: Fazer uma pagina web comercial. (os dois extremos)

Individuo 1 - Pegou no Microsoft Word, espetou lá as fotografias dos produtos e fez uns resizes, escreveu o que quiz numas caixas de texto, fez uma tabela, bold numas letras, italico noutras, gravou em *.htm e já está.

Individuo 2 - Pegou no bloco de notas, meteu lá as fotografias dos produtos usando apenas o código necessário, faz resize prévio com compressão desejada com um editor, escreveu o texto, faz uma tabela, bold numas letras, italico noutras, guardou em *.htm e já está.

Conclusão:
Qual a pagina mais rápida a abrir? Qual é o mais optimizado? Qual é o mais personalzado? Em qual deles o teu computador só carregou a informação o que realmente precisou?

Qual foi o mais rápido a desenvolver? Qual dos individuos fez o trabalho e saiu mais cedo? Quem é que vendeu uma página web e ainda um Kit ADSL Telepac Profissional ao cliente para a Net ser rápida? Quem é que vendeu mais uns megas de hosting por não ter optimizado a página? Quem é que deixou o patrão feliz?

Digo isto porque trabalhei como programador para uma loja de informatica e:
Software não optimizado e lento = Upgrade ao computador do Cliente = Facturar
Base de dados mal organizadas = manutenção 6 em 6 meses = Facturar
Software não intuitivo = assistencia por telefone = Facturar

Eu que sou prefeccionista nas coisas trabalhei assim, digam-me se há motivação para fazer as coisas bem feitas..
Como costumo dizer, o bom software vê-se pelos Kilobytes que ocupa.
 
:joker: RANKING DAS LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO :lol:

http://www.tiobe.com/tpci.htm



Para mim um profissional de Ciência de Computadores não é um programador de linguagens alto nível. Comparo isso ao instinto e à gratificação imediata.


No mercado os profissionais são pagos consoante a necessidade e a sua escassez.
 
Olha outra guerra histórica :P


No mercado os profissionais são pagos consoante a necessidade e a sua escassez.
Ora aqui está uma tautologia :P Os informáticos já foram mais bem pagos (em inicio de carreira) do que são agora, este curso virou moda e não pelo grau de dificuldade (não é nada fácil) mas pela fama que conquistou..., fazer jogos e brincar no word.

Dentro da informática a moda parece que está a mudar para outra tendência mais especifica..., o mundo Web, tanto que abri esta thread.

A moda começa-se a notar quando os newbies começam à procura :P Até já se vê pessoal que quer iniciar-se em PHP a tentar começar um WBMMOG, tal como aconteceu com as outras linguagens de programação..., o pessoal queria logo começar a fazer arranha céus quando nem sequer consegue meter de pé a casota do cão...

abraços, HecKel
 
Olha outra guerra histórica :P



Ora aqui está uma tautologia :P Os informáticos já foram mais bem pagos (em inicio de carreira) do que são agora, este curso virou moda e não pelo grau de dificuldade (não é nada fácil) mas pela fama que conquistou..., fazer jogos e brincar no word.

Pois isso é muito giro e por isso é que entravam aos magotes para o curso de informática, e tu melhor que eu sabes que a taxa de desistências e mudanças de curso no que toca a informática são enormes....

Não digo que é preciso ser da elite para estar no curso de Eng. Informática, mas é preciso gostar de programar, é preciso gostar de saber aquilo que nem sequer vemos mas temos que saber que está lá...

É um facto que cada vez mais a programação está mais acessível e cada vez mais vai estar pois a programação, qualquer que seja a linguagem, deixou de ser para uma determinada elite...

O meu prof de Arquitectura de Sistemas refere muitas vezes que quando programavam antigamente era tudo em papel, e depois sim iam por aquilo num compilador numa hora previamente marcada pois só existia meia dúzia deles, tinham 5 a 10 min lá, se o programa não corresse... azar, amanha há mais...

Hoje em dia não é tanto assim, toda a gente tem acesso a compiladores e a diversas linguagens, e esses putos que se fala não são programadores, fazem puzzles, pegam em várias funções e juntam aquilo tudo, porque no fundo não fazem a mínima ideia do que fazem...

Já quase todos falaram que os programas baseados em WEB cada vez são mais comuns e é claro que são, cada vez a web anda na casa de cada um e são programas leves no que respeita a processamento... mas há que ver que para essas linguagens serem leves, para um puto conseguir fazer um programa com a papa toda feita, é preciso alguém fazer a papa... e nesse aspecto a programação "old school" irá sempre existir, pois existirá sempre quem tenha que pegar em linguagens de baixo nivel para optimizar e fazer a papa toda...
 
Boas!

Tenho notado que cada vez mais aparecem novidades na programação destinada ao desenvolvimento web, novas novidades..., novas funcionalidades, mais mariquices..., tudo para agradar ao utilizador final.

Em contra-partida no que respeita às linguagens mais destinadas à máquina estes melhoramentos não são tão visíveis. É certo que o java tem melhorado bastante, mas é das poucas linguagens mais voltadas à máquina (e mesmo assim temos os applets) que mostram novos updates.

Que anda a acontecer à programação e aos programadores? O desenvolvimento web é moda ou é tendência? Em que deve investir um jovem programador? Começar logo pelo desenvolvimento web ou ir pelo modo tradicional das linguagens para a máquina?

Tenho andado bastante curioso com estas questões, cada vez mais vejo pessoal a responder aos iniciantes para aprenderem PHP em vez das alternativas mais tradicionais...

Existe mesmo esta tendência do desenvolvimento web?

abraços, HecKel

Boas,

na minha opinião uma aplicação web generalizou-se como frontend de muitos projectos, longe vai o tempo onde qualquer aplicação era standalone. Ainda por cima com o aparecimento de tecnologias como os web services a integração entre sistemas heterogéneos simplificou-se e muito, usar a web pode trazer algumas vantagens mas também desvantagens, nomeadamente ao nivel da segurança.

Mas isso não significa que a programação mude. Em projectos de grandes empresas com clientes empresariais, os chamados projectos web envolvem sempre uma aplicação de 3 ou mais camadas. O frontend, qualquer coisa que posso aparecer num browser e que se execute num web server (asp, ph, jsp, etc.), mas toda a lógica de negócio qjue mete aquilo a mexer envolve as chamadas linguagens mais normais (c#, java) e uma quantidade enorme de APIs para fazerem a ponte com o SGBD, tratarem da segurança e tudo mais.

Acho que o desenvolvimento web é uma tendência nos dias que correm, e cada vez vai ser mais.

Mas acho que qualquer eng. de software que só saiba mexer em linguagens que se executam no contexto de um servidor web não vai muito longe.
 
Muito sinceramente muitos de vocês estão errados, podem saber programar, mas a vossa visão é muito limitada meus amigos.

Ciclos de computação?? O tamanho em kb dos programas!!! Linguagens de baixo nível!!! Mas vocês pensam que daqui a 10 ou 15 anos alguém vai sequer por estas condicionantes em causa. Mais uma vez digo, a evolução do hardware vai permitir que os velhos paradigmas caiam todos por terra.
Um bom exemplo disso era que ha uns anos atrás, nem é preciso ir muito longe, todos tinham de programar para a web tendo em conta o tamanho da página, medido em kbytes, hoje em dia já não é raro falar-se em Megabytes e no futuro ainda mais, com o evoluir das ligações.

O mesmo se está a passar com as linguagens e neste caso o python é rei por excelência, ultra simples de se aprender, de se utilizar e tem uma base do mais optimizado que se consegue ter, e por isso, consegue-se fazer programas optimizados desde que não cometas erro no alto nível, e não precisas de saber nem Cs nem assemblies.

Isto está a evoluir cada vez mais para a simplicidade, tirando um ou outro nixo de mercado.
 
Não é preciso ser-se engº informático para se saber programar. Até crianças podem aprender a programar usando, por exemplo o LOGO. Muitos cientistas ( e então na minha área, que é a física, nem se fala) programam numa linguagem de alto nível, como o FORTRAN. E resolvem o problema. O que é que lhes interessa se muita ou pouca memória é utilizada? Absolutamente nada. E é assim que deve ser. Não podemos cair numa posição pomposa e arrogante de achar que apenas aqueles que são licenciados em informática, e sabem o que é um computador por dento e por fora, sabem programar. Programar é resolver um problema, seguindo vários passos. É das actividades menos elitistas que existem. Nem sequer é preciso um computador; se estiveres por exemplo a inventar uma receita culinária, já estás a programar!

Em relação ao futuro das linguagens, não creio que o C esteja a morrer. Enquanto as aplicações web-based não forem capazes de correr à mesma velocidade que as aplicações nativas, não creio que haja alguma hipótese das linguagens de alto e baixo nível se tornarem obsoletas.

Em relação ao python, acho que é uma fraca alternativa ao Basic, para se aprender a programar. Nada bate o Basic (excepto talvez o LOGO) nesse capítulo.
 
Última edição:
Back
Topo