Para onde caminha o GNU/Linux?

Claro que há informação, eu não sou ingénuo ao ponto de dizer que não há. lol

Não se trata de haver... A informação que te linkei é vinculada pela MICROSOFT, não é a mesma coisa que ir a uma WIKI ou a um blog ver o que é certo para quem.

Acho que deveria haver uma entidade a supervisionar o que se faz no Mundo Linux, não digo como entidade responsável mas sim como agregador... algo assim.

http://distrowatch.com/
http://www.linux.org/dist/

Ambos actualizados dentro do possível :)
 
Acho que deveria haver uma entidade a supervisionar o que se faz no Mundo Linux, não digo como entidade responsável mas sim como agregador... algo assim.
O meu post anterior mantém-se. No Windows é fácil, tens a empresa que o desenvolve por trás. Para toda a comunidade Linux (com dezenas de distros com propósitos e alvos diferentes) tens alguma sugestão?
 
O meu post anterior mantém-se. No Windows é fácil, tens a empresa que o desenvolve por trás. Para toda a comunidade Linux (com dezenas de distros com propósitos e alvos diferentes) tens alguma sugestão?

Tenho acabei de a referir em cima. Fazer uma entidade agregadora que fosse responsável somente por informar o mundo sobre o Linux. Fazer basicamente o que faz o departamente de publicidade da Microsoft, da Apple... na net claro, sem custos acrescidos, hoje em dia isso á super fácil e barato. Bastava 3 das distros que trabalham sobre linux unirem-se e seria bastante fácil (RedHat, Suse, Ubunbut, ou Gento, etc, etc...).

No fundo a base do site até poderia simplesmente falar das vantagens do Linux face ao Windows e OS X, de uma forma clara e ilustrativa. :)

esquiso, sim a informação está aí, mas continuo a não achar bem estruturado.

/hip Eu não percebo nada de computadores, quero ir a um site simples porque não quero perder tempo a ler uma lista GIGANTE de distros ou lá como se chamam para perceber qual é a mais certa para mim...

Isto é um website simples e atractivo: http://www.apple.com/macosx/snowleopard/

Não custa muito a fazer. Imaginem um Linux.info onde se pudesse ver um quadro num site atractivo e simples com as vantagens de cada distro, pelo menos das mais conhecidas. Depois algumas características importantes, etc, etc e claro o Download link.

Publicidade é precisa para o Linux, mas publicidade credível e bem organizada. :) O que ainda faz isso melhor é o Ubuntu, só acho que se deveria unificar isto mesmo, pois era benéfica para o Linux no geral.

Mas eu sou um organization freak. :D
 
Estás a confundir o conceito de distribuição, greven. Uma distribuição não é equivalente a uma versão de software como o Snow Leopard ou o Vista Ultimate. O equivalente aos sites que deste não é o distrowatch, é isto, por exemplo. É a página da empresa que desenvolve o SO e onde é descrito o produto. É tão ou mais simples e atractivo como os dois que deste.

O problema da tal entidade agregadora continua a ser o mesmo: não há maneira de arranjar uma entidade única que represente uma comunidade inteira. O tal quadro com as vantagens e as desvantagens de cada distro não funciona, porque o que é vantagem para uma distribuição não o é para a distribuição ao lado. Eu uso Gentoo e vejo enormes vantagens em compilar tudo pelas sources, mas o meu vizinho que usa Debian nem pensa duas vezes em utilizar pacotes binários. Para mim não usar um instalador gráfico do tipo Next->Next->Next é uma vantagem clara, para o meu vizinho é impensável não ter uma janela com o instalador. E agora, como arranjamos algo que nos represente aos dois?

Mas imaginemos que, mesmo sendo impossível, arranjava-se uma entidade desse tipo. E agora em relação à apresentação das distros: mostram-se todas? Só algumas? Se mencionares todas as distros, então a lista fica enorme e confusa. Se não o fizeres, então essa entidade deixa de ser representativa de toda a comunidade, porque a distro "Feita no meu Quartux 1.0" tem tanto direito a estar representada como o Ubuntu ou o Slackware.

Em suma, essa ideia é bonita e até lógica para quem vem de um mundo onde todos os seus conteúdos (em termos de SO) vêm de uma única fonte. A partir do momento em que passas para a comunidade Linux, é simplesmente impraticável. Não é possível.
 
Parece-me que estás a 'moldar' a realidade para poderes chegar à conclusão que já tinhas anteriormente. A verdade é que, para além dos sites da Microsoft e da Apple, para cada um destes sistemas operativos existem N (milhares? milhões?) de outros sites com informação tão ou mais relevante para o utilizador sobre, por exemplo, como resolver problemas.

Da mesma forma que existe o site da Microsoft sobre o Windows-qualquer-coisa, cada distro tem o seu próprio site com informação específica (manuais, wikis, blogs, foruns....). Além dos sites de cada distro, existe uma quantidade fenomenal de comunidades maiores ou menores, em N idiomas, por essa Internet a fora. Assim como existe para o windows e para o mac (se bem que - aparentemente - em menor quantidade).

A comunidade (ou comunidades?) em torno do Software Livre/Aberto não têm a pretensão de dominar o mercado dos sistemas operativos, nem instrumentos financeiros para o fazer (se bem que alguns sonhem com isso). O Linux (termo redutor, bem sei) não precisa de 'vender' (com ou sem aspas) para subsistir; se a Microsoft ou a Apple deixam de vender os seus sistemas operativos fecham as portas, uma vez que os seus modelos de negócio assentam na venda de licenças de utilização do seu software.

EDIT:
PrOdG:
Em suma, essa ideia é bonita e até lógica para quem vem de um mundo onde todos os seus conteúdos (em termos de SO) vêm de uma única fonte. A partir do momento em que passas para a comunidade Linux, é simplesmente impraticável. Não é possível.
É possível (já vi várias tentativas), mas não é credível.
 
Última edição:
O meu post anterior mantém-se. No Windows é fácil, tens a empresa que o desenvolve por trás. Para toda a comunidade Linux (com dezenas de distros com propósitos e alvos diferentes) tens alguma sugestão?
Se me disseres em que é que o site da Microsoft ajuda em alguma coisa (pois mais caótico é bem difícil) até te daria razão. Mas em termos de linux, é só meter no google "linux" ou o nome da distro, ou qualquer outra coisa mais detalhada, se assim o desejares, aparecem-te vários sites com várias informações, enquanto que da microsoft, aparecem uns de warez, outros de ajuda que requerem registo, mas nada de útil e informativo...
 
slack_guy disse:
É possível (já vi várias tentativas), mas não é credível.
Fazer um site que reúna informação sobre várias distros é possível, representar a comunidade não. É aí onde eu quero chegar.
 
Última edição pelo moderador:
Estás a confundir o conceito de distribuição, greven. Uma distribuição não é equivalente a uma versão de software como o Snow Leopard ou o Vista Ultimate. O equivalente aos sites que deste não é o distrowatch, é isto, por exemplo. É a página da empresa que desenvolve o SO e onde é descrito o produto. É tão ou mais simples e atractivo como os dois que deste.

O problema da tal entidade agregadora continua a ser o mesmo: não há maneira de arranjar uma entidade única que represente uma comunidade inteira. O tal quadro com as vantagens e as desvantagens de cada distro não funciona, porque o que é vantagem para uma distribuição não o é para a distribuição ao lado. Eu uso Gentoo e vejo enormes vantagens em compilar tudo pelas sources, mas o meu vizinho que usa Debian nem pensa duas vezes em utilizar pacotes binários. Para mim não usar um instalador gráfico do tipo Next->Next->Next é uma vantagem clara, para o meu vizinho é impensável não ter uma janela com o instalador. E agora, como arranjamos algo que nos represente aos dois?

Mas imaginemos que, mesmo sendo impossível, arranjava-se uma entidade desse tipo. E agora em relação à apresentação das distros: mostram-se todas? Só algumas? Se mencionares todas as distros, então a lista fica enorme e confusa. Se não o fizeres, então essa entidade deixa de ser representativa de toda a comunidade, porque a distro "Feita no meu Quartux 1.0" tem tanto direito a estar representada como o Ubuntu ou o Slackware.

Em suma, essa ideia é bonita e até lógica para quem vem de um mundo onde todos os seus conteúdos (em termos de SO) vêm de uma única fonte. A partir do momento em que passas para a comunidade Linux, é simplesmente impraticável. Não é possível.

Eu percebo isso ProdG. Sei que possivelmente não funciona, mas também é por isso que na minha opinião o Linux não se difunde mais. :) Não me digam que a ideia de o Linux se difundir mais não é bom para o mesmo. Sim tem pontos negativos, mas com isto também pode atrair mais programadores, há muita gente que não gosta de desenvolver para nichos.
 
Última edição:
Back
Topo