Para onde caminha o GNU/Linux?

Desculpa mas, não é assim tão dificil! até porque se os developers do Activesync têm acesso aos firmwares de PDA's que têm, de certeza que os dev's de várias distros os têm também :|

A coisa só poderia piorar nos PDA's com WM, mas mesmo assim...


O que se passa aqui é que só muito recentemente se nota alguma preocupação de algumas distros em integrar Linux perfeitamente em Laptops e todo o hardware especifico que isso acarreta.

Quem tem desktops e ADSL com ethernet, é uma festa! Agora os outros... eu fico com 30% das "features" do meu portátil completamente inuteis, e tamos a falar de uma marca campeã de vendas em portateis (HP).

A propria HP anda a visionar a possibilidade de abraçar completamente Linux, por isso essa história de não haver o minimo esforço da parte dos fabricantes de hardware não é completamente verdade.

Aqui é que reside o erro! Os criadores do Active Sync (M$) não têm acesso ao firmware dos PPC e PDA; nem precisam! Os criadores dos aparelhos é que têm que garantir que o hardware dos mesmos consegue trabalhar com o SW do Tio Bill e é por isso que a M$ 'disponibiiliza' as suas SDK e 'ajuda' na criação de layers para as formas de comunicação hardware<->software.

Ninguém deve culpar o GNU/Linux de falta de compatibilidade uma vez que este está restringido à GPL v2 e por causa disso os fabricantes que façam drivers para este OS têm que fornercer a source e em consequência desvendar alguns segredos da sua tecnologia; e nem todos estão dispostos a isso.
Também acontece que muitos fabricantes não se dão ao trabalho de criar os drivers por não acharem o mercado Linux com peso suficiente para justificar o investimento e também porque existem 'demasiadas' distros que dificultam a criação de drivers que consigam ser instalados de modo universal. O M$ Windows tem API's de instalação que facilitam a vida (quem não experimentou o terror de tentar instalar algo e ver a lista de dependências em conflito ou em falta a aumentar desmesuradamente :002:)
Portanto quem não quer sofrer de complicações de instalações problemáticas e falta de compatibilidade deve ir para distros PAGAS onde existe SW não-livre e onde há assistência dos criadores das distros.

Ainda que acredite que seja 'obrigação' de todos os fâs/utilizadores de linux tentarem passar a palavra também é verdade que muito pouca gente quer ter o 'trabalho' que dá instalar e manter um OS como o GNU/Linux e neste campo não há nada a fazer a não ser dar tempo ao tempo; quer seja para as distros evoluirem para 'user-friendly' como acontece com a família Ubuntu, quer seja para os utilizadores de PC's se virem gradualmente para o GNU/Linux (dual e triple boots)

O grande problema do aumento de conhecimento da sociedade e da evolução das tecnologias é que se torna inevitável a especialização e uma pessoa que queira dedicar a totalidade do seu tempo profissional à tarefa que lhe grante os rendimentos não quer perder tempo com a resolução de problemas do seu OS ou de compatibilidade com o aparelho novinho que acabou de adquirir e que diz em letras brilhantes na caixa "Preparado para o Vista" :-D
Acho que aqui está uma opurtunidade de negócio com futuro e que é a oferta de serviços de resolução de problemas em ambientes *nix.

Será isto uma questão de selecção natural em que os que estão agora a entrar no mundo GNU/Linux irão passar essa informação de base aos seus descendentes e estes por sua vez irão ter melhores oportunidades por terem conhecimentos mais abrangentes? ou o Tio Bill vai fazer das suas e aumentar o seu império e estender mais os seus tentáculos?

cumps
 
Ninguém deve culpar o GNU/Linux de falta de compatibilidade uma vez que este está restringido à GPL v2 e por causa disso os fabricantes que façam drivers para este OS têm que fornercer a source e em consequência desvendar alguns segredos da sua tecnologia; e nem todos estão dispostos a isso.

Isso não é verdade. Os drivers da ATI (que são uma #$#%#&) são closed source por exemplo. Nvidia a mesma coisa. Etc. O que não podem fazer é aproveitar-se de código GPL, modificá-lo e fecha-lo sem mostrar as modificações. Isso sim não é permitido.
 
Eu sei que não é essa a filosofia de Linux! Mas é preciso uma Distro to Rule Them All! Uma Distro mainstream que tal como Windows recebe pacotes pre-compilados directamente dos developers, drivers, tudo nessa onda!! Claro que as distros com "escolha" deverão continuar mas acho que é preciso que uma principal se imponha. Poderão dizer Ubuntu mas Ubuntu ainda está muito longe disso ;)
 
Isso não é verdade. Os drivers da ATI (que são uma #$#%#&) são closed source por exemplo. Nvidia a mesma coisa. Etc. O que não podem fazer é aproveitar-se de código GPL, modificá-lo e fecha-lo sem mostrar as modificações. Isso sim não é permitido.

Tens razão, eu deveria ter escrito que não há melhores drivers porque os fabricantes não disponibilizam o código-fonte por causa dos segredos tecnológicos e desse modo a 'malta' do open-source não pode estudá-los, melhorá-los e incluí-los nas distros.

cumps
 
É preciso ter cuidado com isso dos drivers proprietários. É das minhas maiores dúvidas em relação à GPL: se eu fizer

Código:
#include <linux/qualquercoisa.h>

e não abrir o código (sob GPL), não sei se estou a violar ou não a licença.

NOTA:

Código:
#include <stdio.h>

não deve violar porque está definido na libc se não estou em erro. E qualquer programa se pode linkar à libc, seja ele fechado ou aberto (está na GPL, que por sinal regula a GNU libc, que todos os linuxers utilizam)
 
Viva.

Sou adepto do Linux e do OpenSource, mas devo dizer, que há luagr para todos os sistemas, sejam *nix, Microsoft ou Apple.

Ainda há muitos problemas com as actuais distros de Linux, mas quem acompanha o Linux à uns anos, sabe que a evolução tem sido considerável. Claro que todos queremos mais, mas, nem tudo o que se quer é possível. Acredito que no futuro, espero que não muito distante, o Linux venha a tornar-se mais user friendly e mais suportado ao nível de drivers de hardware. No entanto não creio que isso chegue a custo zero. Há custos no desenvolvimento que têm de ser suportados.

Cumprimentos.
 
Viva.

Sou adepto do Linux e do OpenSource, mas devo dizer, que há luagr para todos os sistemas, sejam *nix, Microsoft ou Apple.

Ainda há muitos problemas com as actuais distros de Linux, mas quem acompanha o Linux à uns anos, sabe que a evolução tem sido considerável. Claro que todos queremos mais, mas, nem tudo o que se quer é possível. Acredito que no futuro, espero que não muito distante, o Linux venha a tornar-se mais user friendly e mais suportado ao nível de drivers de hardware. No entanto não creio que isso chegue a custo zero. Há custos no desenvolvimento que têm de ser suportados.

Cumprimentos.


Repara que ao lançar as coisas sob GPL, vão sempre haver utilizadores (powerusers, basicamente quem usa já hoje) a ter acesso a tudo gratuitamente. É claro que se abres uma empresa, e compras suporte, estás a contribuir para muito mais do que simplesmente pagar o dito suporte. Preço nulo? Não, pelo menos não para todos... Eu se tivesse mais $$ até comprava o CM, tenho curiosidade em relação a esse suporte. No entanto posso ter sempre o CM de borla...

e
 
resumidamente, caminha para isto: www.linutop.com :P
pessoalmente acho que o linux não "nasceu" para ser um ambiente de "producao", ou seja, para ser usado em empresas, mas sim para coisas simples... acho que o futuro do linux - nao sei se ja disse isso, espero que nao :P - é ser totalmente opensource, o que, claro, iria impedir empresas de software de lançarem os seus programas para linux, mas de qq modo nao é esse o nosso objectivo - digo eu. para isso há MAC e Windows... e ter concorrencia nunca é mau :)
 
Última edição:
bem. posso deixar a minha contribuição/opinião. devemos sempre fazê-lo de forma construtiva...
Acredito que o futuro dos OS seja a convergência para opensource! todos eles (Micro$ MAC e linux based) se irão universalizar num unico super OS altamente versátil, compatível e auto-suficiente! com uma nova internet a servir-lhe de espina dorsal.
O verdadeiro negócio está nos programas com uso comercial e lúdico (ex. photoshop e command and conquer).
MAC é bom hj em dia pq é simples, compacto eficiente e fiável! segue a mm filosofia que os pcs dell ou compaq, de config já testadas e sem stress's e conflitos... ter uma empresa e maximizar lucros na é compativel ter um pc a correr o win98 ou o Vista q dá tilt a cada mês (no mínimo!). por isso compensa ter mac's!
o windows penso q é mt bonito mas é mais fechado e imprevisível! é tb o alvo preferido do tempo livre das legiões de "cyber-anarcas" q por aí andam... mas vai ter de mudar para nao cair em desgraça.
o linux é mt rude, bruto e inacessível, falta as "mariquices" q alguns bons designers criam para MAC e M$. irá mudar de certeza! qd isso mudar, acreditem q as software houses mexem-se para onde vai o povo. o que as grds empresas querem é dinheiro! e analisam td por graficos... o princípio que rege o linux é o ideal mas algo utópico por enquanto.

Qualquer OS deveria ser sempre gratuito! e para todos! e as únicas coisas que deveriam ser pagas é o software usado como ferramenta em actividades comerciais, sejam designers, contabilistas... Todos os softwares como o photoshop, o office td o resto deveriam ser oferecidos a estudantes, a donas de casa, idosos... enfim, todos! só quem lucrasse com isso deveria pagar as licenças. Acredito que haveria muito mais lucro e homestidade para todos!
Mais teriam acesso à aprendizagem desses mesmos sofwares e potencializavam-se como profissionais pagantes.
Qual o aluno de design que paga o Photoshop? ou o Office, mesmo com os preços acessiveis para estudantes! não é realista! muito menos com os salarios de Portugal! isto é quase comparável às estradas portuguesas, onde sinalizam para andar a 30 e ninguém respeita, nem policia, nem governantes, e nem sequer a carrinha de funcionarios de camara que lá pôs o raio do sinal.

Isto tem de mudar!
 
Última edição:
boas

espero ñ ser crucificado plo k vou dizer.....

ter linux é como ter 1 carro "tunado"....
ele dá pra mexer td, alterar td...... é meter o volante amarelo , akela jante....akele cromado...

é complicado mexer em linux....este ano tive na cadeira de sistemas operativos, programação C para UNIX (linux) e akilo ñ é pera doce....
acho k pedir a 1 utilizador normal k saiba programar, é pedir de +!!
toda a gente sabe o k é1 vela ou suspensão, ou 1 junta da colaça!! mas kem sabe desmontar o motor td?? ou substituir a cabeça do motor?? so 1 mecanico!!

temos de ser realistas!! qd programamos pomos lá os nossos direitos de propriedade intelectual! se ñ fosse isso... komo conseguimos competir com os programadores da china? ou da india?, etc . k trabalham por meia duzia de trocos....

é bom ter linux para impedir 1 posiçao dominante da Microsoft!! mas ainda tem mt k andar....

ñ sei se explikei mt bem o meu ponto de vista....mas aki estaremos para discutir como passar do tempo


saludos
 
Acho que o Linux está bem encaminhado.

Ainda me lembro de experimentar distros e desistir facilmente, devido a alguns problemas na instalação e depois desta. O facto de ser vários anos utilizador de Windows também complica de certa forma a mudança, coisa que tende a diminuir a meu ver.

Actualmente tenho Ubuntu 7.04, instalado à cerca de um mês, e foi desta que passei a este sistema operativo. Não o uso 24h apenas por causa do vicio do jogo, o CS 1.6, que apesar de correr razoavelmente bem no Wine, é um pouco diferente a jogabilidade.

Não vou escrever muito sobre esta distro, como já foi dito veio ajudar muito na evolução de GNU/Linux.

Tenho tentado dar a conhecer este novo mundo, digamos assim, a amigos que apenas usaram Windows. O Beryl por exemplo, é um grande incentivo, só por verem um cubo com os desktops dá vontade de experimentar. Alguns destes amigos não o usam 24h, lá está, por causa dos jogos.

De resto, ficam um pouco aflitos com alguns problemas da instalação, mas depois de umas horitas a mexer nele até acham graça. Espero que usem cada vez mais.
 
Acredito que o futuro dos OS seja a convergência para opensource! todos eles (Micro$ MAC e linux based) se irão universalizar num unico super OS altamente versátil, compatível e auto-suficiente! com uma nova internet a servir-lhe de espina dorsal.


Livrai-nos desse mal! Mas tu queres morrer sufocado ou quê? DIVERSIDADE!

Se me disseres que se vão tentar universalizar protocolos (mas não a sua IMPLEMENTAÇÃO), tudo bem mas um único super OS??? Havia um problema, tínhamos todos esse problema. Aconselho a estudar a teoria da evolução de Darwin (não na competição entre espécies, mas no sentido em que as espécies com mais variedade, tendem durar mais tempo; equivalente ao problema da consanguinidade)


boas

é complicado mexer em linux....este ano tive na cadeira de sistemas operativos, programação C para UNIX (linux) e akilo ñ é pera doce....
acho k pedir a 1 utilizador normal k saiba programar, é pedir de +!!


E vais dizer que para windows é fácil? lol, a esse nível a programação é sempre complicada! Eu não chego a esse nível mas posso dizer-te que conheço pessoas que chegam e que dizem que fazer o equivalente (threads, semáforos e afins...) é uma loucura! Um utilizador normal, não precisa de saber programar para usar linux. Hoje em dia, nem a consola é necessária!
 
Uma coisa é certa o Linux está cada vez mais "user friendly", hoje em dia instalar uma qualquer distro, tirando honrosas excepções, é um processo intuitivo, simples e rápido com a vantagem de a maioria delas ser livecd, o que significa que não temos de ficar a olhar para uma barra de loading enquanto a instalação se processa. Outra vantagem é que normalmente tudo funciona "out of the box" em distros, como por exemplo, PCLinuxOS que já inclui flash, codecs, e todas as aplicações de que possamos necessitar para uma utilização "normal" do PC, claro que existem muitas distros em que as coisas não são assim tão simples, especialmente por uma questão de filosofia, essa é outra das grandes vantagens do linux, escolha, para experimentar qualquer distro e escolher a que mais se adequa às nossas necessidades.

Resumindo o linux hoje em dia é já uma excelente alternativa ao Windows, para uma utilização normal, no entanto continua a existir software especifico, essencial para muitos de nós, por questões profissionais por ex, que ainda não existe para linux e claro ainda existem alguns, cada vez menos, problemas de compatibilidade a nível de hardware. Acredito que a utilização de linux irá crescer bastante nos próximos anos, graças às distros mais "user friendly" e com tudo "out of the box", existindo sempre distros com diferentes filosofias, não me parece que alguma distro se irá tornar o standard, existem diferentes tipos de utilizadores, com necessidades diferentes e para cada um deles existe uma distro adequada :P
 
conheço bem darwin... mas isto na é biologia! e tb nao digo q um super OS nao possa ser diverso e ter mts funções diferentes. qd refiro um super OS não me refiro a uma distro ou uma super empresa, nem sequer devera haver um OS, so uma lingua universal. total de compatibilidade entre todos. como por ex usar o melhor ou a especificidade de um... cm modulos que encaixam entre si! sem atritos. ao seguir esse caminho garante-se uma maior diversidade e oferta. ora imagina, td o q existe em mac poder ser usado em linux ou em pc e vice-versa. a especiação em darwin leva a que surjam novas especies. criando mts vezes conflitos e extinções (como agora). em vez de irem em direcções opostas, o que é contraproducente podiam alinhar-se uns com os outros para aumentar a variedade dentro da "especie".
 
não acredito muito em um OS único nem numa linguagem de programacao unica. acredito na junção do GNU/linux e também numa linguagem standard para o gnu/linux. quanto as compatibilidades, a M$ vai fazer tudo para as impedir. reparem: se houver compatibilidades, que vantagem é que se tem em usar window$?
o defeito do linux é estar a "copiar" os outros OS, e não a pôr-se à sua frente! se não houver uma mudança rápida de atitude o linux - provavelmente continuará vivo, mas... - nunca irá ser maior que a MS ou Apple. Com um pouco de esforço - standardizacao, parcerias estrategicas, etc - o linux pode facilmente ganhar mercados como os de PC em casa, até os proprios telemoveis, etc (ou seja, equipamentos em que a versatilidade do OS é importante, e nisso ganhamos aos outros OSs) e, a partir daí, é sempre a abrir :)
 
Última edição:
conheço bem darwin... mas isto na é biologia!

lol. É uma teoria voltada para a biologia, não quer dizer que não possas generalizar. Queres mais aplicações do mundo da biologia no mundo das máquinas: algoritmos genéticos, os virus, ... O mundo "virtual" foi criado pelo homem, é natural que a evolução tenha similaridades.

a especiação em darwin leva a que surjam novas especies. criando mts vezes conflitos e extinções (como agora). em vez de irem em direcções opostas, o que é contraproducente podiam alinhar-se uns com os outros para aumentar a variedade dentro da "especie".

É um ponto de vista (válido tanto quanto o meu). Mas como disse, julgo que os protocolos (e formatos de ficheiros) devem ser standards, nunca a sua implementação. Um exemplo. Muitos acusam o mundo do Linux de não ter uma framework de GUI standard como têm o windows e o mac. Eu não considero isso um mal. E se antes havia uma clara fragmentação, o trabalho de standarização feito no freedesktop.org tem sido exemplar. Tens um GUI standard?? Não, mas aplicações de uns cada vez mais estão integradas nos outros. Eu pessoalmente gosto muito disso. E isso nem sequer tem impedido que haja inovação? nem por isso: o gnome está cada vez mais simles (muitas vezes acusado de ser simples de mais), o kde vai dando largos passos noutras direcções. Isto permite que as pessoas possam escolher o que gostam mais (mesmo com a criação de uma certa confusão: "qual escolher?", que vem sobretudo dos nossos vicios win)
 
Eu só tenho uma coisa a dizer:
Não se esqueçam que por detrás das famosas distribuições do Linux, estão pessoas que dão o seu melhor para nos dar o melhor e dignificar o Linux. Essas pessoas (Muitas o fazem sem vista ao lucro), vão ser elogiadas ou criticadas pelo fruto do seu trabalho, ou seja, se for uma distribuição como o Gentoo (por exemplo), que não sai do quadro nem do espírito Linux, então será elogiada pelos amantes do Tux. Agora se for uma como a "Caixa Mágica" (Caixa Trágica)......será criticada por tentar se aproximar ao "Microsoft windows style"...ISSO É UMA OFENÇA!!!

onde eu queria chegar......"Os amantes do Linux, na sua maioria odeiam Windows e o que vem de lá, muitos desses amantes estão por detrás das grandes distribuições Linux, e de certeza que não vão deixar as suas distribuições "baixarem" ao nível do Windows. Mas claro que poderão, para além das versões para "iniciados", sempre lançar distribuições para os médios e experts....claro.....sem sair do quadro Linux nem deixar o espírito Linux de lado!"

LINUX NÃO VAI ACABAR!!!!!
SEMPRE QUE TENTAREM COPIAR O ESTILO DA MICROSOFT E EVITAR O USO DA CONSOLA.....SERÃO CRITICADOS, PODEM TER CERTEZA!!!


VIVA AO LINUX

Se têm dúvida de algo, visitem http://vivaolinux.com.br





PS:Se quiserem linux semelhante e tão fácil quanto o Windows.....COMPREM O WINDOWS XP......
.....Se quiserem criar distribuições semelhantes e fáceis como o windows.......TENTEM TRABALHAR NA MICROSOFT...........:rcarton:
 
ar distribuições semelhantes e fáceis como o windows.

Se eu quero uma coisa "fácil" uso Ubuntu. Mais fácil do que Windows.

Linux é escolha. Querer restringir a escolha a coisas como só existirem "distros para experts", ou só existirem "distros para totalmente newbies" é estúpido.
 
Mas vai haver sempre distros mais fáceis, para quem está a mudar e outras para quem já está acostumado e sabe o que tem de fazer.


E realmente Ubuntu é fácil, mas o User vai ser obrigado a usar a consola em muitos casos.

Penso que tentar copiar o windows em distros linux é estupidês.

Ubuntu é uma excelente escolha para quem pretende começar.
 
Eu só tenho uma coisa a dizer:
Não se esqueçam que por detrás das famosas distribuições do Linux, estão pessoas que dão o seu melhor para nos dar o melhor e dignificar o Linux. Essas pessoas (Muitas o fazem sem vista ao lucro), vão ser elogiadas ou criticadas pelo fruto do seu trabalho, ou seja, se for uma distribuição como o Gentoo (por exemplo), que não sai do quadro nem do espírito Linux, então será elogiada pelos amantes do Tux. Agora se for uma como a "Caixa Mágica" (Caixa Trágica)......será criticada por tentar se aproximar ao "Microsoft windows style"...ISSO É UMA OFENÇA!!!

onde eu queria chegar......"Os amantes do Linux, na sua maioria odeiam Windows e o que vem de lá, muitos desses amantes estão por detrás das grandes distribuições Linux, e de certeza que não vão deixar as suas distribuições "baixarem" ao nível do Windows. Mas claro que poderão, para além das versões para "iniciados", sempre lançar distribuições para os médios e experts....claro.....sem sair do quadro Linux nem deixar o espírito Linux de lado!"

LINUX NÃO VAI ACABAR!!!!!
SEMPRE QUE TENTAREM COPIAR O ESTILO DA MICROSOFT E EVITAR O USO DA CONSOLA.....SERÃO CRITICADOS, PODEM TER CERTEZA!!!


VIVA AO LINUX

Se têm dúvida de algo, visitem http://vivaolinux.com.br


PS:Se quiserem linux semelhante e tão fácil quanto o Windows.....COMPREM O WINDOWS XP......
.....Se quiserem criar distribuições semelhantes e fáceis como o windows.......TENTEM TRABALHAR NA MICROSOFT...........:rcarton:



Pensava eu que eu era radical... Jovem e que tal liberdade de escolha: poder escolher ser parecido ao windows (eu não uso mas há quem use e antes isso que nas estatísticas contar para o windows)


Não concordo contigo quando dizes: "os amantes do linux odeiam o windows". Se disseres que o ignoram, aí já vou mais à bola. E o que eu não gosto do windows (para além da parte técnica), não é o windows, mas sim que o mundo esteja agarrado a uma empresa:
- Bom dia, queria pertencer ao mundo digital.
- Dirija-se à loja mais próxima e pague a taxa MS.
- E não há nada mais barato?
- Não, não e aquilo é fácil e tudo.
- Mas falaram-me numa coisa chamada Linux...
- Isso é mau. Feito por comunistas comedores de criancinhas. E já se sabe, o barato sai caro.
- Bem não tenho dinheiro... que se lixe vou mas é copiar o CD...
(e pensava que viviria feliz para sempre, porque a historia ainda só vai a meio)
 
Back
Topo