1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Para onde vai a apple

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por Metro, 18 de Setembro de 2007. (Respostas: 154; Visualizações: 9212)

1. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Que raio anda a passar na cabeça da apple. Ora vejamos:

Fonte (a linguagem utilizada no blog inclui alguns palavrões).

Para ajudar á festa mais um post muito interessante nestes tempos muito informativos de 90% dos sites que falam da apple: http://the.taoofmac.com/space/blog/2007/09/16/2010

Os textos são todos em inglês mas são de portugueses.

2. Meje

Meje Power Member

Pois, tenho manifestado algum repudio face às politicas cada vez mais monopolistas da Apple. Como referi, gosto muito dos produtos, mas gosto cada vez menos da empresa e das suas politicas.

Se há coisa que me deixaria muito incomodado era de repente o meu ipod (nano 2g) deixar de trabalhar com outros softwares para além do itunes. A verdade é que ainda hoje mexi num creative (modelo já antigo) e era este é que funciona com drag and drop (como se fosse uma pen, muito simples) e não o ipod. A Apple é que se vangloriava por ser tudo "drag and drop" não era?

Estas atitudes da Apple são tão incomodativas para nós como para os Americanos? Ou nos EUA é algo mais natural? É que a Apple, especialmente com o iphone, pareceu-me demasiado dedicada ao mercado interno (EUA).

Qualque dia apenas se pode colocar música no ipod comprada na itunes store não? Eu sei que isto é exagerado e nunca irá acontecer, mas se isto continuasse a apertar ao ritmo dos ultimos tempos...

3. Green Lion

Green Lion Power Member

Não sei se não irá acontecer. No iPhone só é possível usar ringtones comprados (pelo iTunes). Normalmente em outros telemóveis pode-se usar qualquer .mp3 como ringtone. No iPhone é preciso comprar a música ($0.99) e o ringtone (mais $0.99). Nem é possível comprar o ringtone sem comprar primeiro a música.
    A Apple está a dar um grande passo atrás. >(

4. Peidina

Peidina Banido

Está a dar uma grande passo à frente, pelo contrário, contra a pirataria. É claro que isso incomoda muita gente, mas é verdade.

5. Metro

Staff Member

Se tem mostrado alguma coisa é que pouco tempo depois tem sido dado a volta às pseudo protecções que a apple tem colocado.

A minha opinião definitiva sairá com o Leopard. Veremos. Para já não me agrada os formatos das aplicações. O Pages devia ter a opção de gravar em odf por exemplo.

6. IcePicK

IcePicK Power Member

Acreditem que eles não estão a perder dinheiro nenhum!

Agora alguém me vai responder com um mocho! :)

As pessoas que vêm a m3rda que é não se pesam nada no orçamento quando comparadas aos milhares de pessoas "cegas" que compram música atrás de música, depois de terem comprado um "ifone" (IMHO: pior tanga de sempre) e que agora vão a correr comprar um novo iPod...

Vou ser flamado por fanboys ou nem por isso?

7. Demio

Demio Power Member

Em Mac OS X podes gravar tudo como PDF. Basta ires ao menu de impressão e clicar em "Save as PDF..." ...

8. kidloco

kidloco Power Member

O 1º quote é falso.

O 2º quote tem a ver com a protecção por causa da wireless itms.

O 3º é uma questão de tempo até as outras empresas imitarem o cabo da Apple. O legacy não pode durar uma vida. Já ter aguentado 5 gerações...

Última edição: 18 de Setembro de 2007
  9. Metro

Staff Member

E depois editas o PDF? Pois...
    Isso em qq SO podes fazer.

10. Catacang

Catacang Power Member

A Apple vai continuar mais ou menos como está.
    A Apple sempre fez produtos fechados por natureza e já mostrou várias vezes recentemente que não vai abrir plataformas, nem softwares, nem hardware.
    A forma que a Apple assumidamente arranjou de controlar a qualidade e funcionamento dos seus produtos é restringir o seu funcionamento com softwares/plataformas que não as deles.

É como disseram e bem na ultima edição do podcast da Macacada.
    A Apple nos EUA tem 500 lojas entre as deles e as da Best Buy.
    Uma empresa como a HP coloca produtos segundo eles disseram em 22 mil lojas.
    Isto significa que eles controlam desde o processo de venda à utilização dos seus produtos.

Por tudo isto é que:
    - o iPhone não permite oficialmente 3rd party apps
    - o iPhone vem bloqueado às redes X, Y e Z em função do país
    - o MacOS X nunca foi democratizado aos pc's e corre apenas em Macs
    - os ipod funcionam e funcionarão sempre apenas e só com o iTunes
    - etc.

Claro que haverá sempre quem tente dar a volta a este jogo, ora tentando desbloquear o iPhone, ora tentando meter programas 3rd party nele, ora tentando instalar o OSX num pc, ora programando softwares alternativos ao iTunes para operar com os iPods... mas isso é e será sempre o jogo do gato e do rato.

Eu não duvido que a comunidade de entusiastas do iPod rapidamente arranjem maneira de fazer os softwares alternativos de linux operarem correctamente com os novos iPods, mas nunca haverá a garantia que amanhã um update de firmware ou uma futura nova geração de iPods não recomece todo este processo do inicio.

Não é defeito, é feitio: a Apple nunca suportou o Linux oficialmente no iPod, e sempre anunciou o iTunes como uma peça de um conjunto: iPod + iTunes.
    A Apple nunca prometeu 3rs party apps no iPhone, nem o anunciou desbloqueado.
    A Apple nunca prometeu o OS X em pc's.

A Apple tem a sua filosofia, não me parece que procure tornar-se mainstream, de certa forma isto faz parte do seu charme, traz alguma exclusividade, eles querem crescer nos lucros e consolidar economicamente a empresa, e isso nem sempre significa necessariamente abrir ou massificar um produto.

Cumps.

11. Meje

Meje Power Member

Sim, mas a imagem de uma empresa perante o publico que foi construída ao longo de muitos anos, demora tempo a cair. Eu acho que eles podem estar a contribuir para um futuro atenuar do crescimento. É pura especulação e estas coisas levam muito tempo. Os fanboys existirão sempre e deixarão de comer para comprar o ultimo ipod, mas para mim esses não contam.

Um exemplo do que digo pode ser a mentalidade "drag and drop" que a Apple tanto apregoa e nos ipods cada vez existem mais dificuldades para se usar os produtos. Eu nas férias fui obrigado a levar uma pen com o ficheiro de intalação do itunes para poder instalar no portátil de um amigo (não tinhamos net onde estavamos) meu para podermos actualizar a música que ouviamos (só ele tinha levado portátil). Estas pequenas coisas incomodam...

EDIT: Respondendo ao Catacang,
    Eu concordo com a politica com o OS X. Suportar todo o hardware do mercado dificultaria muito o funcionamento eficaz da empresa e do software. Assim podem dedicar-se aos detalhes do OS X. Agora o que fazem com os ipod's não tem nenhum objectivo prático para além da monopolização. Aquilo é um leitor de MP3, ou será que não é? É que pelo que sei é o único (ou dos poucos) que tem software imposto.

O que a Apple não ganha fazendo produtos mais abertos, quer ganhar fazendo aqueles que querem ser seus clientes gastarem mais dinheiro. Isso fará da Apple a marca elitista que tantos afirmam ser!

12. kidloco

kidloco Power Member

Se usasses drag-and-drop no dia-a-dia, rapidamente perceberias o principal defeito daquilo...

Quanto à protecção dos novos iPods, demorou 3 dias (?) a ser quebrada...

13. Meje

Meje Power Member

Quanto à primeira frase: Talvez! Podes ser mais explicito?

Quanto ao segundo link: Mas ainda bem que assim é... Então What's the point? Explorar apenas o consumidor menos informado? Sabes porque é que ninguém cumpre os limites de velocidade nas auto-estradas em Portugal (e em muitos países do mundo) e é altamente improvável que sejas multado a 130 km/h? Porque são leis desenquadradas da realidade e como tal são feitas para serem quebradas, o utente sabe e as autoridades sabem-no.

Se a Apple usasse medidas menos restritivas, talvez as pessoas passassem a cumprir. Até hoje nunca comprei um SO (vinham sempre com as máquinas:zzz:) e estava a pensar sériamente em juntar uns trocos e comprar o upgrade para o Leopard, porque estava a gostar bastante da Apple e acho que quem faz um bom serviço, merece que se gaste o €. Nos ultimos tempos e com a saída das novidades, cada vez mais me convenço que não o vou fazer! Percebes onde quero chegar? É uma questão de ir até onde é razoável ir com as restrições. Quando são demasiado rigidas incentivam ao seu contorno.

Claro que esta é a minha opinião, que pode ser completamente diferente da dos outros Portugueses e mais ainda do resto do mundo, especificamente os EUA, que podem ter mentalidades diferentes, por isso perguntei se alguém sabia se pelas terras do tio sam se pensava da mesma forma!

14. Catacang

Catacang Power Member

Permita-me discordar:
    Tenho muitos amigos com leitores mp3 das mais variadas marcas e todos eles (especialmente os mais recentes) exigem software próprio que só há para Windows, caso dos Sony Walkman com o software SonicStage, caso dos Samsung e até de alguns Creative mais recentes.
    De referir que também o Zune, obriga à utilização de software próprio.
    A tendência que tenho visto é a todos exigirem software, só os Creative mais simples ainda funcionam por drag&drop.

Cumps.

15. kidloco

kidloco Power Member

Porque numa arrumação dessas as ID3 Tags são completamente ignoradas.

16. paperless

paperless Power Member

Exactamente, usando um programa que nem tem que ser o itunes pelo menos gere-se as musicas e fica tudo com o nome certinho e tal.

É claro que da para mudar tudo mesmo sem usar um programa mas ja usei tanto uma coisa como outra e sei como é, na utilização do dia-a-dia nota-se a diferença.

Quanto a só se poder usar musicas compradas no itunes para ringtones acho isso estúpido porque eles sabem la se tenho direito a usar determinada musica que tenho como ringtone ou nao...isso são falsos pretextos porque se a verdadeira preocupação deles fosse essa nem seria possivel usar musica que não fosse comprada no itunes. Concordo que, se as editores ou seja quem for so licencie o uso da musica como ringtone queira que se pague um extra tudo bem, alias aí nem ha discussão, mas e o resto das musicas?

Os ringtones foi uma forma de fazer as pessoas gastarem dinheiro no itunes nem que fosse a feijões.

Imaginem que sou musico faço a minha musica quero usa-la como ringtone, porque é que nao posso? Tenho de pagar os direitos a mim proprios? Direitos que sou eu proprio que defino? lol

Tambem nao gosto destas ultimas politicas da Apple mas ainda não me chegaram ao topo dos cabelos, nesse aspecto ainda têm margem de manobra.

17. Fcirne

Fcirne Power Member

Diz-me lá como é que se faz isso no windows XP por exemplo sem ir instalar o Adobe writer ou semilar?

18. [knap]

[knap] Power Member

Ai são? As ID3 Tags fazem parte do MP3 e ao copiares os MP3 para um leitor de música ele perde misteriosamente as ID3 Tags?

As ID3 Tags não aparecem todas direitinhas no iTunes? Usas algum programa para importar as músicas para o iTunes?

O meu N-Gage do século passado safa-se bem com as ID3-Tags copiando as músicas para o cartão de memória.

Edit: O que eu quero dizer com isto é que tu estás a dizer que o único motivo para usar o iTunes é a edição das ID3 Tags mas existem programas especializados para isso.

19. TFonseca

TFonseca Power Member

Quem fala mal do itunes é pq n o usa na sua plenitude, se calhar, com smart playlists e essas coisas que tornam a vida de quem n tem um ipod classic melhor, pois chega a casa liga o ipod e ele actualiza-se sozinho.
    No entanto já experimentei o itunes em windows e não é a mesma coisa, para começar é muito mais lento!

20. Catacang

Catacang Power Member

Exacto, e não é só o iTunes, o Quicktime e o Safari estão também longe de funcionar bem.
    Eu uso o iTunes, o Safari e o Quicktime no meu Mac de casa, e gosto do software, habituei-me a ele e estou plenamente satisfeito, no entanto no meu portátil (windows xp) nenhum dos programas da Apple é suficientemente rápido ou prático, não sei explicar, mas não funcionam tão bem.

Cumps.

Partilhar esta Página