Para onde vai a apple

Grande artigo de opinião. É exactamente a mesma visão que tenho tido da Apple e, acredito que cada vez mais pessoas partilham desta opinião. Não é dizer mal dos produtos, é o começar a criticar a posição da empresa, cada vez mais agressiva e cada vez mais a colocar os utilizadores em 2º lugar.

There are some third parties making money from the iPod -- hardware accessory makers. But even then, Apple is trying to charge them a "Made for iPod" sticker tax... for adding no value. And since Apple controls the stores in which iPods are sold, they have a pretty effective stick to use against those who don't comply - you won't be where the players are. But with the latest iPods Apple's gone a step further, and disabled some docking stations that don't have a special chip in them provided by Apple; forcing customers to use only Apple-approved accessories. Apple's emulating the most pernicious qualities of Nintendo and the Microsoft XBox -- you pay us a tax or you don't work with our systems

But with the iPod Touch, what's Apple's excuse for locking up the platform? Why can't I write programs for this device? Who might it hurt? Why is Steve announcing that he's playing cat-and-mouse with developers who intend to do so? Is Apple so far removed from its customers that even when the latter overwhelming votes for extending a device (by downloading iPhone programs in the hundreds of thousands), Apple's response is, "No, you can't do that. We know what you want, you don't. You want AJAX apps, you just don't know it yet."

E a conclusão que se começa a retirar:

But Apple has to always remember that simply making money CANNOT be its point of existence. The point of any company should be to make customers want to give it money, NOT to get money from customers. It's a subtle distinction that is the difference between good and evil
 
Última edição:
O Wil Shipley (para quem não sabe, um dos mais conhecidos developers para Mac OS X, da Delicious Monster), tem hoje um artigo no blog dele que vai muito de encontro a este tema. Está bem escrito e bem argumentado, portanto, achei interessante postar o mesmo nesta thread, visto que tem tudo a ver: http://wilshipley.com/blog/2007/09/iphone-ipod-contain-or-disengage.html


WOW. Que artigo interessante sem dúvida.

Acrescento duas coisas à discussão que não vi ser dada muita atenção.

1º O iPOD começou por ser muito mais "tolerante" na ligação com outros programas e agora que tem uma base excepecional de dispositivos vendidos é que se está a reduzir isso. O Will Shipley disse muito melhor do que eu conseguiria dizer isto...

As Apple gets more and more of its revenue from non-Mac devices, they are also getting more and more of their revenue from devices that simply exclude third parties.

O que leva a isto:

innovation only happens at Apple's pace. The marketplace of ideas is much smaller, and the devices are much poorer because of it.

E o argumento de que só compra iPODs quem quer tem ai um pequeno problema. É que a maioria das pessoas compra sem saber estas coisinhas todas. Acham que podem fazer isto e aquilo.

Não há iTunes para Linux. O que fazem essas pessoas? Pois. É que para cortar temos que dar alternativas a todos.

2º Ponto. A apple consegue fazer o contrário quando lhe convem. Ora vejamos:
http://www.apple.com/hotnews/thoughtsonmusic/
 
WOW. Que artigo interessante sem dúvida.
E o argumento de que só compra iPODs quem quer tem ai um pequeno problema. É que a maioria das pessoas compra sem saber estas coisinhas todas. Acham que podem fazer isto e aquilo.

A esmagadora maioria das pessoas que compra iPods nem sequer sabe que existem "outras coisinhas".
Os "geeks" representam que cota de mercado dos iPods ? 1% ou 2% ?

Se toda a gente soubesse mexer e ter paciência para essas "coisinhas" porque raio se vendem ringtones como pãezinhos quentes ? P

Não há iTunes para Linux. O que fazem essas pessoas? Pois. É que para cortar temos que dar alternativas a todos.

Mas se na caixa diz que aquilo funciona em Windows e Mac, porque raio é que um gajo que tem Linux vai comprar aquilo !?!?!!??
Ainda hoje tive com uma Bamboo (uma Tablet da Wacom para quem não sabe) na mão e diz lá que aquilo funciona em Windows e Mac. E depois, what's the problem ?
 
A esmagadora maioria das pessoas que compra iPods nem sequer sabe que existem "outras coisinhas".
Os "geeks" representam que cota de mercado dos iPods ? 1% ou 2% ?

Se toda a gente soubesse mexer e ter paciência para essas "coisinhas" porque raio se vendem ringtones como pãezinhos quentes ? P



Mas se na caixa diz que aquilo funciona em Windows e Mac, porque raio é que um gajo que tem Linux vai comprar aquilo !?!?!!??
Ainda hoje tive com uma Bamboo (uma Tablet da Wacom para quem não sabe) na mão e diz lá que aquilo funciona em Windows e Mac. E depois, what's the problem ?
O problema é q1ue não ha tão poucos utilizadores de Linux como julgas.
 
Mas se na caixa diz que aquilo funciona em Windows e Mac, porque raio é que um gajo que tem Linux vai comprar aquilo !?!?!!??
Ainda hoje tive com uma Bamboo (uma Tablet da Wacom para quem não sabe) na mão e diz lá que aquilo funciona em Windows e Mac. E depois, what's the problem ?

Sim, mas já vi iPod's que dizem, "Works on PC and MAC". Posso estar enganado, mas tenho a ideia de ver isso num shuffle (que não sei se é drag 'n drop).
 
Última edição:
Tal e qual como o iTunes, que não sendo acessório é por isso uma imposição ainda maior e que, pelas mesmas razões que referiste, também prejudica o mercado de software que já vinha a surgir e que funcionava com o iPod (Musicmatch Jukebox, Red Chair Software, etc) :D
.

Qual é a quota de mercado mundial e europeia da Apple? Deve andar à volta dos 5% e 10% respectivamente, se tanto.

É tudo uma questão de projecção e pujança económica, por isso referir que a apple está a intervir no mercado concorrencial de um produto ou serviço não me parece muito válido, pois a expressão que tem no mercado não permite semelhante conclusão. :)

Além disso trata-se de produtos diferentes. Por um lado tens o mercado de leitores de mp3 onde podes escolher qualquer um desse segmento. Mas dentro desses tens uns que te obrigam a utilizar um software específico, mas essa imposição não te impede de escolher entre os vários leitores de mp3 existentes no mercado. Logo não há concorrência directa a um produto ou serviço.
 
Última edição:
Mas é lixado para quem tem linux ter que ter uma copia do windows ou até do os x para se poder utilizar o iTunes. Neste aspecto acredito que será muito simples para a Apple criar um iTunes para linux. Só não o faz porque não quer. Quantas vezes a mim me acontece isso, quero aceder ao iPod e tenho de ir para windows :\ embora já vá aparecendo umas soluções interessantes...

Mas também pensando bem, até o proprio interface do iTunes em Windows é diferente dos restantes programas. Até nisso têm de ser diferentes lolole :D
 
Sim, mas já vi iPod's que dizem, "Works on PC and MAC". Posso estar enganado, mas tenho a ideia de ver isso num shuffle (que não sei se é drag 'n drop).

Aí é uma questão de wording na embalagem... Sinceramente não te sei dizer se é ou não, mas indo a http://www.apple.com/ipodshuffle/specs.html, vês claramente que só suporta Windows XP/Vista, ou Mac OS X 10.4.8 (agora é que vi... custa-me a acreditar que isto seja verdade, visto que ainda anda para aí muita malta com o 10.3 panther, mas tenho de verificar isso :\).

Neste aspecto acredito que será muito simples para a Apple criar um iTunes para linux. Só não o faz porque não quer.

Para qualquer produto que queiras lançar, defines um segmento alvo de mercado para o qual queres vender, com base nos recursos que tens disponíveis para desenvolver o produto. De acordo com http://marketshare.hitslink.com/report.aspx?qprid=2, as várias distros de Linux representam cerca de 0,77% do mercado de sistemas operativos. Se calhar, o custo de desenvolver uma versão para Linux não compensa, face ao mercado potencial...
 
Para qualquer produto que queiras lançar, defines um segmento alvo de mercado para o qual queres vender, com base nos recursos que tens disponíveis para desenvolver o produto. De acordo com http://marketshare.hitslink.com/report.aspx?qprid=2, as várias distros de Linux representam cerca de 0,77% do mercado de sistemas operativos. Se calhar, o custo de desenvolver uma versão para Linux não compensa, face ao mercado potencial...

Não deve ser tão pouco, pelo menos 2% do mercado. Acredito é que só 0,77% tem o Linux sem outro SO (MacOS ou Windows).
 
Não deve ser tão pouco, pelo menos 2% do mercado. Acredito é que só 0,77% tem o Linux sem outro SO (MacOS ou Windows).

Eu sou completamente a favor de GNU/Linux e, até usar Mac OS X, foi o meu único sistema operativo durante anos. Espero que isto esclareça que não sou defensor da Microsoft ou de Windows.

Dito isto, não acredito na hipótese dos 2% do mercado. Isso significaria 1 em cada 50 computadores...

Mesmo neste fórum onde as pessoas provavelmente estão mais informadas que a população geral, não acredito que Linux exista em mais de 5% dos computadores.

Se desenvolver iTunes para Linux compensasse, porque raio é que a empresa deixaria de proporcionar novas fontes de dinheiro para os seus accionistas? Nenhuma empresa deixará de lançar software numa plataforma onde acredite ter lucro! O objectivo é o lucro sustentado, o resto é conversa.
 
Já agora, quem tiver apenas Linux ou Solaris ou outro que não Windows/Mac, que leitor de mp3 recomendam que se compre?
Neste momento quantos leitores de mp3/video portáteis têm compatibilidade com outros sistemas operativos que não Windows/Mac?
Depois havia sempre a possibilidade de ser um leitor drag&drop, mas convenhamos, fazer o management de 30/60/80GB de música via drag&drop é muito mau, e como agora traz tudo software gostava de saber qual o fabricante que tem dado suporte à comunidade linux?
Porque se o mercado é de facto significativo já deve haver algum fabricante que tenha dado conta disso e lançado um produto compatível...

Cumps.
 
O probelma associado ao Linux cvabe apenas no mindset do fabricante. A comunidade de Linux é muito mais tech savy e informada/experiente, que foge um pouco à filosofia MAC de simplicidade, e away com a linha de comandos.

Aliado a este facto muitas grandes empresas não lançam produtos devido à complicação associada à multiplicidade de licenciamento das diversas componentes (acreditem que é mesmo terreno pantanoso - com riscos de se verem obrigados a licenciar o seu código diferentemente do pretendido) e ao elevado conhecimento e hackin habilities da comunidade...

Finalmente existiria o problema do suporte... está-se mesmo a imaginar a coisa...

- olá o meu itunes não arranca...
-qual o sistema operativo?
-Linux...
-qual distro?
-ubuntu 7.10...
- qual kernel?
- num sei...
-tem feito as actualizações?
-às vezes...
- Qual foi a última vez?
- à coisa de duas semanas...
- isso implica que tem o kernel XPTOZ
- Instalou mais algum pacote?
- Tive que re- instalar o Gnome depois de ter brincado com o compiz
- aaaa... isso tem dependencia no xorg, sabe qual é a versão?
- quem?
etc etc etc...

Até porque MACOSX é FreeBSD (primo direito do linux)... como tal deveria ser mais fácil fazer um port para linux, do que um "port" para windows.
 
Eu imagieni este diálogo:)

- olá o meu itunes não arranca...
-qual o sistema operativo?
-Linux...
-qual distro?
-ubuntu 7.10...
- qual kernel? Abra uma consola e escreve uname -r
- É o xxxx
-tem feito as actualizações?
-claro. ele faz isso sozinho
- Qual foi a última vez?
- Instalou mais algum pacote?
- vários mas está tudo a funcionar. O ubuntu trata das dependencias todas.
- aaaa... isso tem dependencia no xorg, sabe qual é a versão?
- claro é a 7.3. Já posso ligar e desligar o monitor externo sem qualquer problema. O problema é mesmo do iTunes que é uma versão beta como a que lançaram qd foi do satafi para windows.
etc etc etc...
 
Aí está disseram tudo, a filosofia da Apple é tornar as coisas simples. E para isso disponibilizam o pacote completo hardware+software.

Alguém aì em cima falou em Solaris, mas quem é que no seu juízo perfeito vai fazer software lúdico para Solaris ?
Qual a percentagem das pessoas que compram leitores de MP3, que sabem sequer o que é Solaris ?

- Solaris, sabes ?
- Tás a falar de quê, do filme com o Clooney ou daqueles sitios bué da nices para um gajo se bronzear sem ir à praia ?

Sejam realistas, e por um momento tentem colocar-se do outro lado.
 
Como li numa revista, o que faria mais sentido e deixaria os utilizadores melhor servidos era a criação de um ecosistema, só que em vez de natureza seria no mundo da informática lool Se os cinco gigantes (Microsoft, Adobe, Apple, Google e Corel) se juntassem para colaborar em projectos em vez de andarem em guerrinhas que não levam a lado nenhum, o mundo seria melhor :). Assim teriamos estes 5 gigantes a comandar o tal ecosistema e as pequenas empresas a trabalhar para estabiliza-lo (assim como as pequenas plantas ou os bichinhos). Desta forma haveria mais programas e ficheiros multi-plataformas e quem sairia a ganhar era o consumidor.
 
Como li numa revista, o que faria mais sentido e deixaria os utilizadores melhor servidos era a criação de um ecosistema, só que em vez de natureza seria no mundo da informática lool Se os cinco gigantes (Microsoft, Adobe, Apple, Google e Corel) se juntassem para colaborar em projectos em vez de andarem em guerrinhas que não levam a lado nenhum, o mundo seria melhor :). Assim teriamos estes 5 gigantes a comandar o tal ecosistema e as pequenas empresas a trabalhar para estabiliza-lo (assim como as pequenas plantas ou os bichinhos). Desta forma haveria mais programas e ficheiros multi-plataformas e quem sairia a ganhar era o consumidor.
Lol?:zzz:
 
Back
Topo