1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Para os Nostálgicos

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por zx-9r, 24 de Novembro de 2005. (Respostas: 77; Visualizações: 4190)

1. Encarnado

Encarnado [email protected] Member

Realmente é raro ver um Lisa no ebay.
    Pena que os portes sejam tão caros...

2. Edgar_

Edgar_ What is folding?

Daqui por uns tempos vao se ver no ebay G5 como peças de museu! os ultimo Apple PPC :P

Ed_

3. Encarnado

LOL

PowerMacs 6100/7100 (1ºs PPC60x) já são peças de museu, assim como PowerMacs 9600/350 (ultimo PPC60x) e mesmo assim já são dificeis de encontrar.

4. God_Lx

God_Lx Folding Member

Eu tenho aki mesmo um mac ao lado k nem sei o k é isto, sei k é das alturas do Windows 95... Nunca vi ao certo o que é...

5. Encarnado

À frente diz o modelo (isto nos Macs pré G3 B&W).
    Exemplos:
    Power Macintosh G3/266
    Power Macintosh 7500/100
    Power Macintosh 9500/180MP
    Macintosh Performa 5200
    Macintosh Quadra 650
    Macintosh IIfx

6. God_Lx

God_Lx Folding Member

heh tens razão, desculpa mas tá tapado pela caixa da AN7 LOL é um Performa 630 :) Em perfeito estado de conservação e totalmente a funcionar com o SO de origem...

7. Encarnado

Esse performa é um Quadra 630 rebranded.
    Motorola 68LC040 a 33 Mhz
    Disco IDE de 250MB (mas pode ser diferente que os Performas eram vendidos com diferentes discos)
    Mac OS 7.1.2 Pro
    Maximo 36 MB RAM (SIMMs de 72 pinos)
    1MB de VRAM

A unica coisa de interesse é que foi o ultimo da série Quadra, de resto há melhores como por exemplo o Quadra 650 (68040 a 33Mhz double clock) com disco de 500MB e máximo de 132/138MB de RAM.

Estes Quadras 630 era uma especie de Low-Cost com 040.

8. God_Lx

God_Lx Folding Member

Axo k só acertaste no MacOS... LOL O CPU provavelmente também, mas o disco é maiorzito, e axo k tem 64mb de ram...

Na frente da caixa diz mesmo Performa 630

9. bsod

bsod Power Member

hmmmm nesse podes correr Mac OS 8!!! é um 040...

poxa so d pensar ke foram montes d lisas pa um aterro em 1989.... pusesse eu as maos neles, e tava rico :lol:

10. bsod

bsod Power Member

haha tinhas d mencionar as tuas maquinas :lol:

11. Encarnado

Epá, ainda não tenho 7500/100 :( , mas se calhar até arranjo um :P
    O resto tenho sim :D (ainda falta o Quadra 800, Quadra 950, LC III, 8200/100 e o IIsi :D )

12. Encarnado

Hmmmm se calhar até tem, se se usar um SIMM de 64MB (rarissimos)(não é suportado pela Apple).
    Eu sei que a caixa diz mesmo Performa 630, mas é um Quadra 630 em que apenas mudaram o "Quadra" para "Performa". :)

13. bsod

bsod Power Member

o unico dessa lista ke tenho é o 5200... mas tu n tens dois ke eu tenho... eu tenho dois SE/30 e um IIci :P

ah e o IIci tem um upgrade card ke o acelera mais ke o teu IIfx... acelera a 50 Mhz (viva, grande speed... :P)... se calhar vou experimentar correr OS 8 nele c o Born Again... mas primeiro tenho d esperar pela board nova (a ke tinha deu o berro :P)

14. Encarnado

2 SE/30? bolas :| e eu que não arranjo nenhum. :(
    A vantagem do IIfx (68030/40Mhz) sobre o IIci é o FSB e o circuito SCSI :P
    Upgrade? o meu Quadra 950 tem upgrade PPC601 :D
    Ainda tenho o striped 5200 que tem um problema qq no circuito de video e no interface IDE.

15. bsod

bsod Power Member

yah... o disco do meu anda esquisitóide... o problema do video... vai mudando do magenta pa ciano, pa amarelo, e dps estabiliza... o ke eu keria era RAM, ROM, e uma placa TV... (quero lá saber do disco! arranco de CD :D)

2 SE/30 - um funciona lindamente (ate tem a bateria PRAM direitinha), tirando alguma corrosão nas roms ke o faz aparecer de vez em quando às riscas quando boota (desligo e volto a ligar, e lá arranca) e o altifalante quase dead (mas uso speakers externos :D). o outro arranca, mas o vídeo está uma desgraça - a única coisa ke aparece é uma risca vertical no centro do ecrã (amplificador horiz estoirado...) - esta pa peças, se o outro decidir morrer... :P. O IIci está à espera d uma board nova... vem da Bélgica :P. Depois ponho-lhe ali uns 32 Mb d RAM, uma cache card c CPU d 50 Mhz, um disquinho jeitoso, CD SCSI externo, monitor d 15'' e ligação à net por rede e dps é ke falamos... ;)

16. Encarnado

O problema de video do stripped 5200 é que a imagem de x em quando dá um "salto".
    RAM compra-se no ebay, placa de TV também se arranja no ebay.

Amplificadores de voltagem arranjam-se.
    O IIci tem SCSI 5MB/s... o IIfx dá + que isso. Ah o meu IIfx tinha (e tem) placa de rede (10Mbit mas q se lixe). Tenho CDROM e CDR SCSI externo. :)
    A ver se acho os benchs do Norton Utilities.

17. bsod

bsod Power Member

5 Mb/s? Ok, dá pa ler o CD... good. Tipo, qual é a largura de banda do bus NuBus? Ouvi dizer que era 8 Mhz... segundo os meus cálculos (que não sei se estarão bem, não é?), dá uns estonteantes 976,56 Kb/s! Loucura total (nem a 1 Mb/s chega :() - 8 *****??

Ah, mas eu não invisto naquela máquina sem a pôr a correr direitinho o OS 8... é que o 7.5.1-PO já era... e tb gostava de um disco novo... assim punha-a a fazer de TV aqui perto... so não sei onde :P

Eu acho que tenho o Norton Utilities algures. Não sei se são os benches... mas tive de desfragmentar (acho que se chama optimize) o disco... mas realmente nem sei bem onde estão senão arranjava-te (espero que o moderador não fique chateado por estar a falar de piratear software com mais de 10 anos... :lol:)

18. Encarnado

Bem melhor que o ISA.

O Performa 5200 arrancou na boa, foi só carregar no Power do comando.
    O Norton Utilities tem lá uma aplicação chamada System Info que permite correr 4 tipos de benchmark: CPU/Disco/Video/FPU. A versão que usei é a 3.5.1
    A performance do 5200 é mais baixa que do PowerMac 6100/60!

19. bsod

bsod Power Member

hum hum... o ISA ainda era 16-bit :P

nao eram os PowerMacs NuBus que davam alguns problemas com algumas versões do OS 8? ou eram os PCI? :confused:

pois claro que a performance é inferior :P aquela máquina é mesmo "road Apple"!... considero-a muito inferior a um Quadra 800, lançado 2 anos antes, com a arquitectura 680x0! (também há que considerar que o 5200 corre com 8 Mb de RAM enquanto o Quadra corre com 48... estava a ver se lhe arranjava um acelerador... aquilo come OS 7 ao pequeno almoço, e qualquer dia OS 8 ;)

Partilhar esta Página