Para os Nostálgicos

LOL

PowerMacs 6100/7100 (1ºs PPC60x) já são peças de museu, assim como PowerMacs 9600/350 (ultimo PPC60x) e mesmo assim já são dificeis de encontrar.
 
À frente diz o modelo (isto nos Macs pré G3 B&W).
Exemplos:
Power Macintosh G3/266
Power Macintosh 7500/100
Power Macintosh 9500/180MP
Macintosh Performa 5200
Macintosh Quadra 650
Macintosh IIfx
 
heh tens razão, desculpa mas tá tapado pela caixa da AN7 LOL é um Performa 630 :) Em perfeito estado de conservação e totalmente a funcionar com o SO de origem...
 
Esse performa é um Quadra 630 rebranded.
Motorola 68LC040 a 33 Mhz
Disco IDE de 250MB (mas pode ser diferente que os Performas eram vendidos com diferentes discos)
Mac OS 7.1.2 Pro
Maximo 36 MB RAM (SIMMs de 72 pinos)
1MB de VRAM

A unica coisa de interesse é que foi o ultimo da série Quadra, de resto há melhores como por exemplo o Quadra 650 (68040 a 33Mhz double clock) com disco de 500MB e máximo de 132/138MB de RAM.

Estes Quadras 630 era uma especie de Low-Cost com 040.
 
Axo k só acertaste no MacOS... LOL O CPU provavelmente também, mas o disco é maiorzito, e axo k tem 64mb de ram...

Na frente da caixa diz mesmo Performa 630
 
hmmmm nesse podes correr Mac OS 8!!! é um 040...

poxa so d pensar ke foram montes d lisas pa um aterro em 1989.... pusesse eu as maos neles, e tava rico :lol:
 
Encarnado disse:
À frente diz o modelo (isto nos Macs pré G3 B&W).
Exemplos:
Power Macintosh G3/266
Power Macintosh 7500/100
Power Macintosh 9500/180MP
Macintosh Performa 5200
Macintosh Quadra 650
Macintosh IIfx

haha tinhas d mencionar as tuas maquinas :lol:
 
Epá, ainda não tenho 7500/100 :( , mas se calhar até arranjo um :P
O resto tenho sim :D (ainda falta o Quadra 800, Quadra 950, LC III, 8200/100 e o IIsi :D )
 
God_Lx disse:
Axo k só acertaste no MacOS... LOL O CPU provavelmente também, mas o disco é maiorzito, e axo k tem 64mb de ram...

Na frente da caixa diz mesmo Performa 630


Hmmmm se calhar até tem, se se usar um SIMM de 64MB (rarissimos)(não é suportado pela Apple).
Eu sei que a caixa diz mesmo Performa 630, mas é um Quadra 630 em que apenas mudaram o "Quadra" para "Performa". :)
 
o unico dessa lista ke tenho é o 5200... mas tu n tens dois ke eu tenho... eu tenho dois SE/30 e um IIci :P

ah e o IIci tem um upgrade card ke o acelera mais ke o teu IIfx... acelera a 50 Mhz (viva, grande speed... :P)... se calhar vou experimentar correr OS 8 nele c o Born Again... mas primeiro tenho d esperar pela board nova (a ke tinha deu o berro :P)
 
bsod disse:
o unico dessa lista ke tenho é o 5200... mas tu n tens dois ke eu tenho... eu tenho dois SE/30 e um IIci :P

ah e o IIci tem um upgrade card ke o acelera mais ke o teu IIfx... acelera a 50 Mhz (viva, grande speed... :P)... se calhar vou experimentar correr OS 8 nele c o Born Again... mas primeiro tenho d esperar pela board nova (a ke tinha deu o berro :P)


2 SE/30? bolas :| e eu que não arranjo nenhum. :(
A vantagem do IIfx (68030/40Mhz) sobre o IIci é o FSB e o circuito SCSI :P
Upgrade? o meu Quadra 950 tem upgrade PPC601 :D
Ainda tenho o striped 5200 que tem um problema qq no circuito de video e no interface IDE.
 
yah... o disco do meu anda esquisitóide... o problema do video... vai mudando do magenta pa ciano, pa amarelo, e dps estabiliza... o ke eu keria era RAM, ROM, e uma placa TV... (quero lá saber do disco! arranco de CD :D)

2 SE/30 - um funciona lindamente (ate tem a bateria PRAM direitinha), tirando alguma corrosão nas roms ke o faz aparecer de vez em quando às riscas quando boota (desligo e volto a ligar, e lá arranca) e o altifalante quase dead (mas uso speakers externos :D). o outro arranca, mas o vídeo está uma desgraça - a única coisa ke aparece é uma risca vertical no centro do ecrã (amplificador horiz estoirado...) - esta pa peças, se o outro decidir morrer... :P. O IIci está à espera d uma board nova... vem da Bélgica :P. Depois ponho-lhe ali uns 32 Mb d RAM, uma cache card c CPU d 50 Mhz, um disquinho jeitoso, CD SCSI externo, monitor d 15'' e ligação à net por rede e dps é ke falamos... ;)
 
bsod disse:
yah... o disco do meu anda esquisitóide... o problema do video... vai mudando do magenta pa ciano, pa amarelo, e dps estabiliza... o ke eu keria era RAM, ROM, e uma placa TV... (quero lá saber do disco! arranco de CD :D)

2 SE/30 - um funciona lindamente (ate tem a bateria PRAM direitinha), tirando alguma corrosão nas roms ke o faz aparecer de vez em quando às riscas quando boota (desligo e volto a ligar, e lá arranca) e o altifalante quase dead (mas uso speakers externos :D). o outro arranca, mas o vídeo está uma desgraça - a única coisa ke aparece é uma risca vertical no centro do ecrã (amplificador horiz estoirado...) - esta pa peças, se o outro decidir morrer... :P. O IIci está à espera d uma board nova... vem da Bélgica :P. Depois ponho-lhe ali uns 32 Mb d RAM, uma cache card c CPU d 50 Mhz, um disquinho jeitoso, CD SCSI externo, monitor d 15'' e ligação à net por rede e dps é ke falamos... ;)

O problema de video do stripped 5200 é que a imagem de x em quando dá um "salto".
RAM compra-se no ebay, placa de TV também se arranja no ebay.

Amplificadores de voltagem arranjam-se.
O IIci tem SCSI 5MB/s... o IIfx dá + que isso. Ah o meu IIfx tinha (e tem) placa de rede (10Mbit mas q se lixe). Tenho CDROM e CDR SCSI externo. :)
A ver se acho os benchs do Norton Utilities.
 
5 Mb/s? Ok, dá pa ler o CD... good. Tipo, qual é a largura de banda do bus NuBus? Ouvi dizer que era 8 Mhz... segundo os meus cálculos (que não sei se estarão bem, não é?), dá uns estonteantes 976,56 Kb/s! Loucura total (nem a 1 Mb/s chega :() - 8 *****??

Ah, mas eu não invisto naquela máquina sem a pôr a correr direitinho o OS 8... é que o 7.5.1-PO já era... e tb gostava de um disco novo... assim punha-a a fazer de TV aqui perto... so não sei onde :P

Eu acho que tenho o Norton Utilities algures. Não sei se são os benches... mas tive de desfragmentar (acho que se chama optimize) o disco... mas realmente nem sei bem onde estão senão arranjava-te (espero que o moderador não fique chateado por estar a falar de piratear software com mais de 10 anos... :lol:)
 
Wikipedia disse:
NuBus is a 32-bit parallel computer bus, originally developed at MIT as a part of the NuMachine workstation project, and eventually used by Apple Computer and NeXT Computer. It is no longer widely used.

In order to select the proper device driver, NuBus included an ID scheme that allowed the cards to identify themselves to the host computer during startup. This meant that the user didn't have to configure the system, the bane of bus systems up to that point. For instance, with ISA the driver has to be configured not only for the card, but for any memory it needs, the interrupts it uses, and so on. NuBus required no such configuration, making it one of the first examples of plug-and-play architecture.

NuMachine was never released, but Texas Instruments later took over the NuBus work in 1980 and standardized it as IEEE 1196. This version used a standard 96-pin three-row connector, commonly found on other bus systems like VME and PCI, running the system on a 10 MHz clock for a maximum burst throughput of 40 MB/s and average speeds of 10 to 20 MB/s. A later addition, NuBus90, bumped the clock rate to 20 MHz for better throughput, burst increasing to about 70 MB/s, and average to about 30 MB/s.

NuBus was later selected by Apple Computer for use in their Macintosh II project, where its plug-n-play nature fit well with the Mac philosophy of ease-of-use. It was used in most of their Mac line through the late 1980s and into the 1990s, and was upgraded to NuBus90 starting with the Macintosh Quadras. Early Quadras only supported the 20 MHz rate when two cards were talking to each other, since the motherboard controller was not upgraded. This was later addressed in the 660av and 840av models, and used on the early PowerMac models. Apple's implementation also supplied an always-on +5v "trickle" power supply for tasks such as watching the phone line while the computer was turned off. This was apparently part of an unapproved NuBus standard.

Bem melhor que o ISA.

O Performa 5200 arrancou na boa, foi só carregar no Power do comando.
O Norton Utilities tem lá uma aplicação chamada System Info que permite correr 4 tipos de benchmark: CPU/Disco/Video/FPU. A versão que usei é a 3.5.1
A performance do 5200 é mais baixa que do PowerMac 6100/60!
 
hum hum... o ISA ainda era 16-bit :P

nao eram os PowerMacs NuBus que davam alguns problemas com algumas versões do OS 8? ou eram os PCI? :confused:

pois claro que a performance é inferior :P aquela máquina é mesmo "road Apple"!... considero-a muito inferior a um Quadra 800, lançado 2 anos antes, com a arquitectura 680x0! (também há que considerar que o 5200 corre com 8 Mb de RAM enquanto o Quadra corre com 48... estava a ver se lhe arranjava um acelerador... aquilo come OS 7 ao pequeno almoço, e qualquer dia OS 8 ;)
 
Back
Topo