Ora boas a todos. As minhas desculpas por não ter lido o tópico todo, mas gostaria de apresentar algumas notícias sobre o que me sucedeu nestes últimos dois dias.
Fui cliente TVCabo há muito tempo atrás, tendo mudado para a TVTel quando esta me apareceu aqui por terras de Gaia. Nessa altura o serviço da TVCabo estava péssimo, tendo velocidades de Internet abaixo das de um modem 56K. Aproveitei a novidade TVTel enquanto durou (fui um dos clientes mais conhecidos e indesejados deles, penso eu, pois sempre estive a tento a qualquer falha por parte deles). Infelizmente a brincadeira acabou quando fui obrigado a fazer a migração para a ZON. Na altura o serviço Meo Fibra ainda não estava activo na zona, por isso fiquei sem alternativas. Estiquei a coisa até ao fim, isto é, até os técnicos da ZON cá virem e dizerem "amigo, viemos cortar o serviço, ou isto, ou nada".
Dado que já cá ando há uns tempos, andei a fazer as perguntas necessárias à TVTel por via telefónica, por email, e mesmo a estes técnicos. Segundo todos eles, por ser cliente TVTel iria ser feita uma MIGRAÇÂO dos serviços para um pacote semelhante da ZON. Perguntei N vezes se estaria vinculado a novo período de fidelização. Foi-me confirmado que não, pois esse período vinha do contrato com a TVTel e já tinha terminado há muito. Não me foi fornecido qualquer contrato novo para assinar, apenas a folha de migração do serviço. Teoricamente não aderi a serviços novos, apenas migrei o anterior (não tenho culpa que a empresa tenha sido comprada).
Há uns dias surgiu a opção de mudar para Meo Fibra com uma relação preço/qualidade muito melhor que a ZON. Como temos 2 PC's em casa, com a TVTel possuia 2 modems individuais para o uso da net num PC não afectar o outro e vice-versa (downloads, jogos, etc.). Na migração para a ZON tiveram em conta este pormenor e não houve problema. Com a Meo à porta decidi aderir e fiquei com uma única ligação de 100/10 mbps que deveria chegar para os 2 PCs. O resultado foi o seguinte, 2 PCs ligados por placa de rede ao router com ligações à volta dos 90/20 mbps (10 de upload de borla) e um portátel mais recente por wireless a 20/20 mbps. Todas os PCss usam a largura de banda total (não dividida pelos 3), fiquei todo abanadado (até ver). Os "pings" de jogo a servidores estrangeiros desceram em cerca de 20ms, e tudo está uma maravilha.
Heis que aqui o "je" decide no dia seguinte telefonar para o famoso 16990 para me certificar do necessário para rescindir o contrato com a ZON. A menina lá me pergunta qual o motivo, leva uma resposta simples mas delicada, e rapidamente me diz "mas você está vinculado a 12 meses com a ZON, terá de pagar os meses restantes". Mas que raio??? Após um breve discussão, a moça insiste, como um disco riscado, que tenho a fidelização dos 12 meses pois a migração equivale a novo contrato com a ZON. Contrato esse que não existe em papel, como já referi anteriormente.
Telefono para a TVTel onde me dizem "a migração dos serviços da TVTel para a ZON NÃO OBRIGA A NOVO PERÍODO DE FIDELIZAÇÃO, a não ser que mude de serviços" (coisa que não fiz).
Falando novamente com a ZON, que me fez esperar bastante tempo, insistem na maldita fidelização e que o sucedido (terem dito o contrário todo este tempo) foi um "mero lapso da nossa parte". Depois do jantar levo com mais de meia hora com o mesmo individuo a tentar-me enrolar para manter o serviço, pagando menos, etc. e tal. Sempre afirmando que "a questão da fidelização está resolvida, terá de pagar".
A minha resposta? "Caro amigo, de agora em diante, se a ZON me oferecesse 200 mbps, 120 canais de TV, telefone, etc., tudo de borla, NÃO ACEITARIA DE FORMA ALGUMA, nem que me pagassem". Ao qual o homem se riu levemente.
Vou rescindir do contrato por carta e não pagarei mais nenhuma factura. De momento "o comando é Meo".
Se alguém souber duma situação semelhante e saiba que problemas posso ter, agradeceria a sua opinião.