1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Para Peritos em REDES (AJUDEM-ME)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Im_Boss, 22 de Setembro de 2003. (Respostas: 23; Visualizações: 1083)

1. Im_Boss

Im_Boss Power Member

é assim pessoal aqui vai uma pergunta para craques em redes...

é o seguinte aqui na minha firma onde trabalho eles puseram-me aqui o computador a trabalhar com a net muito rapida.....

Mas na semana passada eles no serviço de informatica devem ter mudado os Ip's do servidor de acesso a internet rapida, um colega meu deu-me os ip's de configuração do computador dele mas a net é muita lenta mesmo....

No entanto ja vi que no gab de informatica eles continuam com a net super rapida e o que eu queria conseguir era ver a configuração deles ou tentar isso via rede, por rede ja consegui descobrir o ip deles mas falta agora descobrir quais são os valores do DEFAULT GATEWAY E O PREFERRED DND SERVER....

Há algum sotware na net que possa sacar e que me possa ajudar a descobrir isso???

Eu consigo aceder aos pc's deles mas so o que eles tem partilhado se tento entrar para o disco pede password.....

Alguem me pode dar umas dicas??????

Muito obrigado

Im_Boss

Última edição: 22 de Setembro de 2003
  2. Seavoices

Seavoices Power Member

Isso implica acessos de Administração que tu não tens por razões óbvias :D
    Se, de facto tu não tens a internet rápida é porque eles (do dept. de informática) querem que tu passes por um IP de gateway (pode ter muito mais do que 1 IP) que te estrangule o acesso à rede.

Como técnico de informática e de redes, recomendo-te que fales com eles, embora me pareça que estejas aqui a questionar este fórum exactamente porque não queres falar com eles...

Mas mais não te poderei ajudar...

Um abraço

3. Im_Boss

Im_Boss Power Member

é o seguinte eu ja tive isto configurado de maneira correcta e apenas pretendo descobrir que troca fizeram eles, para eu o fazer tambem porque não é justo só a esse departamento informatica seja beneficiado com a intenet rapida, e eles fazem isto mas a chefias não tem conhecimento.....

Os gajos da Informatica andam o tempo todo a coçar a micose e a navegar na net!!!

Podem-me dizer alguns nomes desses programas que posso utilizar???

Atentamente

Im_Boss

4. Feiticeiro

Feiticeiro Power Member

Só tens que saber o nº da proxy e nada mais...isto se o acesso for por proxy o que parece ser.

5. kazuza

kazuza Power Member

A mim parece-me que eles têm acesso proxy, ou estão-te a fazer bottleneck algures...

Posta aí as configs da NIC do teu PC, e as propriedades do IE

Nota: Isto será só para conhecimento geral, não te garanto que te vá ajudar, por razões óbvias...

Só isso não basta... ele tem que ter permissões para aceder/modificar...
    Ter o port do proxy não lhe garante acesso imediato à "internet rápida"... Ele tem que se validar primeiro....

6. Im_Boss

Im_Boss Power Member

é assim pessoal eles tem uns computadores que tem acesso por uma proxy onde pedem password etc... mas eu não uso via password.

de momento estou com a net com esta configuração

Ip address: 172.16.1.200
    Subnet mask: 255.255.0.0
    Default gateway: 172.16.2.2

Predferred DNS server: 195.60.4.20
    Alternate DNS server:195.60.4.21

mas assim a net esta muito lenta.....

antes com a net rapida era esta a configuração:

Ip address: 172.16.1.200
    Subnet mask: 255.255.0.0
    Default gateway: 172.16.8.120

Preferred DNS server: 172.16.8.120
    Alternate DNS server: sem valores (deixava em branco)

aqui a net voava........

pelo que parece (penso eu andaram a alterar o default gateway e o pre ferred DNS)

Aqui como são muitos PC' já reparei que existem varios tipos de IP's....

Temos pessoas que entram com proxys, outros com uma rede em que o IP começa com 90 e agora esta com que estou agora que começa com 172.....

Aguardo os vossos comentarios

7. kazuza

kazuza Power Member

O que acontece se tentares meter os endereços anteriores para GATEWAY e DNS ?

Embora me pareça que terás pouca sorte...

8. Im_Boss

Im_Boss Power Member

não da nada......

o gajo da informatica é :die:

mas vou conseguir :004:

9. AVxAMD

AVxAMD I fold therefore I AM

Boas Im_Boss.
    Podes mandar-me uma PM a dizer onde trabalhas.
    Não é por nada... só espero que não seja o que estou
    a pensar.
    ATENÇÃO... olha bem e tem cuidado com o que andas a fazer,
    podes ser despedido por justa causa.
    Não te esqueças que tudo o que tu fazes fica registado na rede
    nos Logs.
    Quem te avisa teu amigo é, certo?
    Só quero o teu bem, nada mais.
    Um grande abraço.

10. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

LOL, o gajo da informatica deve ser o AV :D .

Joking.

P.S. - Boss, cuidado, pq há quem dê muita liberdade aos users e quem log tudo.

11. kazuza

kazuza Power Member

Atenção que o AV tem razão!
    E olha que cá fora as coisas estão más...

Contudo, e apenas para título informativo (educação) faz o seguinte:

Abre uma linha de comandos e faz isto:

tracert 213.134.51.47

E posta aqui os resultados! :D

12. Seavoices

Seavoices Power Member

Pelo maior apreço que tenho pelo Im_Boss, não lhe dei mais informações exactamente por essa questão...

Ora, o que me parece (se a minha opinião for válida) é que existe um novo proxy na rede, com a ligação que o Im_Boss já conhece. Ora, se o dept. de Informática tem password de accesso quer dizer que tu, no active directory do domínio que utilizas na empresa não tens acesso ao mesmo porque não te foi dada autorização, não por parte da informática, mas por parte das chefias que controlam esses acessos (nem sempre é assim, mas na minha empresa é exactamente assim, qualquer autorização é sempre documentada).

Im_Boss, o que o AVxAMD diz é verdade. Podes ser despedido por apropriação de logons alheiros, ou seja, informação privada do utilizador em questão. Nem te vale de nada dizeres que tens autorização por parte do 'dono' do username.

Só para te 'ajudar' a reconsiderar, na empresa onde trabalho foi descoberta à uns tempos que um dos técnicos de informática, que não têm acesso à 'internet' do cliente, estava a usar a password de um dos Bosses... Acho que não vale a pena dizer mais nada. E olha que eu FAZIA o mesmo...

Quem te avisa teu amigo é...

13. AVxAMD

AVxAMD I fold therefore I AM

Boas kazuza e Seavoices.
    Já não é a 1ª vez que digo isto...
    Gostava mesmo de ter os 2 a trabalhar comigo.

Vamos por partes...

Boas Im_Boss.
    Antes de mais obrigado por teres enviado a PM.
    Obrigado.
    Pedi ao Im_Boss para me dizer onde trabalhava porque
    fiquei um pouco assustado porque a gama de ip's deles
    era muito familiar para mim.
    Depois de investigar mais a fundo a nossa gama de IP's 172
    falta 4 ranges de IP's ao qual uma é a rede deles.
    Quero que fique bem claro que não quiz de forma alguma ofender-te ou algo semelhante pelas perguntas e observações
    que fiz.
    No Fórum sou amigo de todos e só não ajudo mais quando não
    posso.
    Por lei podes ser despedido e não te vão dar qualquer alternativa.
    Como sabes em qualquer trabalho existe sempre [email protected] para
    nos lixar.
    Se um ADMIN ver os log's e verifica que andaste a ver/mexer onde não devias pode correr mal.
    Digo-te isto porque já vi pessoas a serem despedidas á minha
    frente por violar as regras de uma rede e está tudo em log's.
    Admito e estou do teu lado, a internet deveria de ser igual
    para todos.
    Esses informáticos que ai tens são umas "bestas" porque estão
    a usar um recurso só para o bem deles e não em proveito de
    todos.
    Tu és um Proxy_User e ai deves ter 2 proxy's... deves não, tens
    mesmo.
    Um proxy para os ADMINS com a banda toda e outra para todos
    os utilizadores e essa sim e repartida, dai a lentidão da net.
    Até podias ter tido sempre as mesmas configurações até hoje,
    basta um ADMIN configurar o router para tirar/reservar só uma
    pequena quantidade de banda.
    Eu estaria só de acordo se 80% da banda fosse dedicada
    a aplicações porque é trabalho e 20% para os users... mas é algo que não se está a passar ai.
    Deves ter calma... é certo e não é justo o que eles estão a fazer,
    dai a tua raiva.
    Na tua situação eu sentiria o mesmo.
    Um ADMIN de uma rede sabe todos os teus passos e eu sei isso
    porque sou ADMIN... agora não sou "porco" porque a internet é um bem necessário e não um hobbie.
    As pessoas (Trabalhadores) têm que saber quando é trabalho
    e quando é momentos de descanço e aliviar o stress
    navegando na NET.
    Peço mais uma vez desculpa por ter dito algo que não
    devia nestes 2 post's.
    Eu sei como poderias resolver esse teu problema,
    desculpa não te dizer como porque estaria a contribuir
    para problemas futuros em relação á tua pessoa.
    A verdade vem sempre ao de cima mais cedo ou mais tarde,
    pensa nisso... desejo tudo de bom para ti como desejo para
    as minhas 2 filhotas.
    Um grande abraço e se necessitares de algo diferente é só dizeres.
    Obrigado pela atenção.
    Sem outro assunto,
    Avelino Silva.

Última edição: 22 de Setembro de 2003
  14. iJFerreira

iJFerreira Banido

TVcabo, os anedóticos.

15. kazuza

kazuza Power Member

Um outro conselho, Im_Boss....
    Se a falta, ou deficiência de largura de banda interferir directamente com as tuas funções, aconselho-te a falar com as tuas chefias directas para uma resolução pacata desse problema.
    Em informática tudo é possível, e com um pouco de bom senso (por parte dos técnicos, seja por vontade própria, seja por determinação superior) é possível uma solução de partilha de largura de banda em função do tempo, sendo possível por exemplo, teres mais largura de banda por exemplo de manhã, ficando um pouco mais "estrangulado" da parte da tarde.
    Não me leves a mal (não sei porque o farias) mas se essa situação realmente interfere com o teu trabalho, não vejo razão para que tu não o faças... CIVILIZADAMENTE!

Boa Sorte!

AVxAMD : :cool: :cool:

Última edição: 23 de Setembro de 2003
  16. Im_Boss

Im_Boss Power Member

como eu vos compreendo...... :)

Estou na Faculdade em Eng. de Informatica, por isso quando começar a faculdade vou ver se o pessoal de la me da uma ajuda, visto que aqui não me podem ajudar.....

Claro que isto me lixa o trabalho, imaginem que tenho 20mb para actualizar aqui no site da empresa mas para me lixar os gajos de informatica puseram esta porcaria lenta.... voces não sabem e não tem ideia da disputa que é aqui a nivl de trabalho, o objectivo aqui de algumas pessoas é lixar o vizinho, porque se ele for embora metem aqui pessoal que conheçam....

Mas não esperem que eu va dizer isso aos meus chefes?? Tava queimado aqui dentro por isso vejo-me nesta situação do desemrasca......

Obrigado na mesma a todos

obrigado pelo apoio AVxAMD

17. Triston

Triston Aku Soku Zan SM

É pa subscrevo tudo o q o AVxAMD disse, tem bue cuidado com as coisas que fazes dentro de uma rede interna de uma empresa, o big brother existe e está sempre lá à espreita, tudo o q acontece numa rede pode ficar num log do qual não tens conhecimento nem fazes a minima que existe ou onde está.

Apenas posto para fazer um par de reparos:

No teu primeiro post disseste que um colega teu te deu as configurações de acesso à net. Sinceramente acho que nem isso devias usar, na empresa onde eu trabalho, por exemplo, o acesso à internet é restrito a alguns utilizadores e não é considerado um direito adquirido mas antes uma ferramenta que so pode ser usada por quem realmente dela precisa. Assim sendo para teres acesso à internet (rapida ou lenta) tens de falar com o teu superior directo e explicar-lhe em que q o acesso à internet é necessessário para a tua boa prestação laboral, ai se ele estiver em posição de o fazer informará o departamento/direcção de informatica de maneira a que te seja configurada a ligação à internet, eu sei q qqer um o pode fazer mas ao faze-lo tu proprio sem autorização estás a incorrer num erro q te pode custar bastante caro. Pode parecer-te burocracia mas e' a unica maneira de as coisas funcionarem, se nao houvessem processos a serem seguidos numa empresa mais cedo ou mais tarde era uma anarquia...

Uma outra coisa, em relação à parte do "Os gajos da Informatica andam o tempo todo a coçar a micose e a navegar na net!!!" LoL, é pa acredito q hajam dias mais parados em que realmente pareça isso, mas a informatica não se resume so a helpdesk ou ao que é visivel (erro de conceito comum em mtas empresas) há todo um conjunto de coisas q é feito das quais tu nem te apercebes, uma delas é verificar logs de acesso à proxy por exemplo, o problema da maioria dos users e' q realmente pensa q os gajos da informatica não fazem boi até precisarem deles. Acredita pa, ha mesmo mto trabalhinho feito por detras das tuas costas senao nem este forum, e outros como este, tinha grande razão de existir.

Em relação a achares injusto que os tipos da informatica tenham uma net super rapida e tu nao, é pa eu digo-te o que fiz aqui, tendo em conta que tenho 50 users e uma so proxy para eles entre partilhar a minha ligação à net com outros 50 users e partilha-la com a proxy que faz a ligação ao servidor de e-mail, preferi partilha-la so com o e-mail, provabemetne foi o que os tipos da informatica fizeram, passaram a usar uma proxy menos populada, dai a ligação mais rapida =) Mas se ainda assim achas que e' mesmo mto injusto e' pa tens bom remedio, aprende e entra pra sistemas, ai passas a gajo da informatica e segundo as tuas proprias palavras: "Os gajos da Informatica andam o tempo todo a coçar a micose e a navegar na net!!!" e eu acrescento e a uma velocidade super rapida ;)

18. Im_Boss

Im_Boss Power Member

Triston deves ser Informatico, eu tb sou da area de informatica, sou tec. de informatica e estou a tirar o curso de Eng de informatica, mas como vai ser o meu primeiro ano este ano que vem ai, espero que daqui a 5 nos seja Eng!!!!

Só em faculdades é que devo conseguir formação suficiente para conseguir o que quero.....

É assim voltei a ler os post todos e quero tirar aqui uma duvida ao pessoal, eu não me quero apoderar do Login de ninguem, apenas é o seguinte nos temos aqui 3 tipos de redes, e eu estou configurado num tipo de rede e gostava de ter os Dns e gateway para colocar no meu e punha a net mais rapida, não vejo onde isto seja contra a Lei, é como se tivesses 3 redes num local muito lento, lento e rapido, só que ja pedi ao pessoal da informatica para me dizer os numeros do Dns e eles não dizem.......

19. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Pelo que percebi tens 3 gamas de ip's ( deve ser isso ) e querias ir para outra gama, porque aí tens a net mais rápida?
    Desde já se os ip's forem fixos e se conseguires mudar de gama, podes ter a certeza que algum informatico vai ficar chateado.
    Não reparei se é por dhcp e se for é melhor não mexeres em nada, porque é um servidor que te está a "dar" os settings.
    Por acaso onde trabalho tenho varias gamas de ip's internos ( dhcp na sua maioria ), se alguem tentar mudar, não vai muito longe :).

Já agora, mais importante para o teu caso é a gateway e não o dns.

Além disso se estiveres atrás de um proxy, se eles tiverem cuidado, tb não vais longe.

P.S. - Cuidado com o que fazes, não é para te chatear, é só mesmo a tentar dar um conselho.

20. Seavoices

Seavoices Power Member

Não é assim tão simples. No meu trabalho de Customer Support a vários níveis, aprendi mais em 6 meses de trabalho do que em 4 anos de faculdade. Por acaso é privada, mas mesmo na pública... Tenho relatos que confirmam isso dos meus colegas.

E então redes, na faculdade não aprendes nada, a não ser cursos especializados (Técnico, ISEL pelo menos em Lisboa)

A questão é que, se não tens acesso, a única solução que tens através de proxyes é usares um username de outro utilizador que tenha acesso ao mesmo através das permissões no Active Directory do domínio da tua empresa. Não existe (ou não deveria de haver...) maneira de acederes ao proxy sem username. Agora, se a tua necessidade de acesso rápido à internet é válida para ti, então vais ter que convencer a tua chefia disso mesmo, embora não me pareça que eles achem isso muito válido, porque no final de contas, tens acesso à internet, mas a velocidade não te agrada.

Como já dizia o outro, mais vale um passaro na mão do que dois a voar...

PS - Se achas que Dept. de Informática é so coçar a micose, então deverias de ter trabalhado comigo no dia 1 de Setembro, onde tive que palmilhar 200 Windows 2K 'à lá pata' por causa da vulnerabilidade do RPC porque houve um chico esperto que se lembrou de aceder à net através de modem em casa... Desde as 9 da manhã até às 2...

Um abraço e espero que te consciencializes do problema que a tua vontade possa acarretar...

Partilhar esta Página