1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Para que existe o forum?!?!

Discussão em 'Sugestões e Questões Relativas ao Fórum' iniciada por SwimmerBoy, 4 de Março de 2005. (Respostas: 57; Visualizações: 2547)

1. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

É uma pergunta pertinente....

Cada vez mais se vê pessoas que apenas respondem a perguntas no forum com coisas do tipo:

- "O google é nosso amigo"
    - "procura no google"
    - "uma pesquisa rápida no google dá isto"
    - "há uma ferramenta muito poderosa por aí...chama-se GOOGLE"

e etc....

Eu pergunto-me...Com tanta esperteza, para que serve o forum?!? Não é para trocar ideias?!? Não é para ajudar?!?!

Visto existir o google, pelos vistos não é preciso foruns!!

Serei só eu, ou a história de alguem responder "PROCURA NO GOOGLE", já enjoa?!?

2. Anubis

Anubis Power Member

Tens razão, mas há perguntas tão estúpidas e reveladoras da preguiça do user que... bem, já sabes ;)

Sentir que se está a ajudar é uma coisa, sentir que se a servir um preguiçoso é outra

3. SwimmerBoy

Só responde quem quer...quem não quer ter a paciencia de responder às perguntas parvas, não responda e siga para o próximo post!!

4. Tafinho

Tafinho Power Member

Educar uma pessoa, e ensinar-lhe o valor do Google é ajudar alguém

É a diferença entre dares comida a uma pessoa ou ensinares-lke a pescar.

5. o_eRviNNhaS

o_eRviNNhaS Power Member

exacto swimmer.

a mim nunca me mandaram peskizar no google, mas ja vi muitos desses casos.

é chato porque o forum alem de ser para trocar ideias, também é para entreajuda dos mesmos. mandar pesquisar no google ou mandar po ******* é a mesma cena a meu ver... não querendo de todo, ofender ninguem!

6. Chip

Chip Zwame Advisor

Swimmer, acho que estas a ser um pouco radical porque há que saber distinguir entre o Google e o fórum, que são duas coisas distintas. Um fórum, como o próprio nome indica é um local de discussão, onde se apresentam e debatem ideias. O Google é um motor de pesquisa.

Até pode enjoar as n respostas que possas encontrar do tipo "procura no google" mas de facto se às vezes fossemos menos perguiçosos e usassemos o google e o search para esclarecer algumas dúvidas antes de vir para o fórum pedir aos outros para nos dizerem algo que a nós não nos apetece ter o trabalho de pesquisar, tipo pesquisem por mim, é lógico que as respostas não vão ser as melhores, por mais prestável que uma pessoa seja.

Por exemplo, ainda ontem não me lembrava como se desinstalava o messenger do windows... podia ter vindo cá perguntar, de certeza que alguém me ia responder, mas não, fiz outra coisa que foi fazer um search no google por uninstall msn messenger e apareceu-me logo o que pretendia... para quê chatear as pessoas com palha a perguntar coisas que já estão mais que respondidas, e mais que faladas inclusive cá no forum?

O fórum é um ponto de encontro, de conversação, de debate de ideias, de ajuda e entreajuda mas não um local para os outros trabalharem por nós. Com perguntas triviais começa-se a perder o interesse em ajudar porque se quem pergunta não demonstra o mínimo interesse em obter a informação quem pode responder não fica de certeza com essa motivação.

Edit: O que o Tafinho diz é uma verade bem antiga e que ainda hoje se mantém actual :)

7. alph

alph Power Member

Pah discordo completamente, justificando com:

8. Chip

Chip Zwame Advisor

Porra, não posso discordar mais disso... podia contrapor dizendo que "pedir para os outros procurarem algo por nós é o mesmo que dizer... lixa-te (com f) aí a trabalhar para mim enquanto vou ver o babes porque tenho mais que fazer que procurar o que preciso" mas vou antes pelo que já disse - fórum: para trocar ideias, local de entreajuda

Edit: thread movida para aqui.

9. fap

fap Power Member

concordo com o tafinho...e alias, no caso dos meus posts (e no caso do último) foi mais um conselho...porque não me limitei a dizer-te isso...fui à procura e coloquei cá no forum os links que achei melhores...

10. EndUser

EndUser Power Member

Sinceramente Swimmerboy acho o teu post ofensivo, até porque colocas aí na tua 'lista' o que eu coloquei para ajudar um outro user:

Se não consegues verificar/perceber que a minha intenção foi ajudar outro user, pergunto-me... como é tu lês os posts? na diagonal?

Falar numa ferramenta como o google pode ajudar as pessoas a tentar procurar 'também' mais info. Tudo depende da maneira como se dizem as coisas.

Última edição: 4 de Março de 2005
  11. Seavoices

Seavoices Power Member

Existe diferenças entre os espertos e os inteligentes:

- Inteligente auto-dedica-se a procurar soluções para os problemas (ex: Chip)
    - Os espertos fazem-se de estúpidos para que os outros façam os trabalhos deles, originando respostas às vezes curiosas.

Tão simples

12. Krow

Krow Power Member

Por vezes as perguntas estúpidas não são culpa de um user, quando se é mesmo n00b fazem-se perguntas Muito parvas. Eu já passei por isso, e ainda passo, mas só de vez em quando :-D

13. avantix

avantix Power Member

Eu acho que todos têm razão e nenhum tem razão!

Eu já indiquei este forum a muitos amigos meus que nada pescam de Informática, pois considero este forum um Google de Informática Português!

Ora bem, esses users como é obvio não sabem procurar coisas no google ...ou quando tentam não sabem filtrar a informação boa da má que o google nos apresenta!
    Isto como é obvio em alguns casos.

Derivado a isso, por vezes esses users poderão vir a uma comunidade como esta e tentar saber algo que para nós é banal, mas que para eles é um bicho enorme!

Quando um user entra aqui e pergunta ... Como é que posso configurar uma rede caseira, e sai-se alguem com a tirada: "Pesquisa no Google", "O Google é nosso amigo" ... Não sei se o ajudaram .. ou apenas estão a filtrar users no forum!

A questão que eu coloco, é se este forum é para Geeks, experts, que esporadicamente têm duvidas em alguns pontos. Ou se é para utilizadores portugueses, que querem estar presentes na informática!

Para um utilizador a pergunta de outro é a maior baboseira que existe ... mas para o que perguntou pode ser o primeiro passo para se tornar um pequeno interessado em saber mais e mais. Se pretendem criar uma comunidade de Informáticos, ou de pessoas com um interesse em informática e tecnologia aqui dentro, têm de aceitar que Noobs cá venham para se iniciar!

Compreendo o tafinho e outros quando dizem que o Google é realmente uma ferramenta que deve ser apresentada a todos, e explicada! Mas se calhar então em vez de dizerem apenas:

USA O GOOGLE

Digam, abre o google e faz uma pesquisa assim "Uninstall MSN Messenger" e vais ver que logo na primeira página encontras o teu resultado... provavelmente o user irá fazer exactamente isso, e irá aprender a usar uma ferramenta interessante!

á poucos dias eu sai-me com uma dessas para uma amiga minha ... ela perguntou onde poderia tirar filmes da net ...

Resposta: Na MUla!
    E ela: Desculpa ? MUla ? Que é isso ?
    Eu: procura no google!
    Ela: Isso é aquela coisa que aparece no sapo não é ?

Pois ... Foi mau! Lá ajudei ... lá mostrei o Google. Lá mostrei a Mula.. lá ficou toda contente!

Mas percebo-os a todos ... eu tb não tenha paciencia para algumas coisas ... mas evito deixar mensagens USA O GOOGLE, como alguns fazem!

14. wingpilot

wingpilot Power Member

concordo a 100% contigo avantix. temos de ter mais paçiencia.....TODOS....

15. SwimmerBoy

Boa verdade, mas o tal "vai pesquisar no google", não é bem ensinar a usar ;)

Ninguem disse o contrário... Isto era para ser um tema de debate, mas ao moveres a thread para aqui, vai ficar oculto aos olhos de muitos, mas tu é k sabes!!! Ninguem diz que são coisas iguais, apenas quiz mostrar que o google é um complemento do forum, tal como o search.... Se em vez de mandarem ir pesquisar, explicassem como se faz, era bem mais interessante!!

Desde já te digo que nada tenho contra ti amigo fap, mas tal como te disse, tb eu tinha usado o google e o search antes de perguntar, e uma resposta do tipo "googla" depois de já o ter feito é enervante!!

1º, ofensivo?! pk?
    2º leio normalmente, mas pelos vistos tu é que lês na diagonal, pois eu abri a thread para um debate saudável e estão a levar para caminhos k não interessa!!
    3º certo, MAS, existem várias maneiras de ajudar... e "vai ao google" não ajuda muito!!

Tal como o avantix (parece ter sido a unica pessoa a perceber o real contexto deste meu post), eu quiz apenas alertar a todos que se querem ajudar, ensinem e não passem o testemunho ao google!!

Se acham que o google é uma ferramenta poderosa, ensinem os tais n00bs a usa-la...
    Do tipo: Vai ao google e pesquisa assim como te digo, pk isto faz com k isto apareça e isto não e ..."
    Assim acredito que fossem ajudar realmente alguem, pk assim, alem de ajudar com o problema da pessoa, tb ajudavam a ensinar a funcionar com o google!!!

Mais... Ao colocar perguntas no forum, só demonstra o carinho e o gosto pela comunidade e o respeito com que esta mesma comunidade pode ajudar alguem. Antes de pesquisar no google, tentem ajudar as pessoas a pesquisar no forum e depois ensinem as pessoas a "googlar".

Pergunta habitual
    "Como overclocko o meu pc?"
    Resposta habitual
    "vai ao google e procura"

Resposta mais inteligente e mais "ensinar a pescar"
    "tenta procurar no search do forum, e procuras por isto assim ou assado. se não achares, podes tentar no google pesquisando assim ou assado...."

Desculpem o post longo e lembrem-se que sendo um membro com algum tempo de forum e algo participativo, tal como já fiz anteriormente, fi-lo apenas para tentar melhorar esta nossa comunidade!!

16. sike

sike I'm cool cuz I Fold

Apoio 100% a ideia do avantix.
    A minha opinião é simples.
    Quem pergunta é porque não sabe, logo está á espera da solução ou de um link para a ajudar a resolver o problema e não envia-los para um motor de busca.
    Quem disser vai procurar no google, é de certeza apenas para ganhar mais um post, nada mais.

Just my 2cents ;)

17. Ramiro

Ramiro Banido

dou o exemplo dos enigmas, sei lá se me estou a resolver um enigma para alguem que não quer ter esse trabalho (apesar de eu gostar de os resolver). ;) não digo que são todos (porque não acredito que o pouiy post por ter pregiça de os resolver) mas alguns....................... :009:

18. Mephisto

Mephisto Banido

Who wants to be a Fisherman?

19. SUp3rFM

SUp3rFM Guest

Basicamente, devemos então responder (se quisermos) ou tolerar as perguntas com as respostas mais óbvias de sempre?

Que tal educar a pessoa apresentado um caminho que lhe pode dar a resposta imediata e quiça respostas imediatas a futuras perguntas?

Perguntas como "Onde posso encontrar os drivers do meu tapete de Rato da marca XPTO?" merecem um rotundo "QUE TAL NA **** DA PÁGINA DO FABRICANTE XPTO?", ou melhor...

"Alguém sabe onde posso encontrar informações sobre uma review da placa XPTO 69?"

merece uma óbvia resposta "que tal pesquisares no google por REVIEW xpto 69?"

Devemos nós, que queremos ajudar, fazer a papinha toda? Ou talvez indicar o caminho para as tais respostas?

O google ou outro qualquer motor de busca não é solução para tudo. No entanto, se todos souberem como pesquisar nesse ou noutro resolvem a esmagadora maioria dos problemas.

Todos que por aqui andamos nascemos com a possibilidade de aprender, há quem não tenha essa sorte. Não tolero um não de quem rejeita aprender. Se não compreendem que a resposta está a 3 cliques e a pouco mais de 2 segundos de distância, paciência. Amanhem-se.

Quero lá saber se a pessoa resolveu ou não o problema. Nós só estamos aqui porque gostamos de participar, mas não temos de gatinhar para tal.

---

Quando respondo invocando o google faço-o desta forma:

http://www.techzonept.com/showthread.php?p=496280&highlight=google#post496280

Se não gostam, azar.

Última edição pelo moderador: 4 de Março de 2005
  20. Mephisto

Mephisto Banido

Perguntar não ofende, sempre foi o que me disseram.
    Claro que há perguntas e perguntas, mas como é óbvio também há respostas e respostas.
    Terminar um post tal como foi terminado por ti só demonstra um problema de postura mais nada.
    Espero que quando tenhas uma dúvida em que o Goggle(ou outro motor de busca)não possa ajudar, alguém te responda como estás a responder assim a modos Rochemback para o Peseiro.

Comporta-te...

Partilhar esta Página