Para quem quer um Portatil e já tem um PC em Casa

eh pah, eu acho que para o utilizador comum, que usa Windows no dia-a-dia, comprar um powerbook não lhe trará uma grande vantagem, a não ser a interacção com um SO novo.
agora se me falarem em alguém que trabalha em edição de imagem, vídeo, enfim, cenas gráficas (e não so), pode realmente sair muito beneficiado em converter-se para mac.
Acho que ha gente que usa mac, porque realmente precisa, por determinado software, e por motivos de trabalho, ou compatibilidade. Outros usam porque é bonito, e outros usam so para ser diferentes.
Eu pessoalmente gosto bastante de powerbooks, a minha prima tem 1 G4 de 17" superdrive (mas la está, ela anda em belas artes...) e aquilo é realmente agradável à vista. agora quando o uso (não é complicada a adaptação), só penso assim, mas será que isto me faz mesmo falta?

Acho também que a historia de emular Windows em mac, não é um argumento assim tão valido, pois o contrario também é possível. A estabilidade é um argumento a favor do mac, mas se instalarmos o linux no PC, a coisa fica muito mais equilibrada.
Quanto ao design, eh pah, é certo que é bonito o teclado retro-iluminado (e talvez em raras ocasiões isso faça falta, pois a iluminação do lcd é geralmente suficiente), a maçãzita la atrás, o corpo em alumínio (ou magnésio) praticamente sem parafusos, tornam-no realmente um portátil bonito (e caro). Mas também há PC’s portáteis bonitos, basta falar em alguns Sony Vaio por ex.
se juntar o windows e o linux num portátil, certamente que faço tudo aquilo que preciso de fazer (para a univ, por ex.), para alem de ter uma versatilidade (quanto a mim) superior.

Estas discussões geralmente nunca levam a lado nenhum, pois quem usa mac, vai continuar a achar que fez uma boa compra, e quem tem um pc portátil, achará o mesmo.
Quem vai comprar um portátil agora, muito provavelmente vai seguir-se pelo que está mais habituado a usar.
Ate porque muita gente, ao ver as specs do mac, vai pensar (MAL), eh pah, isto deve ser lento, so anda a 1.5ghz, aquele centrino ali funca a 2… outros vão olhar para o mac, e pensar, ai que bonito que isto é, e levam-no cegamente. E depois não tiram proveito de 30% das suas capacidades (há muitas tias assim).

Se cada um for razoável na sua compra, certamente que ficará bem servido. Acho que não há nenhum dogma a seguir por todas as pessoas. Eu por ex. dou quase todo o valor ao tamanho reduzido, e à autonomia.
 
Alone,

Eu tenho o modelo de 15" com a combodrive e estive na mesma dúvida que tu até que me pus a fazer contas.

Por mais €300 tenho mais 11% de velocidade no processador e a possibilidade de gravar DVDs.

Passo bem sem a gravação de DVDs, logo os €300 apenas me "compram" mais 11% ou 12% de velocidade no processador, o que me parece excessivo para tão pouca diferença.

Não estamos a falar de discos mais rápidos, nem de mais memória ou uma gráfica diferente, mas sim de um processador com um clock ligeiramente mais elevado (o bus continua a 167Mhz).

Para mim não valia a pena.


Koncaman,

Lá está, qualquer que seja a compra efectuada por cada um, tem é de se ficar convencido que se fez a melhor compra para a sua situação.

No meu caso queria um portátil leve, silencioso, com performances agradáveis e com bom aspecto (por acaso até funciona bem melhor com uma pen digitalizadora que uso do que os PCs).

Preferi comprar um powerbook a comprar um portátil PC dentro da mesma gama de preços.

Além disso, basta olhar para os preços praticados nos sites de leilões e ver que os PB ao fim de alguns anos ainda têm um bom valor de mercado enquanto usados, sendo certo que quando aparecerem os G5 parte desse "premium" vai a andar.


PT
 
Dá para instalar o Windows XP num iBook ou PowerBook e que tenha uma boa performance? Por vezes aplicações como Visual Studio são essenciais.
 
Karmack disse:
Dá para instalar o Windows XP num iBook ou PowerBook e que tenha uma boa performance? Por vezes aplicações como Visual Studio são essenciais.

Esquece o Windows XP. Come demasiados recursos para ser uma "boa experiência de uso". No entanto, o Windows 2000 já é mais rápido a correr no virtual pc, embora seja lento... ponto final.

É como se corresses o windows 2000 num PII 300MHz c/ 64 MB de Ram.


Isto n quer dizer q n o consigas usar para programar em .NET. Simplesmente é mais lento... a compilar!

Eu uso o Windows 2000 para correr o Access, mas n o acho tão penoso de usar.

Há q fazer escolhas, mas eu deixo a minha opinião: se quiserem comprar um portátil para programar em .NET e outros IDE's q só estejam disponíveis em Windows, comprem um Centrino.
 
Aproveito para acrescentar os meus dois centimos:

Eu comprei um portatil mac, não por ter ficado "derretido" pelo mac e/ou o seu SO, mas porque foi o melhor negocio que arranjei p/ um portatil de 12" (na altura nao sabia a cena do cartao *****) a crédito.

Resumindo, se forem para um portatil de 12" e virem as caracteristicas vao ver q esta tao competitivo como qualquer outro PC de 12".

De facto não sei como está a situação do .net. Sei q tenho um amigo em informatica q usa mac, mas n sei cmo faz. Em relação a td o resto ha quase sempre solução.

Uma coisa para mim é inegável, Mac é diferente de PC. Ha coisas melhores e ha outras piores. Cada um tem que pesar muito bem o que quer e o que gosta.
 
dmarcelino disse:
Aproveito para acrescentar os meus dois centimos:

Eu comprei um portatil mac, não por ter ficado "derretido" pelo mac e/ou o seu SO, mas porque foi o melhor negocio que arranjei p/ um portatil de 12" (na altura nao sabia a cena do cartao *****) a crédito.

Resumindo, se forem para um portatil de 12" e virem as caracteristicas vao ver q esta tao competitivo como qualquer outro PC de 12".

De facto não sei como está a situação do .net. Sei q tenho um amigo em informatica q usa mac, mas n sei cmo faz. Em relação a td o resto ha quase sempre solução.

Uma coisa para mim é inegável, Mac é diferente de PC. Ha coisas melhores e ha outras piores. Cada um tem que pesar muito bem o que quer e o que gosta.


mas estás contente com ele, ou ainda nao tiveste oportunidade de o testar a fundo?
 
ALOne I BrEaK disse:
Ando a procura de um Portátil e esta noite fartei-me de pensar , cheguei a essa mesma conclusão.. pc´s ja tenho eu 2 , quero algo diferente!
Teria que o comprar em 2ª mão e aqui é outro problema , o MAC teria que tar em perfeito estado , vendedor de confiança e ao que me parece arranjar MAC´s em 2º Mão , não existe muitos!

ora Alone nao sabes quem tem um POWERBOOK G4 DE 17" Á VENDA? :P

tem airport e bluetooth incorporado e o resto das caracteristicas..é só leres o post de venda...vendedor de confiança? melhor que o babes man? :x2:

os MAC realmente sao mto atractivos...é preciso é tempo de adaptaçao e eu já tou um bocado cota pra perder tempo... :002: :002:
 
blueangelman disse:
ora Alone nao sabes quem tem um POWERBOOK G4 DE 17" Á VENDA? :P

tem airport e bluetooth incorporado e o resto das caracteristicas..é só leres o post de venda...vendedor de confiança? melhor que o babes man? :x2:

os MAC realmente sao mto atractivos...é preciso é tempo de adaptaçao e eu já tou um bocado cota pra perder tempo... :002: :002:

Epa eu sei mas não me parece que o teu MAC não seja vendido até ter o dinheiro , como ja disse eu não vou compra-lo agora mesmo (tipo , daqui a uma semana , ou um mês) o que me faz pensar que até lá ja ele é despachado! :(
Btw, 17" não é um bocadinho grandinho? :D Vi outros em segunda mão mas estão a 2000 Euros (tem bastante influencia que aquilo não tinha 512 Mb mas sim 1 Gb)
No eBay vi uns mesmo baratinhos mas é demasiado arriscada? Damn , tou confuso :lol:

EDIT:
olha o que eu disse, ja vai ser despachado pro kidloco , por aquele preço qualquer um compra... :'(
Desisto, vou-me ficar por um Acer...
 
Última edição:
Eu nao quero powerbook...a minha "mulher" é que quer...mas ela queria um de 12''...um de 17'' é capaz de ser mto grande para ela. Logo se vê :)
 
O PB 17 e grande (tem de la caber o ecran nao é.... duuh) mas e bastante fino
É mais fino que a generalidade dos portáteis x86
A qualidade da caixa e nível dos pormenores exteriores não tem qualquer comparaçao com os portateis tipicos x86. Mesmo um PC mais bem montado estilo um ASUS ou um Sony é capaz de ser inferior (só não digo garantidamente porque não usei tudo para tirar uma conclusão tão global).
O PB17 naturalmente e muito mais caro que a maioria dos portateis x86. Mas comparado com outros x86 17" acho que esta mais ou menos no mesmo nivel.
 
timber disse:
O PB 17 e grande (tem de la caber o ecran nao é.... duuh) mas e bastante fino
É mais fino que a generalidade dos portáteis x86
A qualidade da caixa e nível dos pormenores exteriores não tem qualquer comparaçao com os portateis tipicos x86. Mesmo um PC mais bem montado estilo um ASUS ou um Sony é capaz de ser inferior (só não digo garantidamente porque não usei tudo para tirar uma conclusão tão global).
O PB17 naturalmente e muito mais caro que a maioria dos portateis x86. Mas comparado com outros x86 17" acho que esta mais ou menos no mesmo nivel.

Curiosamente os powerbooks saem das fábricas da Asus :p
 
powerbook.jpg


VERSUS!!!

0521_asus_5.jpg



perdi alguma coisa?
 
MacFan disse:
eu n tento vender nad aa ninguem...

Eu apenas acho que a mesmice do Windows já farta... e dei a minha experiência como um Mac User...

MacFan disse:
tenho...

Tnho a alternativa do Mac os X, de um Portaitl k faz tudo o k kero fazer, até hoje, desde á 2 semanas k o tenho , n houve nem 1 unica vez k o portatil tenha crashado, n houve nada que keira fazer k ele n tivesse conseguir

MacFan disse:
N sou Coder de .Net, mas se tiver mm k ser, eu faço-te isso no mac, na boa

LOL ... PearPC e VirtualPC rulam aqui neste centrino 1.6 que só vê reboots de mês a mês (por causa dos cata) e faz tudo e mais alguma coisa. :P

O MacOS.X é bom para 1/4 das coisas ... o Linux é bom apra outro 1/4 ... o Windowze é bom para 3/4 das coisas e aceitavel para o outro 1/4 ... basta saber utiliza-lo :P

E todos os users que vem do tempo da linha de comandos é suposto saberem utilizar qq SO grafico com uma perna ás costas. :P

Pra mim qq interface grafico é igual ao outro (se tiver mac meto-lhe uma skin do win.95 e tá a andar :P) ... o que eu quero é um SO que faça aquilo que eu lhe peça ... e o Mac fica apeado em muita coisa ... :|

Mas isto não invalida o facto de para muita gente um PB é a melhor opção para trabalhar ...
 
Desculpem lá alimentar a fogueira do off-topic, mas quanto aos crashs em Mac OS X, basta estar a ver um filme armazenado no meu pc de secretária através da rede wireless e por 5 ou 6 segundos sair do alcance da rede.......

e pufffffff fez-se o chocapic

Também já me aconteceu (mas só mesmo uma vez) enquanto estava a fazer o "Restore" do iPod, aquilo acabou e depois o Finder foi à vida.
Nos dois casos ele continua a funcionar, portanto talvez seja só um semi-crash, pode-se usar todos os programas excepto o Finder e a unica maneira de o trazer de volta à vida é desligar o PB à papo-seco, não há "Force Quit" ou "Relaunch" que lhe valha. Depois se um gajo carrega no "Power" aparece a janelinha com as opções "Cancel" "Sleep" "Restart" "Shutdown" mas só as duas primeiras é que fazem alguma coisa, e quando sai do "Sleep" volta tudo à mesma m3rd@.

Portanto, está provado que nem mesmo o Mac OS X tem a estabilidadede uma rocha - :exagero mode on: talvez a estabilidade de uma rocha na zona dum percipício durante um terramoto?

Mas enfim... enquanto não me aparecer um BSOD ou um Kernel Panic dou o dinheiro por bem gasto :D .
 
e alguem trocar uma apple 12" por um asus m6 ? :p

ando a procura de locais de ppl k ficou desapontado com o powerbook e procure uma base potente windows/linux pra trocar!!

:p
 
Back
Topo