Para quem tem duvidas na rodagem do plasma-interessante

sergiomvp

Power Member
Aqui fica umas dicas que pode ajudar e tirar duvidas a muita gente:




Apesar da maioria das fábricas e muitas pessoas afirmarem que na atual geração
de plasmas, os painéis são completamente resistentes a burn-in, muitos técnicos e
pessoas do meio acham importante a rodagem como uma precaução a mais.
(Set/2007)



O que é a «rodagem» de TV de plasma?!
A tela da TV de plasma é de fósforo, e este necessita de um período de cautela para "assentar"
de maneira uniforme o fósforo, evitando assim a temida queima ou marca de tela (burn-in).
Apesar de alguns falarem em 100 horas, a maioria fala em 200 horas.
Como faço a "rodagem" tradicional da minha TV de plasma?!
Para que haja a "assentada" da melhor maneira possivel é necessário usar brilho e contraste
abaixo de 50%, evitar ao máximo barras laterais e também barras em cima e embaixo durante
filmes nas primeiras 100 ou 200 horas de uso, além de se evitar ao máximo imagens estáticas
por longos períodos, ex: video-game, menu de DVD, tempo de futebol.
Se eu assitir um filme com barras, um jogo, ou programa com logotipo do canal,
comprometo a rodagem e posso ter burn-in?!
Em regra, 1 ou 2 filmes com barras seja na lateral ou em cima/embaixo no período de
amacimento, não vão trazer nenhum prejuízo, mas baixe mais ainda o brilho e contraste
durante o filme. Quanto ao jogo, diminua brilho e contraste também e assista alguns minutos
com zoom para deslocar o placar de lugar, quanto ao logotipo de emissora, dê zoom ou zapeie
pelos canais de vez em quando.
Quando vejo um filme com barras, jogo video-game ou assisto programas com logotipo
da emissora por muito tempo, vejo manchas na tela após desligar a TV, porém, somem
minutos depois. Isto é burn-in ou indício que posso ter burn-in?!
Definitivamente e pela última vez: NÃO!
Isso é IR - Image Retention, ou seja, retenção de imagem, todos os plasmas possuem isto,
apenas alguns plasmas demonstram isto tão sutilmente e somem tão rápido que fazem os
donos achar que a deles não tem. Pode levar segundos para sumir ou vários minutos. Se por
exemplo, você jogou video-game por muitas horas e está com medo da demora da mancha em
sair, deixe em um canal chuviscado por uns 10 minutos. Se a Tv desligar, é normal, pois
depois de um tempo sem sinal ela desliga mesmo.
O que é o disco DVD plasma break-in?
Este projeto consiste em reduzir as 200 horas de amaciamento de Tvs de plasma para 24
horas, usando um DVD especial.
De que é composto o DVD plasma break-in?
Varios gradientes de cores criadas no photoshop e compilados em formato de DVD, as cores
trocam a cada 30 segundos. O DVD não tem menu algum, meteu já roda direito, e é em 16:9
full (tela cheia). A tela deverá ficar obrigatoriamente preencida pela imagem do DVD.
Há resolução recomenda ou conexão específica para usar o DVD break-in?!
Apesar do criador do DVD ter dito que usou por HDMI em 720p, tanto na sua página quanto
nas suas respostas no AVS fórum, não há menção de que seja obrigatório algum tipo de
resolução e entrada específica.
O DVD torna o plasma a prova de burn-in?!
Não!
Se usado durante as 24 horas é apenas um meio de acelerar as 200 horas de amaciamento da
TV. A chance de burn-in será a mesma de qualquer outra pessoa que tenha feito amaciamento.
Se usado pelas 24 horas e mais o tempo restante para fechar as 200 horas exibindo qualquer
outra coisa usando os cuidados mencionados na rodagem tradicional, será apenas uma
precaução a mais.
Após o uso do DVD a Tv está liberada para qualquer uso ?!
Conforme dito, o DVD do plasma break-in é uma aceleração de horas ou uma precaução a
mais. Alguns proprietários usam o DVD durante as 24 horas em suas TVs novas e não se
preocupam mais com amaciamento, outros usam o DVD e ainda cumprem as 176 horas
restantes com os cuidados para amaciamento mencionados no amaciamento tradicional. Após
um método ou outro, use a Tv com o que desejar, afinal, ninguém pagou uma pipa de massa numa TV
para ficar contando minutos o resto da vida, mas também não vá apelar...
É necessário rodar 24 horas seguidas?!
Não! Pode rodar quantas horas quiser por dia.
Mas posso deixar as 24 horas rodando seguidas para acabar rápido?!
Pode, mas não é aconselhavel principalmente se não tiver alguém que possa acompanhar se
está tudo ok a cada 2 ou 3 horas, pois pode acontecer algo errado, como travamento do player.
Eu fiz 4 horas por dia.
Onde Baixo o programa com o arquivo do plasma break-in?!


Clique do lado esquerdo no arquivo "NGR download" para baixar o arquivo a ser gravado.
Será preciso o Nero (software gravador de DVD). Se o Nero já estiver instalado, basta clicar
no arquivo baixado que o Nero já abrirá pronto para gravar o arquivo.
O que preciso fazer na TV para usar o "plasma Break-in?"
Baixar o contraste e brilho para 50% ou menos e colocar em qualquer modo de imagem -
padrão, cinema, etc - exceto no modo "dinâmico"
:lol:
Espero ter ajudado,fiquem bem.
 
Última edição pelo moderador:
Foi com esse que fiz a rodagem ao meu durante 200h.

Alias convem ir usando até o painel ter mais ou menos 1000h, e depois é arrumar a um canto até ser preciso outra vez.

Eu fiquei-me pelas duzentas horas, continuo a evitar as barras e muito tempo com menus fixos até ter pelo menos umas 500h ( já só faltam 200 :) ), depois é fazer uma calibração ISF e defrutar ainda melhor do painel :).
 
Boas, Calibração ISF, o que é isso??? como se faz?? é preciso alguma dvd também??

Trata-se de uma calibração profissional do painel, por tecnicos credenciados pela ISF ( Image Science Foundation ). Usam aparelhos proprios de medição e configuram o painel de acordo com o ambiente e as fontes usadas com o mesmo.

Custa em média 200€, o que acho razovel se tivermos em conta que um painel que suporte este tipo de calibração custa em media para cima de 3.000€.

Normalmente os paineis que suportam calibração ISF tem dois Settings ( normalmente dia e noite ) apenas acessiveis com hardware especializado ISF, para guardar as configurações, após o que ficam novamente bloqueados a modificações.
 
Última edição:
Uma pergunta que faço é por exemplo na tv que devo adquirir(PY70), até quantas horas posso estar com imagens fixas, sem haver burn in? Isto apenas para ter uma noção.

cumpzz
 
Burn in

Penso que talvez 15 dias com a mesma imagem fixa.
Depois existem alguns processos que ajudam a tirar o burn in, deixar a tv ligada num canal cheio de chuva ou sem sinal... não funciona nos burn ins mais complicados.

Falo de plasmas pk no meu trabalho temos plasmas a mais de 5 anos 24 sobre 24 e so passados muitos dias é que se notou um burn in minimo.

Agora com estas novas tecnologias, talvez demore mais....
 
Que lol, e eu que já estava a ficar preocupado para quando usar o plasma como media center, não ter mais de 2horas lá a barra, ou qualquer outra imagem estatica...

cumpzz e obrigado
 
Alguem utilizou isto para a rodagem do plasma?

É mesmo eficaz ?


Boa tarde a todos,

Eu também tenho a mesma dúvida, será mesmo necessário fazer a rodagem ao plasma?
Não bastará manter os settings a 50%?

Custa-me ter que passar a 1ª semana a correr um DVD... quando se calhar bastava ter alguma atenção e não "puxar" muito pelo PY70 nos seus primeiros dias de vida.

PSH, tu que és expert e que me conseguiste convencer a comprar o PY70 em vez do W3000 da Sony, estou a contar com a tua ajuda.

Obrigado,
Grande Abraço
 
boas

Comprei um plasma Panasonic ainda estou a espera dele. O Dvd de que se fala em cima substitui as tais 200h de rodagem???

é só ler:
Após o uso do DVD a Tv está liberada para qualquer uso ?!
Conforme dito, o DVD do plasma break-in é uma aceleração de horas ou uma precaução a
mais. Alguns proprietários usam o DVD durante as 24 horas em suas TVs novas e não se
preocupam mais com amaciamento, outros usam o DVD e ainda cumprem as 176 horas
restantes com os cuidados para amaciamento mencionados no amaciamento tradicional. Após
um método ou outro, use a Tv com o que desejar, afinal, ninguém pagou uma pipa de massa numa TV
para ficar contando minutos o resto da vida, mas também não vá apelar...

No meu caso, ou antes, para mim não substitui, como tal, vou (mesmo tendo usado o DVD) cumprir as 200 horas :)

Já agora e dando azo a um pouco de OT: bons dvds de calibração, há algo por ai?
O que recomendam em termos de "DIY"?
 
Última edição:
Back
Topo