Para quem tem duvidas na rodagem do plasma-interessante

Agora é que me lixaram comprei um panasonic 46pz85e e não fiz nada do que li aqui neste post, nem sabia sequer... Comprei no fim de dezembro e esteve ligado umas 60h (total) a maior parte do tempo foi a ver tv e alguns filmes de dvd. Espero não ter feito nenhum burn-in, ou danificado algo. Sera que ainda posso correr o DVD break-in (24h) e efectuar as 176h de rodagem? Estou preocupado, pois custou-me muito dinheiro e não queria que ele se lixa-se já. O vendedor disse que eu poderia ficar descanssado que nunca iria ter nenhum burn-in, devido o facto que a tv tem um sistema de duplo refresh, que esplicado por ele é uma segunda imagem que esta sempre a passar por detras da que eu estou a ver, e que dessa forma não teria qualquer problema. Sera isto verdade? Gostaria que me aconselhassem, quais os passos que devo efectuar a partir de agora, de forma a não danificar nada no plasma e a efectuar a correcta rodagem. Agradeço desde já a boa colaboração de todos. Um grande abraço a malta deste forum fantastico.
 
Se não vês nenhum burn-in não te preocupes com isso, mas se quiseres faz aagora o resto da rodagem só para descargo da consciencia.

Sinceramente nunca vi nenhum burn nos modelos mais recentes, os unicos que vi são os que estão por exemplo no aeroporto ou algo do genero a fazer de paineis de informação e esses não são recentes, e estão muitas das vezes ligados 24h o que não é o caso numa utilização at home.


porque é que estes fantasmas ainda existem...........:004:
 
Este post é sem duvida util, mas de certa forma assusta a quem não está dentro do assunto.

Posso-vos falar da minha experiências com plasmas. Eu tenho um Hitachi 42PD7200 há uns 4 anos (na altura era apenas superado pelos Pioneer) e quando o comprei na altura não havia (ou não tinha conhecimento) estas Break In Pictures, apenas tive o cuidado de não "puxar" o contraste, brilho e côr... Ou seja, mantive uma imagem satisfatoria mas sempre abaixo dos 50% do máximo.

Tive bastante IR durante algum tempo, especialmente a jogar, por exemplo, a jogar PES desactivava tudo o que ficava estático durante o jogo, o tempo e resultado e nome dos jogadores.

Passado alguns meses deixou de fazer retenção e passei a usar o plasma sem quaisquer restrições, o unico cuidado que ainda hoje mantenho é não deixar imagens paradas durante muito tempo. (pause em dvd, menus estáticos, etc)

Entrentanto a com a evolução da tecnologia (que tenho acompanhado) continua a existir retenção mas nada que se compare com o que existia. Continuo a aconselhar fazer a rodagem com os settings a 50% mas sem grandes stresses...

Compreendo que seja chato para quem compra ter que fazer uma rodagem a uma TV, mas infelizmente ainda não há soluções perfeitas.

Os LCDs não têm que fazer rodagens mas têm outros problemas bem mais graves e que na minha opinião são o suficiente para não os ponderar como compra.

Agora vou comprar um Panasonic 50G10 e o que vou fazer é ver Tv, filmes e jogos de uma forma mais ou menso despreocupada (respeitando os 50% nos settings) e à noite ponho a correr o Break In entre 4 a 6 horas. A minha ideia é fazer cerca de 150 horas de rodagem.

Espero ter ajudado a desfazer algumas duvidas existentes.

Fiquem bem!
 
Boas,

provavelmente vou fazer a perguntar mais ridicula vista neste fórum, mas aqui vai:

Se estiver a jogar um videojogo qualquer e fizer pausa a meio, se desligar o plasma em pause, também pode causar o tal burn in, ou será que só poderá causar se a TV estiver ligada com a imagem estática?

Obrigado e desculpem se a pergunta é estupida.
 
Boas,

provavelmente vou fazer a perguntar mais ridicula vista neste fórum, mas aqui vai:

Se estiver a jogar um videojogo qualquer e fizer pausa a meio, se desligar o plasma em pause, também pode causar o tal burn in, ou será que só poderá causar se a TV estiver ligada com a imagem estática?

Obrigado e desculpem se a pergunta é estupida.

Se não é a mais ridícula, está lá perto. :002:
Ora então vamos tentar responder: NÃO.
Se está desligado, achas que é possível (fisicamente) ocorrer o burn-in? Tipo, não há imagem nenhuma...
 
Boas,

queria tirar um duvida. Eu saquei o DVD Break In, gravei e quando coloquei no DVD a reproduzir aquilo da-me uma sucessão de cores que mudam mt rapidamente e ao fim de 5 segundos reinicia... o Break In DVD é isso mesmo, ou alguma coisa está mal?

Será que alguma alma caridosa aqui pela zona da Maia não terá esse DVD que me empreste para gravar?:P Devo estar a fazer qualquer coisa mal... só pode!

Obrigado
 
Também me aconteceu isso ao ler o DVD no PC. Ao ler no leitor de DVDs já não deu qualquer problema. As mudanças de cor são lentas, se bem me lembro mais de 10 segundos cada.
 
Vou receber o Plasma Panasonic 42G15 brevemente.

Acham bem utilizar o DVD "break in" e fazer a rodagem inicial neste plasma, ou não é necessário devido à tecnologia que já possui?

Alguém sabe onde se encontram "settings de calibração" avançadas para este plasma?

Outra coisa: como se entra no menu de serviço - nas definições avançadas - onde se vê por exemplo as horas que o plasma já esteve ligado?

Obrigado
 
Vou receber o Plasma Panasonic 42G15 brevemente.

Acham bem utilizar o DVD "break in" e fazer a rodagem inicial neste plasma, ou não é necessário devido à tecnologia que já possui?

Alguém sabe onde se encontram "settings de calibração" avançadas para este plasma?

Outra coisa: como se entra no menu de serviço - nas definições avançadas - onde se vê por exemplo as horas que o plasma já esteve ligado?

Obrigado

Quanto á primeira pergunta não é preciso fazer o break-in mas é aconselhado não ultrapassares os 50% em brilho e contraste durante as primeiras 200 horas. Eu comprei uma V10 e fiz-lhe o break-in (duas sessões de 12 horas seguidas) por descanso de consciencia e ainda assim durante as primeiras 200 horas não ultrapassei os 50% mas tenho a certeza que se não tivesse feito o break-in ia dar exactamente ao mesmo.

Quanto aos setings de calibração isso depende muito do ambiente em que o plasma vai estar e do gosto pessoal de cada um, mas se leres o tópico aqui do forum dos plasmas Panasonic 2009 vais encontrar lá meia duzia de calibrações diferentes e se pesquisares no google ainda encontras mais é uma questão de experimentares as diferentes calibrações e guardares as que mais te agradam e convêm, ou então compras um dvd de calibração e fazes a tua própria calibração.

Quanto ao menu de serviço vai ao tópico que referi anteriormente e está lá descrito os passos para aceder ao service menu.


Cumps
juskoviak
 
O meu 42G15 Panasonic chegou ontem

http://www.webapalooza.com/plasma/

Fui a esse site e estou a utilizar as 120 imagens num cartão SD que estão a passar em slideshow de 5 em 5 segundos.

Isso faz bem, mal, assim assim, ou nem aquece nem arrefece?

Outra questão:

Há também a pasta das 70 imagens (não tem tantos modos de cor) e arranjei também noutro sitio as 20 imagens breakin (5 tons de vermelho, 5 de verde, 5 de azul, e 5 brancos - menos cores ainda)

Aconselham isto?
 
Boas

estou pensar comprar um Plasma por 450 Euros visto que vai ser o meu Primeiro Plasma sera que devo ter muitos cuidados ? isso da rodagem é mesmo obrigatorio ? se eu ligar a consolas sera que aqueles problemas de deixar marcas no ecra como aconteçia nas gerações anteriores ja ficou resolvido ou ainda ha risco de isso aconteçer quando se tiver a jogar ??

Ha alguma garantia quanto a isso ?
 
Última edição:
Boas

estou pensar comprar um Plasma por 450 Euros visto que vai ser o meu Primeiro Plasma sera que devo ter muitos cuidados ? isso da rodagem é mesmo obrigatorio ? se eu ligar a consolas sera que aqueles problemas de deixar marcas no ecra como aconteçia nas gerações anteriores ja ficou resolvido ou ainda ha risco de isso aconteçer quando se tiver a jogar ??

Ha alguma garantia quanto a isso ?
Existem algumas marcas de fabricantes que nos últimos anos têm conseguido melhorar muito o problema do burn-in e da retenção, como por exemplo a samsung e a panasonic.

Pelo menos nestas duas marcas, e nos modelos deste ano já muito dificilmente terás problemas de burn-in.

Em relação à retenção poderás ainda ter alguns vestígios se deixares a mesma imagem durante um tempo alargado, mas à partida não passará disso e passará normalmente após algum tempo durante a visualização de outros conteúdos.

A rodagem já não é obrigatória, mas é sempre aconselhável, pois ajuda na maturidade de todos os pixeis em simultâneo, e maximizará equatitativamente o tempo de cada pixel antes de começar a perder o seu brilho/contraste.

Em relação ao TEU plasma, não poderei dar muito mais dados, visto apenas teres dito quanto custa, mas por esse preço poderá ser uma entrada de gama, ou de uma marca menos conceituada, ou mesmo um modelo dos anos passados, e sendo assim, poderás ainda ter que te preocupar com os problemas que enunciaste, bem como juntar ainda outros (como por exemplo o consumo, o tempo de vida, ou se já esteve ligado em exposição).
 
Eu adquiri recentemente um samsung ps50c6900, e tenho feito 2 a 3 horas de break in, e uns filmes de vez em quando. Os settings que me aconselharam foi, contraste não ultrapassar os 75% brilho 50% cor 50% e tudo o resto na config médio, standart, 0.
É certo que estou satisfeito com a imagem, mas ainda não consegui tirar partido da maquina porque tou a espera que venho o leitor de oferta para experimentar o Full HD, e ai testar este tipo de definições. Até agora as ligações rudimentares que tenho sao Scart ao DVD com as "bananas" comuns ligadas ao adaptador que o plasma traz.
 
Back
Topo