Para-sol para Objectivas

Poeta rural

Power Member
Na lente de KIT da canon 18-55 o parasol adequado é extremamente pequeno. Pergunta:
Tem alguma vantagem utilizá-lo nesta lente ou é só para fazer efeito e dar trabalho a desmontar para guardar?

img
 
O problema é que a 18-55 é uma lente grande angular e esse parassol é redondo e não em forma de pétala. Nesse formato, se fosse maior dava vinhetagem a 18mm.

Claro que ajuda alguma coisa, mas menos que um parassol em forma de pétala.

Aqui está um bom artigo sobre isso:

http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/lens-flare.htm
Realmente nenhum dos parasol indicados para as minhas lentes são em forma de pétala. Para a 18-55is como disse o Poeta é indicado o EW-60c e para a 55-250is o ET-60. Será que não existêm em forma de pétala para estas lentes? Ou não serão recomendados?
 
Realmente nenhum dos parasol indicados para as minhas lentes são em forma de pétala. Para a 18-55is como disse o Poeta é indicado o EW-60c e para a 55-250is o ET-60. Será que não existêm em forma de pétala para estas lentes? Ou não serão recomendados?

Essas lentes têm o elemento frontal extensivel e rotativo, logo o para-sol não poder ser em forma de petala. Quer dizer, poder até pode, mas ainda ia tapar menos do que esses "simétricos".
 
aproveitando a onda, eu tenho exactamente a 18-55 e a 55-250 e também anda a ver de um para-sol, pergunta é, é um investimento que valha realmente a pena? ou seja, será que não vai andar 80% das vezes dentro da mala?

é que dado os preços deles..ando a ponderar se vale a pena (se fosse mais barato não pensaria muito..)

já agora, conhecem algum sitio onde eles sejam mais baratos que pix ou ***** (unicos sitios que encontrei)?

cumps
 
no ebay encontra isso ao preco da chuva, pagas mais de portes do k do produto :P

IMO estando a lente protegida com um filtro, esses parasol de pouco servem. se estiver a fazer flare tapem com o sol com mao e a tampa da lente :P
 
Ou se não fazem como eu. Ando com um pedaço de papel cortado em forma de cone, dentro da mala. Quando preciso de para sol enrolo aquilo na objectiva e meto-lhe um elástico. Quando tiver tempo peço emprestada uma máquina para vos mostrar. Funciona, é simples e se vir que corta demasiado a foto por estar a usar os 18mm ou algo basta puxar o papel para trás.
 
no ebay encontra isso ao preco da chuva, pagas mais de portes do k do produto :P

IMO estando a lente protegida com um filtro, esses parasol de pouco servem. se estiver a fazer flare tapem com o sol com mao e a tampa da lente :P

Ou se não fazem como eu. Ando com um pedaço de papel cortado em forma de cone, dentro da mala. Quando preciso de para sol enrolo aquilo na objectiva e meto-lhe um elástico. Quando tiver tempo peço emprestada uma máquina para vos mostrar. Funciona, é simples e se vir que corta demasiado a foto por estar a usar os 18mm ou algo basta puxar o papel para trás.

duas boas ideias lol

sem dúvida :)

e fica um solução barata :P

orpheusmyth: fico à espera dessa foto
 
Desculpem me intrometer numa conversa Canon :lol: mas deixo aqui aqui um ensaio/teste sobre a importancia do mesmo até dentro de casa...

A grande dúvida nem é se um Pára Sol é util, mas sim se um pára sol maior que o standard é util.

http://www.pentaxforums.com/forums/pentax-lens-articles/47414-about-lens-hoods-important-3.html
ok parece que o para-sol maior que o standard é bom..mas isso não tem influência nas objectivas que temos (em que o focus é rotativo?)

cumps
 
mas o ken rockwell nunca usa para sol e diz k nao e preciso, e agora LSeven? vais andar a porrada c/ ele? :D

tenho-me safado sem parasol, mas tb e vdd k nao tenho um para exprimentar e poder afirmar k nao faz diferenca.

tenho um pra 10-22, mas ainda n fiz os testes devidos.
 
ok parece que o para-sol maior que o standard é bom..mas isso não tem influência nas objectivas que temos (em que o focus é rotativo?)

cumps

O facto de elemento frontal ser rotativo é chato no entando a leitura que faço é que é melhor um standard que nada, se puder ser maior melhor.

mas o ken rockwell nunca usa para sol e diz k nao e preciso, e agora LSeven? vais andar a porrada c/ ele? :D

tenho-me safado sem parasol, mas tb e vdd k nao tenho um para exprimentar e poder afirmar k nao faz diferenca.

tenho um pra 10-22, mas ainda n fiz os testes devidos.

Quando o sol está a bater na lente o ken mexe na lua e provoca um eclipse parcial (só mesmo na lente) estás a falar do supra sumo, o chuck norris da fotografia.

Eu fiquei impressionado com a 77 1.8 limited que não é uma lente qualquer, apesar de não ter coatings digital. Isto é um teste dentro de casa, em que as interferencias de luz são muito menores, mas o resultados são obvios pelo menos em aberturas maiores é uma diferença grande.

Quando tiveres oportunidade testa e depois diz qualquer coisa.
 
Warlord nem todos, os que vinham com as minhas lentes (o da 18-55 é tipo pétala)têm uma tampa que dá para tirar (fica um buraco em baixo)que permite usar os filtros que requerem ajuste.
 
nao tou a perceber como esse eskema funciona :( fotos? :)

@Angell'S: inviabiliza no sentido k fica MT complicado rodar o filtro PL com o para-sol enroscado na ponta da lente, tens de enfiar a mao la para dentro e sobra mt pouco espaco para colocar os dedos entre parasol e o filtro
 
nao tou a perceber como esse eskema funciona :( fotos? :)

@Angell'S: inviabiliza no sentido k fica MT complicado rodar o filtro PL com o para-sol enroscado na ponta da lente, tens de enfiar a mao la para dentro e sobra mt pouco espaco para colocar os dedos entre parasol e o filtro

Já estive à procura de fotos mas não achei, não sei se dá para perceber desta fotografia antiga, é uma tampinha que sai e deixa uma janela em baixo.
para%20sol.JPG
 
ja percebi, nao conhecia, perdes uma petala (e a de baixo p isso nem faz mt diferenca, so se tiveres em portrait) mas ao menos consegues rodar o filtro :)
 
Back
Topo