1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Para-sol para Objectivas

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Poeta rural, 5 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 57; Visualizações: 8849)

1. Poeta rural

Poeta rural Power Member

Na lente de KIT da canon 18-55 o parasol adequado é extremamente pequeno. Pergunta:
    Tem alguma vantagem utilizá-lo nesta lente ou é só para fazer efeito e dar trabalho a desmontar para guardar?

2. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

O problema é que a 18-55 é uma lente grande angular e esse parassol é redondo e não em forma de pétala. Nesse formato, se fosse maior dava vinhetagem a 18mm.

Claro que ajuda alguma coisa, mas menos que um parassol em forma de pétala.

Aqui está um bom artigo sobre isso:

http://www.cambridgeincolour.com/tutorials/lens-flare.htm

3. cmbc

cmbc Power Member

Realmente nenhum dos parasol indicados para as minhas lentes são em forma de pétala. Para a 18-55is como disse o Poeta é indicado o EW-60c e para a 55-250is o ET-60. Será que não existêm em forma de pétala para estas lentes? Ou não serão recomendados?

4. arkannis

arkannis Power Member

Essas lentes têm o elemento frontal extensivel e rotativo, logo o para-sol não poder ser em forma de petala. Quer dizer, poder até pode, mas ainda ia tapar menos do que esses "simétricos".

5. Angell'S

Angell'S Power Member

aproveitando a onda, eu tenho exactamente a 18-55 e a 55-250 e também anda a ver de um para-sol, pergunta é, é um investimento que valha realmente a pena? ou seja, será que não vai andar 80% das vezes dentro da mala?

é que dado os preços deles..ando a ponderar se vale a pena (se fosse mais barato não pensaria muito..)

já agora, conhecem algum sitio onde eles sejam mais baratos que pix ou fnac (unicos sitios que encontrei)?

cumps

6. Warlord

Warlord [email protected] Member

no ebay encontra isso ao preco da chuva, pagas mais de portes do k do produto :P

IMO estando a lente protegida com um filtro, esses parasol de pouco servem. se estiver a fazer flare tapem com o sol com mao e a tampa da lente :P

7. orpheusmyth

orpheusmyth Power Member

Ou se não fazem como eu. Ando com um pedaço de papel cortado em forma de cone, dentro da mala. Quando preciso de para sol enrolo aquilo na objectiva e meto-lhe um elástico. Quando tiver tempo peço emprestada uma máquina para vos mostrar. Funciona, é simples e se vir que corta demasiado a foto por estar a usar os 18mm ou algo basta puxar o papel para trás.

8. Angell'S

Angell'S Power Member

duas boas ideias lol

sem dúvida :)

e fica um solução barata :P

orpheusmyth: fico à espera dessa foto

9. speedofthesea

speedofthesea Power Member

E que tal tirar a foto ao espelho :D

PS.: Já parece o que disseram ao Rui Marto no topico Homemade.
    Cumps

10. LSeven

LSeven I fold therefore I AM

11. Angell'S

Angell'S Power Member

ok parece que o para-sol maior que o standard é bom..mas isso não tem influência nas objectivas que temos (em que o focus é rotativo?)

cumps

12. Warlord

mas o ken rockwell nunca usa para sol e diz k nao e preciso, e agora LSeven? vais andar a porrada c/ ele? :D

tenho-me safado sem parasol, mas tb e vdd k nao tenho um para exprimentar e poder afirmar k nao faz diferenca.

tenho um pra 10-22, mas ainda n fiz os testes devidos.

13. LSeven

O facto de elemento frontal ser rotativo é chato no entando a leitura que faço é que é melhor um standard que nada, se puder ser maior melhor.

Quando o sol está a bater na lente o ken mexe na lua e provoca um eclipse parcial (só mesmo na lente) estás a falar do supra sumo, o chuck norris da fotografia.

Eu fiquei impressionado com a 77 1.8 limited que não é uma lente qualquer, apesar de não ter coatings digital. Isto é um teste dentro de casa, em que as interferencias de luz são muito menores, mas o resultados são obvios pelo menos em aberturas maiores é uma diferença grande.

Quando tiveres oportunidade testa e depois diz qualquer coisa.

14. Warlord

um dos problema k vejo nos para-sol e k inviabiliza o uso de filtros PL

15. Angell'S

Angell'S Power Member

inviabiliza? elá isso é mau :S

16. LSeven

Warlord nem todos, os que vinham com as minhas lentes (o da 18-55 é tipo pétala)têm uma tampa que dá para tirar (fica um buraco em baixo)que permite usar os filtros que requerem ajuste.

17. Warlord

nao tou a perceber como esse eskema funciona :( fotos? :)

@Angell'S: inviabiliza no sentido k fica MT complicado rodar o filtro PL com o para-sol enroscado na ponta da lente, tens de enfiar a mao la para dentro e sobra mt pouco espaco para colocar os dedos entre parasol e o filtro

18. arkannis

arkannis Power Member

www.*****.com
    Preço da chuva e portes grátis. Qualidade duvidosa, mas para o que é, who cares? desde que encaixem e tenham o tamanho certo.

19. LSeven

Já estive à procura de fotos mas não achei, não sei se dá para perceber desta fotografia antiga, é uma tampinha que sai e deixa uma janela em baixo.

20. Warlord

ja percebi, nao conhecia, perdes uma petala (e a de baixo p isso nem faz mt diferenca, so se tiveres em portrait) mas ao menos consegues rodar o filtro :)

Partilhar esta Página