1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Parabola GNU/Linux Libre lançada.

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Minguno, 30 de Julho de 2016. (Respostas: 7; Visualizações: 1233)

  1. Minguno

    Minguno Power Member

    Temos disponivel mais uma versão Parabola uma distribuição com suporte a processadores i686 e X86_64 e com um Kernel Livre "Libre Kernel" https://www.fsfla.org/ikiwiki/selibre/linux-libre/

    [​IMG]
    Podem seguir o grupo de noticías do Parabola no GNUSocial →
    https://gnusocial.net/group/parabola

    Pequena descrição :
    Parabola GNU/Linux-libre is an unofficial "libre" variant of Arch Linux. It aims to provide a fully free (as in freedom) distribution based on the packages of the Arch Linux project, with packages optimised for i686 and x86_64 processors. The goal is to give the users complete control over their systems with 100% "libre" software. Parabola GNU/Linux-libre is listed by the Free Software Foundation (FSF) as a fully free software distribution. Besides a standard installation CD image, the project also provides a live/rescue DVD image with MATE as the default desktop environment.

    PT→
    Parabola é uma distribuição não oficial do Arch já que é uma variante sua pois o projecto implica um Kernel modificado - Libre . O Parabola persegue uma oferta totalmente livre de uma variante Arch GNU/Linux com optimização para processadores i686 e X86_64 , o objectivo é oferecer aos usuários um completo controlo do sistema com software 100% livre daí resulta que os pacotes de software sejam também revistos com uma perspectiva "libre" . O Parabola está oficialmente suportado pela FSF sendo uma das distribuições que é sugerida pela mesma FSF para uso dos usuários que assim o queiram já que respeita as directivas da mesma FSF. A oferta do Parabola faz-se por método Standara como CD ISO e com alternativas em DVD live/resgate com interface de escritório Mate.

    https://www.parabola.nu/

    https://www.fsf.org/blogs/licensing/parabola-gnu-linux-joins-the-fsf-list-of-free-distributions
    https://www.gnu.org/distros/free-distros.html

    Se você for um usuário preocupado com o software que se instala no seu computador e em ser dono do que ele faz no seu computador então sem dúvida o Parabola tem toda a pinta de ser uma boa distribuição para usar.
    Origem:
    http://gnulinuxvagos.es/topic/5781-parabola-gnulinux-libre/
     
  2. slblxs

    slblxs Power Member

    Interessante e a instalaçao è igual à do Arch linux?
     
  3. Minguno

    Minguno Power Member

    Sim segue o mesmo principio deriva apenas nas tipologias , Iso boot cd Image, Live mode & Install que aqui seguramente terá uma interface gráfica passo a passo óbviamente personalizada pelo desenvolvedor do qual , segundo ouvi faz uns meses um podcast , sai uma oferta tipada e muito personalizada principalmente ao nível de pacotes de repositório mantidos no Parabola.

    Depois tens ainda uma ISO para invisuais ou seja pessoas com limitação ao nível da visão a qual é personalizada para ditar opções etc...

    Dual architecture (i686 and x86_64):
    Main ISO - Live ISO image for installation and recovery.
    MATE desktop ISO - Live ISO image for installation and recovery (with MATE Desktop Environment).
    TalkingParabola ISO - Live ISO image for installation and recovery (adapted for blind and visually impaired users).

    Este tipo de Kernel normalmente em nada invalida o uso em equipamentos com firmware o único que tem de se fazer é compilação instalação de firmware manual e salvo responsabilidade do próprio usuário , por exemplo tu no Ubuntu tens uma catrafada de firmware adicionado que nunca usas num Kernel Libre esse firmware pura e simplesmente não existe , evitas portá-lo sem uso, poupas um espaço no disco etc...

    É sempre interessante aliás se existem projectos muito interessantes ao nível GNU/Linux Distros as distros Kernel Libre são as mais interessantes e em certo modo fazem lembrar muito o Gentoo.

    [​IMG]

    Para quem tiver interesse nesta filosofia de uso →

    https://www.gnu.org/distros/free-distros.html

    E existem mais distros umas muito perto destes canônes outras mais a meio termo ou em espera de selo FSF →

    https://www.gnu.org/software/guix/about/
    http://sirgazil.bitbucket.org/es/
     
    Última edição: 31 de Julho de 2016
  4. O trisquel segue um pouco essa filosofia. Ainda que o kernel seja robusto.
     
  5. jmcr412

    jmcr412 Power Member

    Segundo tenho lido, o Trisquel está mais polido que o Parabola, para quem procura um SO 100% free. Até o Richard Stallman usa o Trisquel.
     
  6. olha, não sabia. fica a referência.
    cumps
     
  7. Minguno

    Minguno Power Member

    [youtube]

    A importância da existência dos Kernel Libre está patente nessa conf. Fisl2016 Brasil , Podem ir até à 1 hora do vídeo e apanham o núcleo da coisa .GNU/Linux ou GNU/LinuxKernelLibre ou GNU...