Parafusos para acrílico - DONE - Agora preciso de Botões

hellaxe

Power Member
Oi pessoal:

Digam-me lá quero colocar um frontal de acrilico numa caixa mas não sei que tipo de parafusos vou usar. A caixa é normalissima e queria apertar o acrilico na chapa. Também não queria uns parafusos foleiros. O que me aconcelham?

Haaaaaaaaa.
outra coisa, como a caixa tem rebites na frente o que deveria colocar entre a caixa e o acrílico para fazer uma vedação perfeita, uma vez qque se assentar o acrilico directamente na "chapa" fico com um espaço de cerca de 2 mm. tenho algumas ideias mas não sei se resultarão.

Obrigado.
 
Última edição:
à partida qualquer parafuso serve, desde que não abra rosca no acrilico, ou seja, fazes um furo mais largo que o parafuso e usas parafusos com porca.
Cromados são melhores, porque tambem não corres o risco de arranharem e estalrem o acrilico.
Para assentar melhor, se fosse eu, pegava numa broca e pelo lado de dentro fazia um furito de 2mm de profundidade, só mesmo encostar a broca e tirar, assim fica uma concavidade para a cabeça dos rebites.
 
Trabalhar o acrilico :(

Pois é tive uma má experiência. Gastei 10€ e parti o que ía ser o meu frontal :005: .
A minha dúvida que depois me veio à cabeça é a seguinte: para furar devo fazê-lo com velocidades pequenas pois o material é bastante rígido (duro). Ao usar o tico-tico para cortar as ranhuras para as drives devo molhar o material para arrefecer? É que com a velocidade da ferramenta (aquilo n tem regulação) a temperatura atingida o acrilico derrete e fica uma bosta. :005: :005: .
 
http://www.casemodbr.com/index.php?tutoriais&acrilico

Aqui está um tutorial para trabalhar em acrilico... tem algumas dicas uteis... ;)
Em todo o caso o aquecer é de facto um problema porque o acrilico derrete a temperaturas baixas... é o mesmo a cortar plastico, aquece e derrete muito facilmente...
Portanto, baixas rotações e ir arrefecendo o instrumento de corte... ;)

Já agora, se alguem souber a resposta à minha pergunta em cima, agradecia a ajuda... ;)
 
Para acrilico o ideal é usar parafusos com porca.
O furo no acrilico têm que ter o diametro do parafuso e depois aperta-se com a porca :)

Tipo isto
Parafuso-c-porca-e-arruela.gif

page4_14.jpg


Abraços
 
Peterwolf disse:
Para acrilico o ideal é usar parafusos com porca.
O furo no acrilico têm que ter o diametro do parafuso e depois aperta-se com a porca :)

Tipo isto
Parafuso-c-porca-e-arruela.gif

page4_14.jpg


Abraços

Mas existe maneira viavel de apertar parafusos directamente ao acrilico? nem que seja um sistema qualquer de incrustar uma rosca de metal no acrilico ou qualquer coisa parecida...
isto é para um mod que estou a pensar, que é muito baseado na estética (além da funcionalidade) da caixa, e a ultima coisa que queria era ter cabeças de parafusos a sair do acrilico... ;)
Em ultimo caso iria para cola, mas não me sinto muito seguro com isso, e também em caso de necessidade um parafuso pode-se desaparafusar... ;)

Alguém sabe de uma maneira de resolver isto, ou tutorials para algo parecido?

Thx
 
Mephisto, uma salva de palmas ao proximo participante no levanta-te e ri... Clap!...


Shakawkaw, a ideia de colocar uma rosca no acrilico é boa, desde que se use acrilicos com espessura consideravel para colocar uma rosca grandita de maneira a ficar bem enroscado.

Abraços
 
Pois, mas com um acrilico de grande espessura teria o problema do peso (e €)... :(
Acho que tenho de pensar melhor o projecto... ;)
Quando tiver isto bem idealizado posto cá no forum... :D
 
Shakawkaw disse:
Em ultimo caso iria para cola, mas não me sinto muito seguro com isso, e também em caso de necessidade um parafuso pode-se desaparafusar... ;)
Thx

Sempre podes fazer como eu estou a pensar: fazes o furo para a espiga do parafuso e depois fazes outro com o diametro da cabeça do parafuso (0.5mm maior para entrar à vontade) com a profundidade da altura da cabeça do mesmo. Mas eu estou a falar no caso do acrilico ter pelo menos 5mm e a cabeça do parafuso ser de 2mm. É uma ideia. Vou fazer assim. Espero que não para outra chapa senão fico :004: :004: .
 
Shakawkaw disse:
Pois, mas eu queria a superficie do acrilico lisinha, sem outros materiais... ;)

Então faz ao contrário. Na parte que vai encostar na caixa fazes um furo do diametro da porca com uma profundidade de 3 a 4mm, tu logo vez. e depois metes o parafuso pela caixa. O ideal era uma porca redonda e que ficasse justinha no acrilico para não rodar e conseguires apertar bem, caso não encontres sempre podes colar. O parafuso deve ficar mesmo à medida. É uma óptima ideia. No meu caso não resultava devido à posição dos parafusos que um deles fica mto junto do pilar dos 3 1/2".
Boa sorte depois mostra como ficou.
 
Para não abrir outra thread pergunto agora:

Queria Pôr outros botõezitos p o power e o reset pq os que tinha n ficam bem agora. Podem dar-me uma dica de onde comprar coisas engraçadas aqui no Porto. Já fui áquela loja na Sta Catarina de electronica e n tem nada de jeito.
 
Back
Topo