Parallels, Boot camp and "More than one Windows partitions are found."

Meje

Power Member
Já tinha falado deste problema numa outra thread, mas que não é especifica sobre o assunto. Aconselhado por um user, fiz uma pesquisa por outros fóruns e percebi que este é um problema que parece não ter solução, fica aqui então esta thread para o caso de alguém saber como resolver e registar eventuais desenvolvimentos. Existem imensos relatos deste problema e de contactos com a empresa que produz o parallels e nada...

O problema:

Quando se pretende usar o parallels desktop para correr o windows XP que existe com uma instalação completamente feita com o boot camp, parece que não há qualquer tipo de problema ( menos que existam drives externas ligadas).

Mas quando, como no meu caso, se usou o boot camp apenas para ter drivers para o XP e se criaram 3 partições "manualmente" (uma para OSX, uma para XP e uma para dados em FAT32), o parallels não consegue correr o XP, aparentemente por detectar qualquer partição NTFS ou FAT32 como uma partição windows e apesar de na configuração não ocorrerem problemas, quando se tenta correr a VM ocorre o seguinte erro:

"More than one Windows partitions are found. This is not a standard Boot Camp configuration. Please refer to the Parallels Desktop for Mac User Guide, Using Boot Camp Windows XP Installation chapter for instructions on how to configure Parallels virtual machine in case of a non-standard Boot Camp configuration on your Macintosh computer."
 
É sempre mais fácil ser os outros a procurar, mesmo assim:

http://www.osvm.org/prls/Bootcamp_configuration.pdf
e
non-standard HD configs

Boa Sorte com isso! Não testei porque não precisei.

Garanto-te que não. Acredita que passei umas duas horas a ler fóruns, incluindo o fórum do parallels e posso colocar-te links para umas 5 threads desse fórum no minimo sobre o assunto em que não chegaram a conclusão nenhuma (com posts de fevereiro se não me engano, por isso não muito antigas). E existem inumeras threads em outros fóruns, com posts muito recentes onde niguém encontra a solução.

De qualquer forma muito obrigado pelos links, vou ver se me ajudam!
 
Funciona mesmo, apesar daquilo ser um bocado complicado para quem não percebe nada disto, vou deixar aqui de forma simples como fiz para quem precisar.

No meu caso como disse tenho 3 partições:
1) A habitual do OSX
2) Uma NTFS com windows XP SP2
3) Uma FAT32 para musica, filmes, etc.

Primeiro façam uma instalação normal do parallels para correr o XP da partição do boot camp como está indicado no guia de instalação rápida do parallels. Depois pelo sim pelo não corram o Parallels para ver se ocorre o tal erro que referi no primeiro post.

Depois fechem o parallels e abram o terminal (nome em português) e escrevam "df"

Deve aparecer uma data de linhas, algumas das quais do tipo:
"/dev/diskXsY (...) /Volumes/XXX"

Em que X e Y são numeros (como disk0s3) e XXX é o nome da partição respectiva (como Untitled)

Procurem aí quais os numeros X e Y da vossa partição que contem o windows.

De seguida pesquisem (no finder por exemplo) por ".pvs"

Devem encontrar um ficheiro com o icon do parallels e que no meu caso era o "Microsoft Windows XP.pvs", no vosso caso deve ser igual.

Façam "abrir com" ou "open with" com o editor de texto.

Vão encontrar facilmente algo do tipo:

Disk 0:0 enabled = 1
Disk 0:0 = 1
Disk 0:0 media = 0
Disk 0:0 connected = 1
Disk 0:0 image = Boot Camp
Disk 0:0 cylinders = 65016
Disk 0:0 heads = 16
Disk 0:0 sectors = 63
Disk 0:1 enabled = 1
Disk 0:1 = 1
Disk 0:1 media = 0
Disk 0:1 connected = 1
Disk 0:1 image = Default CD/DVD-ROM
Disk 0:1 cylinders = 65016
Disk 0:1 heads = 16
Disk 0:1 sectors = 63
Disk 1:0 enabled = 0
Disk 1:0 = 0
Disk 1:1 enabled = 0
Disk 1:1 = 0

E na linha que eu coloquei a bold acrescentem ;diskXsY (com o X e Y que já identificaram da partição do windows. Ficará algo do tipo:

Disk 0:0 image = Boot Camp;disk0s4

De seguida salvem o ficheiro e tentem correr o parallels outra vez, comigo já deu.

PS: Não percebo muito destas coisas, mas acho que está suficientemente perceptivel, qualquer esclarecimento que eu consiga dar, podem perguntar e mais uma vez obrigado ao bruno_eg.
 
Já agora, alguém tem o parallels a funcionar assim? É que assim o XP (correndo no parallels não me reconhece a partição de dados em FAT32, considera o restante espaço do disco (do OSX e a partição FAT32) Unallocated.:'(
 
Back
Topo