Parar download automático do Windows Update

Queixoso

Power Member
Boas malta,

A minha duvida subsiste em uma maneira de parar por completo e de modo infalível o download automático dos Updates do Windows.

Isto porque?

Simplesmente por ter uma estrutura com cerca de 80 NUC´s com Windows 10 e quando o windows entra numa fase de actualizações, o que acontece é um estrangulamento da rede. Os NUC´s começam todos a sacar actualizações, e a rede pára por completo fazendo com que seja impossível para trabalhar.

Alguém sabe de alguma forma de parar por completo o Download automático dos Updates?
 
Nas opções avançadas do Windows Update do Windows 10 podes limitar a largura de banda que cada PC usa para fazer o download das actualizações, sem precisar de as desactivar totalmente.
 
qual delas, a 1ª ou 2ª? Na segunda hipótese ele liga novamente.
é que tenho o serviço sempre desactivado, isto nas máquinas em casa.

Atenção que se essas máquinas têm loja windows, se não for configurado, as apps volta e meia estão todas autonomamente a ser actualizadas.
Ainda existem, se activadas, as actualizações autónomas de drivers, do defender, adobe, ferramenta de software malicioso, esta ultima corre todos os meses.
 
Última edição:
Sim certo, mas como em alguns computadores não resultou. Existe alguma possibilidade de haver outro serviço que force a inicialização do serviço do windows update?
O facto de ser o user a desabilitar um serviço não o protege de ser ativado novamente por outro serviço/software?
 
Sim certo, mas como em alguns computadores não resultou. Existe alguma possibilidade de haver outro serviço que force a inicialização do serviço do windows update?
O facto de ser o user a desabilitar um serviço não o protege de ser ativado novamente por outro serviço/software?

Depende, quem administra o parque?
 
Isso que está no vídeo é exactamente o que lhe facultei mas por linha de comandos.

C:\Windows\system32>sc config wuauserv start= disabled
[SC] ChangeServiceConfig SUCCESS

sim eu sei, mas nem sempre a linha de comando é uma opção viável, dai ir por dentro do windows...
 
Não sei se ajuda, mas creio que dá para configurar os updates para serem partilhados dentro da mesma rede. Imagino que a partir do momento que um dos pcs tenha, os restantes possam ir buscar a esse através da rede interna mas não posso confirmar.

Deixo aqui um link, espero que ajude: https://www.digitalcitizen.life/how-set-windows-10-get-updates-local-network-internet

Colocar os PCs a sacar os updates internamente na rede local, em conjunto com a limitação da largura de banda, nessas mesmas opções avançadas do Windows Update, seria uma opção para limitar o estrangulamento da rede, mas ele pelos vistos quer mesmo desactivar o Windows Update...
 
@MOUSETM os serviços foram todos desativados com um .bat que eu criei. Achas que pode ser essa a razão para não ter ficado bloqueado corretamente em todos os pcs?

possivelmente, nessas situações é sempre uma treta , e a linha de comandos a nível local umas vezes safa outras não, e a remoto então nem se fala, dai teres visto que não resultou...
 
Se o serviço aparecer como desactivado existe alguma forma de outro software ou serviço o activar novamente?
Esta é a questão porque perder mais 1 min em fazer a verificação a ver se realmente ficou desactivado não é problema.
 
Colocar os PCs a sacar os updates internamente na rede local, em conjunto com a limitação da largura de banda, nessas mesmas opções avançadas do Windows Update, seria uma opção para limitar o estrangulamento da rede, mas ele pelos vistos quer mesmo desactivar o Windows Update...
Sim, o que eu sugeri não resolve. Bom era se desse para configurar não só para actualizar "fora de horas" mas para também sacar nesse período os updates, mas creio que não dá.

Uma forma de evitar os downloads talvez seja indicar que a rede tem tráfego limitado (nas wifi dá, nas fixas não tenho a certeza).
 
Se o serviço aparecer como desactivado existe alguma forma de outro software ou serviço o activar novamente?
Esta é a questão porque perder mais 1 min em fazer a verificação a ver se realmente ficou desactivado não é problema.

não, uma vez desactivado no sistema, não existe nada que o volte activar, se não mesmo reverter o processo inicial que foi feito para o desactivar...
 
Então supostamente a desactivação do serviço deve resolver.
Deixo aqui outra sugestão a quem tiver com o mesmo problema:

Nas politicas de grupo local (gpedit.msc):
Modelos administrativos » Componentes do Windows » Windows Update » Colocar a politica "Configurar Actualizações Automáticas" como desactivada.

Vou analisar, obrigado malta.
 
Última edição:
Vou aproveitar esta Thread para expor a seguinte situação a meu ver estranha:

Tenho um computador torre com o windows 10 1607 que o instalei em Junho.Após fazer todos os updates,fui aos services.msc e desliguei o serviço wuauserv.

Durante estes 6 meses nada de actualizações tal como eu queria.

Ontem do nada começa a procurar actualizações e a instalar,fui as services.msc e verifiquei que o serviço foi novamente activado não sei como.

Alguém sabe dizer se esse serviço após algum tempo é activado ou algo assim?
 
Back
Topo