Parceria com promotores do UWB pode acelerar Bluetooth até aos 100 MB

RavenMaster

Power Member
"O Bluetooth Special Interest Group (SIG) anunciou hoje que irá trabalhar em conjunto com os programadores da tecnologia Ultra-wideband (UWB), com o objectivo de tornar as duas tecnologias compatíveis e alinhar estratégias para o futuro.

A UWB é também uma tecnologia wireless que consome menos recursos para oferecer maior largura de banda que o Bluetooth ou o Wi-Fi. Em regra o Bluetooth transfere dados a uma velocidade que varia entre um e três megabits, consoante a versão. O UWB permite velocidades de débito até 100 megabits, o que tornam uma veículo credível para a transmissão de sinais de vídeo de um gravador para um plasma, por exemplo. A largura de banda desta tecnologia é mesmo suficiente assegurar a transmissão de um programa de televisão de alta definição.

Face às potencialidades, o SIG, que representa mais de 3.400 empresas, está apostado em trabalhar com os dois principais grupos promotores da tecnologia (WiMedia Alliance e UWB Forum) desenvolvida nos anos 60 e durante alguns anos limitada às comunicações militares.

Entre as principais vantagens do trabalho conjunto, para o Bluetooth destaca-se a possibilidade da tecnologia vir a conseguir cumprir os requisitos de alta velocidade na sincronização e transferência de grandes quantidades de dados e ganhar capacidade para suportar serviços de vídeo de alta qualidade em dispositivos portáteis.

Por seu lado, "o UWB irá beneficiar da maturidade da tecnologia bluetooth, da sua notoriedade no mercado e dos seus programas de qualificação", explica um comunicado.

O mesmo documento diz que os dois grupos estão ainda a acertar detalhes sobre as potencialidades da parceria, mas que é certo o objectivo de desenvolver "uma arquitectura que permita aos dispositivos tirar partido das taxas de débito do UWB, em cenários que exijam velocidades elevadas".

Quando este objectivo for atingido e estiverem resolvidas algumas questões menos favoráveis ao projecto - quer a nível regulatório, quer a nível das interferências de sinal com outras tecnologias wireless - o Bluetooth passará a ter como principal função "assegurar a compatibilidade com dispositivos hoje no mercado e produtos desenvolvidos no futuro que requeiram menores taxas de débito", detalha o SIG. "

fonte
 
Back
Topo