parece k o r404a ta a passar de moda: r507

|RickY|

OC Legend
Pareçe que o menino Fugger com uma simples carga de r507 na march1 consegue acabar o 3dmark 2k3 vendo um maximo de temperatura de -49º

para se ter uma ideia, eu com a minha prometeia com r404a, com o comprimento do capilar alterado e umas horas perdidas a calibrar a quantidade de gaz

ao acabar o 3dmark 2k3 xego a ver -43º com umas fanz extra no condensador.
Gelando o condensador, consigo acabar o mesmo teste perto de -48º

se ele só vê -49 com apenas a carga de gaz, imagino os -56 no fim do teste com gelo no condensador e com o capilar acrescentado o que equivale a uns -62 em idle no windows isto contas arredondadas para baixo, com 1.8vcore e com o fsb no máximo estavel

tou só a supor temperaturas, mas o que é certo é que amanhã vou falar com o meu ac-man :P a ver o que é que ele diz da ideia e se consigo fazer a coisa de borla, levando o gaz, pois ainda hj modifiquei o tubo capillar e recarregei com r404a :S

ja agora aproveito para dizer que ganhei perto de 5º negativos com o acrescento do tubo capilar

ja agora:

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?s=&threadid=19959&perpage=25&pagenumber=1

;)

cumps pa malta
 
Viva Ricky,

Estive a ler atentamente a thread que indicaste no Xtrem sys e há um ponto que me chamou a atenção, aliás 2:

1- As diferentes pressões a que trabalham os vários refrigerantes. Por ordem crescente será r134a (o original da promy) > r404a > r507. O compressor da promy foi desenhado para a pressão do 134a e é de alguma forma um risco, colocar outro refrigerante. O 404a já quase temos acerteza que funciona pois já é utilizado há algum tempo sem problemas. Resta apenas saber se não encurtará a vida do compressor. Quanto ao r507 é ainda uma incógnita. Será que a pressão a que trabalha está dentro dos limites de segurança do compressor?

Vale a pena o risco por 4 ou 5 graus?

Para um overclocker pro acho que sim até porque, sem se correr riscos nunca se chega lá.

Para um overclocker amador, que é o meu caso, acho que não. pelo menos até haver mais feedback dos pros.

Até porque, com o ac portátil a mandar ar frio para o condensador da promy consigo acabar o 3dmark 2001 a 1,775 vcore, com -50 no mostrador da promy e -34 no mbm.

Em iddle tenho de desligar a promy pois, como sabes, a temp dispara abaixo dos -54 e aquilo apita por todo o lado...:D :D :D
Tenho de fazer o mod

2- As temps no sensor da promy parece que entram em parafuso abaixo dos -50. Daí não nos podermos fiar muito nelas...

Continua o teu excelente trabalho...

Um abraço
 
a pressão do r507 é praticamente o mesmo k r404a aliás, estes 2 gazes são substitutos do r502 k ja não se fabrica, simplesmete como o fugger provou, o r507 atinge temperaturas mais baixas ;)

e se a coisa correr mal, o orçamento k me deram hj para a troca do compressor da prometeia por outro igual, ja com a carga de gaz, é 150E, claro que não punha-mos um igual hehehehe tinha de levar um mais potente :P


o unico problema é k não consigo comprar r507, não vendem podem mandar vir, mas só uma botija de 10kg.... k dava para umas 100 promys e custava mais de 150E so a botija... se se vende-se botijas de 1kg fazia isso...

ninguem tem para ai r507? :P

cumps pa malta
 
Originally posted by |RickY|

ninguem tem para ai r507? :P

eheheh Deixa ver ali debaixo da cama :P

Mas não vende em portugal ou não vende onde tu foste? Se não se vende em portugal duvido dê para mandir em pequenas doses.. Mas mais em doses industriais.. O que tens a fazer e acho que ate gostavas era arranjas uma promy do tamanho industrial :-D joking**
 
De facto a alteraçao de r404a para r507 em teoria nao é das melhores.

As pressoes na realidade sao identicas quer em baixa pressao quer em alta pressao. O unico senao do r507 é que faz quase mais 20/30% calor no condensador, o que me pareçe que nao seja assim tao bom negocio. Reparem que ele proprio o diz que a temp do compressor fica-se pelos 110c o que é claramente exagerado visto que o limite termico dos compressores é normalmente 125c. A temp operaçao normal de um compressor em carga maxima deve manter-se o mais baixa possivel e normalmente o melhor que se consegue é que ele fique abaixo dos 50/60º

O facto de ele ter melhores temps com r507 de certeza que se deve ao facto de o capilar estar por acaso melhor optimizado para este.

O r404a é o melhor refrigerante no momento sem qq duvida pk é aquele que consegue ofereçer a melhor relaçao frio/temp condensaçao.

Uma maneira de baixarem as temps para alem do tamanho correcto do capilar (que nao é uma ciencia exacta. obtem-se com testes) é a pressao de vacuo que conseguem dar inicialmente no sistema.

Normalmente as bombas de vacuo dos gajos de casas de A/C nao vao abaixo de -1bar pressao.
Bombas de vacuo industriais conseguem fazer mto mais vacuo que isto e podem ajudar a ter temps bastante mais baixas.
Só por curiosidade se se consegui-se expandir r404a a essa pressao (-1bar )ele mandava-se para os -80º e r22 para -100º

Claro que isso nao é possivel pq quando se adiciona o gás ao sistema a pressao aumenta e o objetivo é que ele fique com a minima pressao possivel quando em funcionamento.
Para o r404a expandir a -40º/80% de eficiencia isentropica precisa de 1.33bar pressao.
-50º/80% - 0,8bar pressao.

Isto é uma escala logaritmica por isso ja estao a ver que é mto dificil trabalhar com estes valores pq a pressao aproxima-se rapidamente do 0,0bar e nao pode ser inferior a isso.

Fiz uns graficos dos varios gazes e deixo-lhes uns screenshots para tentarem perceber melhor os varios gases refrigerantes aqui discutidos. Chegam facilmente á conclusao de que o r134a é mto dificil de descer mais do que os -40ºc devido á pressao extremamente baixa que é necessaria para chegar a essa temp; Os sistemas de r22 fazem mto frio BARATO!! mas se fosse a vcs pensava duas vezes e olhava para a temp que se vai libertar no condensador. :P
Tirem la atao as vossas conclusoes e espero que tenha ajudado a perceber isto mais um pouco.

www.watercooling.org/screenshots/r134a.JPG
www.watercooling.org/screenshots/r404a.JPG
www.watercooling.org/screenshots/r507.JPG
www.watercooling.org/screenshots/r22.JPG

Fiquem []
 
maso, tás mesmo la :D

la vou eu a procura duma maquina de vacuo acério e deixar akilo a fazer vacuo até o compressor encolher :D


agora diz-me uma coisa, tenho andado ca com umas ideias... r410a um substituto do r22 vai aquecer o condensador demasiado... e se se puzer um condensador maior?? ia lixar o compressor na mesma?


cumps
 
Última edição:
ricky pq nao fazes como eu:
meti o condensador do chiller dentro de um deposito e montei um circuito de wc
:)
nao precisa de ter fans com grandes rpm's
basta teres um radiador grande.. e umas fans silenciosas a arrefecer
 
axo que ele queria mesmo dizer watercooling do condensador,

mas tu usas o ar condicionado eu fasso um genero de chill ao condensador, por isso mais só umas cascade :D


cumps
 
Originally posted by |RickY|
axo que ele queria mesmo dizer watercooling do condensador,

mas tu usas o ar condicionado eu fasso um genero de chill ao condensador, por isso mais só umas cascade :D


cumps

xii mas isso depiis fica um sisetma muito grande.. que estou a fazer uma cena pequena , compacta e silenciosa.. silencio é de ouro
:)
 
Back
Topo