Parlamento discute petição para ao fim da fidelização nas telecomunicações

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Parlamento discute petição para ao fim da fidelização nas telecomunicações
A iniciativa foi da DECO e reuniu 157,8 mil pessoas, que assinaram uma petição pedindo o fim da fidelização de 24 meses associada à generalidade dos contratos de telecomunicações. O pedido vai ser esta semana apreciado pelos deputados.


A petição chega agora ao hemiciclo e será discutida esta quarta-feira pelos deputados. Pede que se alterem as atuais regras e que sejam revistos os prazos de fidelização impostos pelos operadores, em função do benefício efetivamente recebido pelo cliente que se compromete a permanecer na rede.

Entre as queixas recebidas pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor esta é a área com maior número de reclamações. Só até setembro deste ano a DECO recebeu 42.530 reclamações, mantendo o sector no topo da tabela dos que geram mais queixas. As questões relacionadas com a fidelização são as que assumem maior peso, representando 42% das queixas recebidas, quase 18 mil, revelou a associação ao Dinheiro Vivo.

Para a DECO, a fidelização de 24 meses que os operadores impõem quando é feito um novo contrato impede os consumidores de procurarem melhores ofertas nesse período, muitas vezes sem lhes garantir as condições especiais que a lei prevê para que essa limitação à mudança de operador seja imposta.

Para os operadores a fidelização é um garante de estabilidade que permite “maior investimento, inovação e preços mais baixos”, defendeu a Apritel em declarações ao Dinheiro Vivo. A associação que representa os operadores ainda defende que não há “uma contestação expressiva da permanência de 24 meses”. Na análise da Apritel, só 8% das queixas se referem a períodos de fidelização. Destas 3,7% têm a ver com a falta de informação sobre esses prazos e só 0,25% contestam a duração da permanência.

A discussão da petição promovida pela DECO está marcada para esta quarta-feira a partir das 15 horas.
 
Ah, certo... esta petição não é a das refidelizações é das fidelizações em si...

A Assembleia da República legisla, legisla, legisla e não fiscaliza nada do que aprova; está-me cá a parecer que - tolos como são - vão acrescentar mais umas cláusulas estupificantes à lei em causa como proibir negociações dentro do contrato, etc.

Como já disse noutro tópico, ter ideias destas a poucos dias do aumento anual parece-me arriscado. Porque não aprovam isto em dezembro, depois dos ISPs anunciarem quanto vão aumentar nos seus serviços?
 
noticia do Publico: se as fidelizações acabarem os preços sobem

estes tipos ainda nao governaram um dia sequer e já vejo a factura a subir 2x. Primeiro a taxa da RTP, agora isto. :facepalm:

Nao era suposto os de esquerda darem-nos dinheiro e os de direita malandros tiraram-nos. Muito confuso:shifteye:
 
mas tinham duvidas que se acabrem as fidelizações ou diminuir as fidelizações os preços não irão aumentar?

parabens DECO por conseguires estragar algo que está ''minimamente'' bem, e com isto fazes que os pacotes de net e tv sejam só para pessoas ''ricas''
 
mas quero ver se esta mesma gente iluminada e que ate agora nao me melhora a vida em nada e só me vai ao bolso, nao cria uma legislação pra termos todos TDT como deve de ser cheia de canais com qualidade no pais todo que até era por onde deviam ter começado. Fico á espera sentado...
 
A questão fulcral é que as pessoas não conseguem associar os preços praticados com a fidelização. Não entendem o conceito de amortização do investimento inicial que ronda as centenas de euros por novo cliente. Se, por absurdo, acabassem as fidelizações, é óbvio que as empresas aumentarão os preços, não são a a Santa Casa, não andam aqui para perder dinheiro.

A meu ver, o que tem de ser mexido com urgência é a obrigatoriedade de informação clara prestada ao novos e atuais clientes e acabar com os abusos nas refidelizações, a começar com a redução para 6 ou 12 meses.
 
só uma pergunta mas acabar com a fidelização ou a refidelizaçao a 2 anos ou 12 meses, ou seja o que for, porquê?

e se por acaso eu preferir uma fidelização de 2 anos ou uma refidelização de 1 ano se me propuserem um preço mais baixo?

cada um negoceia como quer o que quer, agora nao pensem que tiram-lhes garantias de rendimentos e eles vao cobrar o mesmo. A CBV tem pacotes sem fidelização, é ir lá e comparar com os com fidelização, preço e pacotes e ficam logo esclarecidos. Só concedo uma coisa devia ser obrigatorio ter preços pra 1 ano de fidelização ou sem fidelização e pra refidelizações de 6 meses ou 12 meses, e depois cada um escolhia o que mais lhe convem. Agora nao me obriguem por decreto legislativo a nao poder ter mais fidelização e pagar menos se eu nao me importo sff
 
e porque raio tenho eu de pagar a instalação de um serviço?
se querem vender o produto só têm é que o disponibilizar aos clientes.
se sobem os preços há dois caminhos, quem quer ser cliente paga, quem acha caro, não subscreve.
o risco é do fornecedor, se quer ter muitos clientes ou poucos.
24 meses de obrigatoriedade de permanência é um abuso.

não tenho pena nenhuma dos operadores, se o negocio fosse mau tão apresentavam lucros tão elevados e há clausulas manifestamente abusivas.
há clientes a quem é prestado um mau serviço e não se conseguem livrar deles.
com base em quê é que o valor a indemnizar a companhia em caso de quebra de contrato é o valor das mensalidades em falta? a instalação do serviço é assim tão elevada?!

as grandes companhias em portugal são demasiado protegidas, os negócios têm lucro e riscos e eles não querem riscos, só querem lucros.
quem está contente com o serviço não rescinde só porque sim
 
Isto das fidelizações é mais comum do que julgam. Por ex. Para subscrever uma vpn têm a modalidade de pagar um mês, 3 meses, 6 meses, 1 ano, etc, quanto mais tempo mais barato fica por mês. A diferença aqui é que compram a modalidade de 2 anos a pagar em 24 prestações, uma por mês. Por isso fica mais barato que as outras mais curtas.
 
As propostas de alteração à lei vão ser discutidas hoje. É uma medida popular, mas feita "à lá BE/PCP" sem as devidas cautelas o que vai é fazer aumentar o custo per capita mensal com telecomunicações.

Mas há muito mais que se pode alterar: regular devidamente aumentos de preços (não com a Lei atual que em cima diz A e em baixo já diz não-A), mudanças de casa e manutenções contratuais, etc. - Precisam é de fazê-lo com tino e sem precipitações
 
noticia do Publico: se as fidelizações acabarem os preços sobem

estes tipos ainda nao governaram um dia sequer e já vejo a factura a subir 2x. Primeiro a taxa da RTP, agora isto. :facepalm:

Nao era suposto os de esquerda darem-nos dinheiro e os de direita malandros tiraram-nos. Muito confuso:shifteye:

Isto!

Podem continuar com as fidelizações mas eventualmente adicionar preços mais elevados para quem não quer fidelizadção (e que já existe em algumas operadoras)

Isto é o mesmo que dizer a um tipo que faz descontos de pronto pagamento ou de quantidade que não pode fazer mais esses descontos; prejudicados: os que pagam a pronto e/ou os que compram em quantidade
 
O objetivo não é acabar com a fidelização. Eles querem a redução para o máximo de 12 meses e os operadores devem prestar contratos de 6 meses se o cliente assim o pretender.

E a isto pretendem também diminuir o valor das indemnizações. O objetivo é caso o cliente rescinda dentro do período de fidelização o cliente só pague os custos com a instalação e os aparelhos (caso não os entregue, ou os entregue danificados).

estas coisas nao se fazem por decreto.

Como é que se diminui o valor das indeminizações? por decreto! e eles aumentam a mensalidade! simples.

diminuir a fidelização por decreto? e eles aumentam as mensalidades! simples.

acho que isto é tao obvio. Metam mais opcoes pra quem quer pagar mais mas nao acabem com nada, liberdade de escolha é so isso que peço
 
queres ver que se acabarem com as fidelizações ou elas forem no maximo de 6 meses os preços passam para 200€/mês?!

os valores se subirem as pessoas deixam de consumir.
isto é uma desculpae ponto final.
antigamente contratavas um serviço de adsl e não havia esta roubalheira.
o que tem de caro a instalação?
ligar um cabo telefónico ao router e levar um cabo de rede do router até a box.
isso é assim tão caro?
os equipamentos são do ISP, suspende-se o serviço, eles levam de volta

falam do custo da instalação é simples, quem fizer a propria instalação não paga a mesma, que quiser que sejam eles a instalar pagava a dita.

na tv cabo satelite antigamente era assim, havia os kits á venda nas lojas e as pessoas compravam e levavam para casa.

o serviço adsl ou fibra podia fazer igual.
só tinham era que colocar a linha em casa, que no caso da linha telefonica é serviço universal, são obrigados a colocar
 
Não tenho nada contra as fidelizacoes.

Mas às vezes fidelizam às pessoas por coisas completamente absurdas.

Há que proteger o consumidor.

E às indemnizações devem apenas cobrir o custo de instalação e não às mensalidades até ao fim do contrato.

São alterações necessárias porque muitas vezes os operadores abusam dos consumidores, principalmente das pessoas com menos conhecimentos ou mais idosas.
 
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