Parlamento discute petição para ao fim da fidelização nas telecomunicações

Acho que ninguém esperaria almoços grátis. Claro que não ser fidelizado tem custos mais elevados. A questão das instalações é polémica e alvo de discussão e já dei a minha opinião.


Para mim o mais grave é a impossibilidade de acesso aos mesmos pacotes e serviços que só estão disponíveis para quem optar por ser fidelizado. No caso do M4O Sem Fidelização, porque? só 145 canais e 100mbps?

Talvez com o tempo, o MEO acabe por actualizar e adicionar mais pacotes sem fidelização.


A Vodafone pelo menos não está a barrar o acesso aos serviços e apresenta a seguinte tabela:

Condições e benefícios na adesão para os diferentes períodos de fidelização
Pacote Tv Net Voz


Modalidades: 24 meses
12 meses 6 meses Sem fidelização
Mensalidade durante o período de fidelização
€28,9 €33,9 €43,9 €48,9
Desconto incluído na mensalidade durante o período de fidelização €20 €15 €5 Sem desconto
Instalação €0 (€150) € 150 € 150 € 150
Ativação €0 (€120) €0 (€120) €0 (€120) €120
Portabilidade, se aplicável €0 (€20) €0 (€20) €0 (€20) €20
 
Retirado de outro fórum.
Será um caso isolado?

2147483628.png
 
Sim, exatamente. Uma das coisas com que a nova Lei acabou foi precisamente com a renovação injustificada e sem nova vantagem do período de fidelização.
 
Retirado de outro fórum.
Será um caso isolado?

2147483628.png

Para quem quiser seguir a conversa esta encontra-se aqui: https://forumdacasa.com/discussion/45109/3/cancelar-contrato-meo/#Comment_966797

Se isso for verdade é ilegal. O cliente que apresente imediatamente à ANACOM e outras entidades relevantes (acho que portal de defesa do consumidor e o ICAP abrangem também esta situação) queixa de extorsão por parte da operadora e se tiver algumas cunhas exponha o caso a público para que mais nenhuma operadora se atreva a tentar uma coisa destas. É uma vergonha ao ponto que esta nojeira de operadoras está disposta a ir para amarrar todos os clientes ao seu alcance, que não lhes cai em cima um processo que lhes magoe no bolso para atinarem. Novamente tendo em conta caso isto seja verdade.

Ao menos a meo já está a levar nas trombas visto ter recentemente sido obrigada a baixar os preços das ligações aos arquipélagos em 73%.
 
Última edição:
Para quem quiser seguir a conversa esta encontra-se aqui: https://forumdacasa.com/discussion/45109/3/cancelar-contrato-meo/#Comment_966797

Se isso for verdade é ilegal. O cliente que apresente imediatamente à ANACOM e outras entidades relevantes (acho que portal de defesa do consumidor e o ICAP abrangem também esta situação) queixa de extorsão por parte da operadora e se tiver algumas cunhas exponha o caso a público para que mais nenhuma operadora se atreva a tentar uma coisa destas. É uma vergonha ao ponto que esta nojeira de operadoras está disposta a ir para amarrar todos os clientes ao seu alcance, que não lhes cai em cima um processo que lhes magoe no bolso para atinarem. Novamente tendo em conta caso isto seja verdade.

Ao menos a meo já está a levar nas trombas visto ter recentemente sido obrigada a baixar os preços das ligações aos arquipélagos em 73%.

isso tambem foi tirado dum forum lol, nao foi nenhuma comunicaçao oficial do Meo que fosse redigida ao cliente. isso de certeza que foi alguma nova proposta do telemarketing 'agressivo' do Meo para levar o cliente a ficar fidelizado mais 24 meses! todos os operadores o fazem nao e so o Meo
 
isso tambem foi tirado dum forum lol, nao foi nenhuma comunicaçao oficial do Meo que fosse redigida ao cliente. isso de certeza que foi alguma nova proposta do telemarketing 'agressivo' do Meo para levar o cliente a ficar fidelizado mais 24 meses! todos os operadores o fazem nao e so o Meo
Não interessa a forma como pintas, o cliente está a ser mentido deliberadamente por um serviço que está coberto pela nova lei, a qual que impede que os clientes voltem a estar sujeitos a este mesmo tipo de situações novamente.
Era bom era, fazer publicidade enganosa à descarada e depois desculpar-se com "é somente marketing agressivo". Que eu não apanhe ninguém a dizer-me alguma coisa deste tipo pois voa essa pessoa e a empresa logo para procedimentos legais. Já bastou uma da MEO mais as suas colegas a insistir comigo que os pacotes que elas estavam a vender eram e sempre foram todos em MegaBytes (o que tornava-os mais apelativos do que se fossem em Megabits pois 100MB é oito vezes mais do que 100Mb) e que eu não sabia do que falava. Deixaram de piar quando a realidade lhes caiu em cima.
Somos todos patos agora, não? Só porque as pessoas ainda não têm conhecimento da nova lei não implica que as operadoras possam desrespeitar a mesma. Elas não têm obrigação de ensinar a lei, mas continuam a ter que a respeitar.
 
isso é treta, nem sei como ainda acreditam nessas coisas, vê-se mesmo que há pessoal que não tem nada que fazer..
Lá está, daí ter destacado duas vezes na mesma conversa para o caso da situação ser verídica. "Se isso for verdade é ilegal." e "Novamente tendo em conta caso isto seja verdade."


Então acabas de afirmar que "de certeza que foi alguma nova proposta do telemarketing 'agressivo'", confirmando ainda que "todos os operadores o fazem" e depois concordas que afinal é treta, e que não sabes como há pessoas que acreditam naquilo que acabaste de afirmar e confirmar?

Eu nem consigo comentar esta hipocrisia.
 
Lá está, daí ter destacado duas vezes na mesma conversa para o caso da situação ser verídica. "Se isso for verdade é ilegal." e "Novamente tendo em conta caso isto seja verdade."



Então acabas de afirmar que "de certeza que foi alguma nova proposta do telemarketing 'agressivo'", confirmando ainda que "todos os operadores o fazem" e depois concordas que afinal é treta, e que não sabes como há pessoas que acreditam naquilo que acabaste de afirmar e confirmar?

Eu nem consigo comentar esta hipocrisia.
eu nao disse que isso e legal. So cai quem nao estiver ao corrente e deixar-se levar pelo marketing agressivo que alguns operadores fazem so isso.
 
eu nao disse que isso e legal. So cai quem nao estiver ao corrente e deixar-se levar pelo marketing agressivo que alguns operadores fazem so isso.
Nem eu, nem ninguém acusou-te de teres dito que era ilegal. Mas pelos vistos nem sequer te dás ao trabalho de prestar atenção ao pouco que as pessoas escrevem, ou aquilo que dizes, portanto é desnecessário continuar a salientar coisas tão óbvias.
 
Bom, não sei se houve mais alguém que tenha apresentado a situação que tem sido aqui discutida há dias mas de qualquer forma fez diferença pois a DECO investigou e chegou às mesmas conclusões óbvias que outras pessoas aqui contrariavam sem razão nem sentido:

Contratos sem fidelização demasiado caros e custos de instalação inflacionados são o resultado da interpretação muito própria que as operadoras fazem da nova Lei das Comunicações Eletrónicas. Uma lei que foi alterada para defender condições claras e transparentes, positivas para o consumidor, está a ser usada pelas operadoras para o prejudicar ainda mais.
Fomos verificar como as operadoras se ajustaram às novas regras e verificámos que os contratos sem fidelização custam o dobro face à opção que impõe 24 meses, os custos de instalação aumentaram na maioria das operadoras (de um máximo de 300 euros para um máximo de 410 euros na Vodafone) e as vantagens para os clientes parecem estar a ser sobrevalorizadas (num pacote com mensalidade de cerca de 43 euros, há operadores a valorizar as ofertas em mais de 850 euros, incluindo centenas de euros em ofertas de canais e packs de conteúdos que fazem parte das características do pacote em si, como é o caso da NOS).
Além do maior destaque dado às ofertas com fidelização de 24 meses, as operadoras aumentaram os custos e as mensalidades dos tarifários sem fidelização ou com prazos mais curtos, a ponto de serem pouco ou nada atrativos. Ao fim de 2 anos, um contrato com fidelização de 24 meses para um serviço 3P com 100 Mbps de velocidade de net custa menos de 990 euros enquanto um contrato sem fidelização chega a custar mais de 1920 euros (MEO). Num serviço 4P, um contrato de 24 meses para um serviço base com 1 cartão de telemóvel custa menos de 1280 euros enquanto um contrato sem fidelização chega a custar mais de 2320 euros (MEO)

O consumidor deve ser premiado à medida que se mantém fiel à operadora, mas não deve ser “obrigado” a escolher a opção de 24 meses pela diferença gritante nos preços praticados face às opções com menor prazo de fidelização ou sem fidelização. Cobrar ao consumidor custos de instalação que chegam aos 410 euros em conjunto com mensalidades entre 20 a 35% mais elevadas comparativamente com as opções com fidelização de 24 meses não é garantir liberdade de escolha.
(...)


https://www.deco.proteste.pt/institucionalemedia/imprensa/comunicados/2016/fidelizacao-2609
 
Bom, não sei se houve mais alguém que tenha apresentado a situação que tem sido aqui discutida há dias mas de qualquer forma fez diferença pois a DECO investigou e chegou às mesmas conclusões óbvias que outras pessoas aqui contrariavam sem razão nem sentido:




https://www.deco.proteste.pt/institucionalemedia/imprensa/comunicados/2016/fidelizacao-2609
Tristeza... Tudo ao contrário do que se queria... A DECO chama-lhe de "deturpação da Lei" ... eu chamo-lhe "violação gritante da Lei".
 
Tristeza... Tudo ao contrário do que se queria... A DECO chama-lhe de "deturpação da Lei" ... eu chamo-lhe "violação gritante da Lei".
Enquanto não levarem com uma coima valente vão continuar a abusar a todos os momentos.

Só de ver a MEO injectando TVs Samsung 4k nos seus pacotes (e o cliente paga a tv) como uma forma de reduzir o número de meses em que o cliente usufriu do desconto nas mensalidades, já dá para entender a ganância absurda que tem origem num ambiente que só beneficia as empresas, mesmo quando estas estão a agir ilegalmente (recordar exemplo do acréscimo ilegal de 25% do valor de desbloqueio de telemóveis):

IJ022F.png



https://www.meo.pt/pacotes/mais-pacotes/fibra/tv-net-voz

Infelizmente são coisas destas que me fazem ter vergonha deste país, mas felizmente temos várias outras que me dão orgulho. Pode ser que eventualmente esta seja uma delas, a cabovisão (ou agora com o novo nome Nowo) bem que está a esforçar-se e eu mais dia menos dia mudo-me para eles.
 
Tristeza... Tudo ao contrário do que se queria... A DECO chama-lhe de "deturpação da Lei" ... eu chamo-lhe "violação gritante da Lei".

Pois, quando eu há 1 mês atrás denunciei esta situação na página anterior, fui alvo de chacota neste fórum. Como é a DECO a vir divulgar já está tudo escandalizado.

Fica a lição.
 
Pois, quando eu há 1 mês atrás denunciei esta situação na página anterior, fui alvo de chacota neste fórum. Como é a DECO a vir divulgar já está tudo escandalizado.

Fica a lição.
Desculpa lá mas não sei que ajustes de contas tens a fazer (ajustes de contas fazem mal à saúde). Certamente não é comigo pelo que vi na página anterior. Em causa está uma situação em que a Lei não está a ser cumprida e tu e muitos alertámos para isso aqui no fórum.
 
Não preciso de ajuste de contas. Apesar da situação não ser contigo, apenas quis referir que era simpático um pouco de mais de respeito pela opinião dos outros.

Em relação à lei, eu pelo que vi num deles, já em 2014 começaram a "bloquear" o consumidor e a colocar regras "obscenas" (ainda que mascaradas, ou pouco divulgadas. No fundo era o treino até a lei ser aprovada, foi aprovada agora é um abuso claro e legal.
 
Pois, quando eu há 1 mês atrás denunciei esta situação na página anterior, fui alvo de chacota neste fórum. Como é a DECO a vir divulgar já está tudo escandalizado.

Fica a lição.

Podes ficar descansado que não és um caso isolado, houve mais alguns aqui que com teima e falta de lógica não só defendiam as mudanças, bem como insistiam que essas eram razoáveis, usando exemplos tirados do fundo do barril que nem se aplicam à situação. Alguém com um palmo de testa lendo as conversas até fica pensando que essas pessoas ou estão a ser pagas para dizer essas asneiras, ou trabalham para uma das operadoras que estava a ser alvo das críticas.

É triste que seja preciso algum comunicado "oficial" para calar essas pessoas no que toca a situações tão óbvias, mas pelo menos assim o problema ganha mais atenção e esperemos que fique resolvido.

O que pretendo não é que os pacotes de 24 meses fiquem mais baratos, sempre quis apenas que os outros novos sejam acessíveis e equivalentes sem as ofertas (é isto que significa sem fidelização), mas o facto é que os ajustes vão acabar por fazer com que fiquem mais baratos e foi por isso que as operadoras já desde antes do primeiro dia da nova lei inflaccionaram vários valores e até onde não podiam só para não terem que baixar preços em nenhum dos pacotes já existentes.

Operadoras que façam isto são nojentas e demonstram claramente quais os clientes não devem confiar, daí estarem sempre a tentar amarrar clientes com fidelizações de 2 anos pois sabem que dada a opção razoável os clientes vão sempre escolher sem fidelização e as operadoras arriscam-se a perder clientes em menos de meio ano.

Chega-te Nowo, mal posso esperar que tenha cobertura do teu serviço. Vejam lá quanto eles cobram para instalação e ativação de serviço sem fidelização: 50€

E ainda há quem teve coragem de defender que 350€ ou 410€ é um valor normal para instalação e ativação destes serviços.
 
Back
Topo