Parlamento discute petição para ao fim da fidelização nas telecomunicações

Estava ser sarcastico.

Podemos ver que a 18 de Maio, a instalação custava 80eur, só isso.

Ah, sim, e a ativação apenas 25€, foi o que estivemos a constatar aqui desde que a lei entrou em vigor. Antes a instalação e ativação era 105€ no total, agora é 350€, mais do que triplicou da noite para o dia. É irracional tentar justificar isto como sendo qualquer coisa excepto persuadir em má fé o cliente a optar pelos 24 meses de fidelização.
 
Queres dizer, período máximo de 3 meses de fidelização? O estado podia implementar legislação nesse sentido, mas as mensalidades e custos de instalação, etc, subiriam em flecha.

Se fosse regulado (tal como a electricidade, água e gás, visto pelo menos a net já ser praticamente um bem essencial hoje em dia) o cartel de operadoras terminava as suas más práticas. Mas 3 meses também não concordo, 2 anos também não, devia ser no máximo 1 ano de fidelização limite.
 
Se fosse regulado (tal como a electricidade, água e gás, visto pelo menos a net já ser praticamente um bem essencial hoje em dia) o cartel de operadoras terminava as suas más práticas. Mas 3 meses também não concordo, 2 anos também não, devia ser no máximo 1 ano de fidelização limite.
Eu concordo com muito do que dizes mas falar em regulação de mercado como na Água não me parece solução. Talvez enganassem menos as pessoas, mas os preços seriam mais altos.
 
Eu concordo com muito do que dizes mas falar em regulação de mercado como na Água não me parece solução. Talvez enganassem menos as pessoas, mas os preços seriam mais altos.

Não contradigo a respeito dos preços pois não sei realmente como se comportariam se fossem regulamentados, mas o objetivo seria de impedir a contínua manipulação do mercado sem justa causa. Se tornava os preços mais altos ou não já não sei, nem arrisco falar, seria algo que era preciso ser estudado de forma a ver se trazia benefício para a população ou não.
 
Se fosse regulado (tal como a electricidade, água e gás, visto pelo menos a net já ser praticamente um bem essencial hoje em dia) o cartel de operadoras terminava as suas más práticas. Mas 3 meses também não concordo, 2 anos também não, devia ser no máximo 1 ano de fidelização limite.


Primeiro, o mercado é regulado, caso contrárioDesde quando a regulação no mercado de fornecimento de energia elétrica e água funciona? Já viste os preços praticados em Portugal comparativamente aos preços praticados por outros países? Portugal tem preços de energia obscenos:

Portugal fechou 2015 com a eletricidade e o gás mais caros da Europa

Logo, é fácil constatar que a regulação não é solução nenhuma, muito pelo contrário, pois até foi esta que nos levou ao preço de energia que temos hoje.
No caso da água a mesma situação acontece, com diferenças abismais entre municípios.

Se regulasses mais o mercado, ou os operadores tentavam dar a volta, ou a inovação/investimento parava, pois não havia nenhum incentivo para eles melhorarem.
 
Primeiro, o mercado é regulado, caso contrárioDesde quando a regulação no mercado de fornecimento de energia elétrica e água funciona? Já viste os preços praticados em Portugal comparativamente aos preços praticados por outros países? Portugal tem preços de energia obscenos:

Portugal fechou 2015 com a eletricidade e o gás mais caros da Europa

Logo, é fácil constatar que a regulação não é solução nenhuma, muito pelo contrário, pois até foi esta que nos levou ao preço de energia que temos hoje.
No caso da água a mesma situação acontece, com diferenças abismais entre municípios.

Se regulasses mais o mercado, ou os operadores tentavam dar a volta, ou a inovação/investimento parava, pois não havia nenhum incentivo para eles melhorarem.

Daí a nota final que incluí: "seria algo que era preciso ser estudado de forma a ver se trazia benefício para a população ou não."

Se vem a prejudicar mais vale deixar do modo em que está e continuar a "legislar" conforme é possível.
 
A roçar o off topic, mas no seguimento dos últimos posts:
Existe um serviço universal (assim considerado por quem de direito e reconhecido pela ANACOM como tal) que "oferece" o que é considerado básico e indispensável dos serviço de telecomunicações a todos os portugueses (obrigatoriedade de cobertura total do território nacional), sem fidelização e com preços regulados: o Serviço Universal da NOS = Telefone fixo (instalação: €88,35 e Mensalidade: €15,57, sem minutos de chamadas incluídos) e Internet. Bem... internet sim mas com velocidade até 128 Kbps (!!!!) e Preço por MB de €0,0146. Televisão: há a fantástica TDT...

Ou seja, as autoridades responsáveis por legislar e regular no e o setor consideram ser este o pacote básico, que nos tempos que correm, com o cidadão a ser "educado" para dar preferência ao online em detrimento dos serviços presenciais, 128 kbps é o suficiente... acho que estamos conversados sobre a realidade do setor, os interesses económicos e o superior interesse do cidadão...
 
A roçar o off topic, mas no seguimento dos últimos posts:
Existe um serviço universal (assim considerado por quem de direito e reconhecido pela ANACOM como tal) que "oferece" o que é considerado básico e indispensável dos serviço de telecomunicações a todos os portugueses (obrigatoriedade de cobertura total do território nacional), sem fidelização e com preços regulados: o Serviço Universal da NOS = Telefone fixo (instalação: €88,35 e Mensalidade: €15,57, sem minutos de chamadas incluídos) e Internet. Bem... internet sim mas com velocidade até 128 Kbps (!!!!) e Preço por MB de €0,0146. Televisão: há a fantástica TDT...

Ou seja, as autoridades responsáveis por legislar e regular no e o setor consideram ser este o pacote básico, que nos tempos que correm, com o cidadão a ser "educado" para dar preferência ao online em detrimento dos serviços presenciais, 128 kbps é o suficiente... acho que estamos conversados sobre a realidade do setor, os interesses económicos e o superior interesse do cidadão...
Ina... Já tinha reparado no preço por MB carote, mas na velocidade é que ainda não...Nunca imaginei que fosse tão pouco. É impressionante...
 
A maior questão de todas é que conheço zonas sem cobertura da NOS. Como é que lá fazem, pedem à PT que puxe uma linha telefónica?

Porque dantes o serviço universal podia-se dizer que o era, porque a PT se tivesse que meter 10 postes, os metia.
Com a NOS, a cobertura é feita pela rede móvel (coisa que não deveria ter sido aceite para o concurso). Como é que é? Metem amplificadores na esperança que apanhe sinal?

Depois as obrigações são hilariantes mas isso já vinha detrás.
 
Espero que retirem ou reduzam pelo menos para as renovações, não há qualquer despesa extra não há motivos para 24 meses.

Estávamos bem melhores antes desta última medida, antes podíamos andar sem fidelização, hoje em dia é impensável.
 
Mas já existe opção de 12 ou 24 meses para muitas coisas.
O ideal seria em alguns casos darem hipotese de 6 meses por exemplo. 2 anos é muito tempo hoje em dia
 
Na minha opinião o que devia acontecer, mesmo que os preços subissem ligeiramente seria
1 - Durante o período de fidelização não podem haver alterações à mensalidade nem aos serviços prestados
2 - Após o período de fidelização terminar, e a não ser que haja instalação de novos equipamentos, o valor da mensalidade deve permanecer igual ao valor pago durante o período de fidelização. Ou seja, os descontos deviam ser vitalicios.
 
Devia ser ilegal era o mesmo serviço e preços diferentes....eu sou reguila, e tenho informação "negoceio" e pago 28,90 (por exemplo) quando milhares de clientes pagam por exactamente mesmo serviço/pacote 35...37...40... euros.... acho isto revoltante e ridículo!
 
parvo é um tarifário pos pago, em que não existe instalação, o cliente ficar agarrado durante 24 meses. um cliente satisfeito não muda de operador. ainda por cima com os preços são praticamente iguais em Portugal.
 
Espero que retirem ou reduzam pelo menos para as renovações, não há qualquer despesa extra não há motivos para 24 meses.

Estávamos bem melhores antes desta última medida, antes podíamos andar sem fidelização, hoje em dia é impensável.

tudo bem é chato haver fidelizações tão longas, 24 meses é de facto exagerado, 6 meses, 1 ano ainda naquela, mas há que ter isto em conta se forem obrigados a acabar com as fidelizações, voltamos á era em que para aderires ao serviço pagas a instalação e todas as intervenções de deslocação técnica algo que durante fidelização é suportado pelo ISP, e deixa de haver poder negocial pagas o que eles fixam e pronto...
 
Back
Topo