Parlmento Europeu vai votar lei sobre a Internet

esquiso

Power Member
Ah, liberdade. Liberdade para escolher o que se quer almoçar, que filme se quer ver, que automóvel se quer comprar, que website se quer visitar. Todos nós, cidadãos portugueses e europeus, gozamos destas liberdades. E elas sabem bem, não sabem?
Infelizmente, a liberdade para visitar qualquer site pode estar ameaçada. Já no próximo dia 7, o Parlamento Europeu (PE) vai votar um pacote de medidas conhecido como “Telecoms Package”, que ameaça até a liberdade de aceder à internet com software livre.

Este pacote, alegadamente criado em nome da segurança dos cidadãos europeus, vista a filtragem dos conteúdos, quer a nível dos ISPs, que a nível dos utilizadores. Isto quer dizer que a internet, no espaço europeu, passará a ser um gigantesco Big Brother, onde todos os cibernautas são observados e deixados à mercê da indústria de entretenimento. Sim, à mercê da indústria de entretenimento, porque, se for aprovada, os ISPs terão que trabalhar em conjunto com esta indústria, com muito pouca ou nenhuma supervisão judicial.

Como será feito esse controlo? Uma das formas de o fazer é permitir o acesso à internet apenas após a instalação de uma aplicação que regista toda a actividade online do utilizador e envia essa informação para o ISP e outras entidades - vulgo, através da instalação de spyware, aquilo que é usado pelos ciber-criminosos para vos roubar dados.

Já não é a primeira vez que uma medida semelhante é sujeita a votação. Até agora, este tipo de medidas têm sido rejeitadas; mas nada nos garante que a tradição de as rejeitar se manterá.

O combate à partilha de ficheiros é, também, um dos objectivos desta medida. Mas a partilha de ficheiros não é toda ilegal, nem as redes P2P são usadas exclusivamente para actividades ilícitas. Eu já utilizei redes bittorrent para descarregar ficheiros legais - por exemplo, distribuições de GNU/Linux. Vocês, com certeza, também já o fizeram.

As redes P2P não são ilegais; alguns conteúdos que partilham nessas redes é que o são. E isso não é, nem deve ser, desculpa para tentar acabar com uma rede que pode ter benefícios enormes para todos.

O que está em causa são liberdades básicas. A liberdade não deve ser perdida em nome da segurança. Vejam as câmaras de vigilância, usadas para combater o crime. Na Inglaterra, onde são largamente usadas, o impacto que têm no combate ao crime está muito próximo do zero. Um estudo até mostrou que uma boa iluminação é sete vezes mais eficaz que uma câmara de vigilância.

Para ajudar os cidadãos a combater esta medida, os activistas do La Quadrature Du Net e Open Rights Group, e os autores do blog Netzpolitik, criaram uma Wiki com toda a informação que necessitam sobre o “Telecoms Package”, como o combater e ainda com os contactos dos vários representantes dos cidadãos europeus no Parlamento Europeu.

Vocês podem acabar com esta proposta! Visitem esta Wiki, leiam a informação sobre esta proposta, contactem os nossos representantes e sensibilizem-nos para os interesses democráticos dos portugueses. Alertem os vossos familiares e amigos, e peçam-lhes para eles, também, contactarem os nossos representantes no Parlamento Europeu.
via Laquadrature.net e Remixtures.com


@ Programas Livres


Sim senhora, mais uma bela hipotese de lei.
 
Que estupidez de lei. Sinceramente não acredito que venha a ser aprovada, porque iria ser uma violação de privacidade como nunca antes visto. Não acho que para intensificar a luta à pirataria, que deve ser umas das principais razões desta lei, comecem a vasculhar tudo o que os cibernautas fazem. Só falta proporem a colocação de câmeras de vigilância em nossas casas em prole da nossa "segurança".
 
Que estupidez de lei. Sinceramente não acredito que venha a ser aprovada, porque iria ser uma violação de privacidade como nunca antes visto. Não acho que para intensificar a luta à pirataria, que deve ser umas das principais razões desta lei, comecem a vasculhar tudo o que os cibernautas fazem. Só falta proporem a colocação de câmeras de vigilância em nossas casas em prole da nossa "segurança".


Nem mais, isto nunca pode vir a ser reaizado num comunidade 'livre' do século XXI :rolleyes:
 
o q é preciso para inventar leis? eu acho que era capaz de inventar umas assim porreiras.

enfim, ideias da !"#$!
 
Obrigado Irlanda por dizeres NÃO á Constituição Europeia ( AKA Tratado de Lisboa ).

Já sou mal mandado pelo Não-Governo de Portugal, ainda vêm estes Trichets e companhias mandarem bitaites lá do fundo das suas poltronas sebosas !!!!
 
Duvido que isto vá para a frente. Quem me obriga a mim a instalar esse programa no MEU computador? A polícia de segurança pública? Ou será a GNR? Isso se for para a frente é a maior palhaçada de todos os tempos.
 
Lol deixo de ter internet... faz muita falta sim senhor, mas saber o que eu faço!? Isso é que não! Vou ao cyber mais próximo e faço todas as minhas coisinhas numa hora, fica mesmo aki ao lado... com sorte acabo por gastar menos por mês...
 
Como diria uma amiga minha: "Instalar essa aplicação? Já a seguir no Canal Panda".

Obrigado Irlanda e Polónia por não ractificarem o Tratado de Lisboa.

Será que eles lá na comissão europeia também vão ter de instalar esses programas? E depois como é que eles podiam ver p0rn à vontade? :'(
 
Última edição:
Será que eles lá na comissão europeia também vão ter de instalar esses programas? E depois como é que eles podiam ver p0rn à vontade? :'(

Não é p0rn, é pR0n!!! xD

Cumps ;)

PS: Tb estou curioso de saber como é que eles o vão ver sem de repente aparecer a bófia a prender todos por "Downloads ílicitos"... Mas certamente que não o têm de fazer, à semelhança do primeiro ministro, que após ser multado, lançou uma lei juntamente com os restantes ministros e deputados para poderem todos fumar onde quiserem, quer dizer, o fumo expelido por nós é prejudicial, mas por aqueles badamecos já não? Faz bem à saúde? Bem me parecia que não...
 
Tenho as minhas dúvidas que isso siga em frente, mas hoje em dia já acredito em tudo.
Gostava de saber o que é que as empresas pensam disso. Será que gostavam que um caramelo qualquer, possivelmente sem qualquer controle soubesse a que sites se acedem da sua empresa ?
Duvido muito.

Cumps
 
algum de voces leu alguma documentação real sobre a suposta legislação? ou então resolveram acreditar em tudo o que vos meteram à frente para falar mal da europa?
 
Que mania de tentar subverter os direitos essenciais dos cidadãos em nome de interesses corporativos.

Já agora metam a pena de morte para quem fizer o download ilegal de uma música.
 
Que mania de tentar subverter os direitos essenciais dos cidadãos em nome de interesses corporativos.

Já agora metam a pena de morte para quem fizer o download ilegal de uma música.
Não te ponhas com ideias que são meninos pa isso xD Kidding... É conta a nossa privacidade pelo que será quase impossível eles lançarem essa mesma lei...

Cumps ;)
 
Back
Topo