Partiçao De disco cheia sem motivo

Desde ja boa noite,


O problema que me trouxe aqui é o seguinte:

- portatil recente (Lenovo i5 com 125SSD + 1TB HDD), C: no HDD e D: no HDD.

- apenas instalei dois programas no disco C:, num total de 30GB, e posteriormente desinstalei um dos programas, o maior (29GB +/-), ficando portanto um unico programa instalado no C: (tamanho de 1GB). No disco C: encontra-se tb o Windows 10.

- acontece que o disco C: apenas tem 4GB livres (?????????) e o D: , onde instalo jogos, filmes, fotos, musicas, antivirus, office, etc etc esta com o espaço livre de 400GB (normal).

- podem-me ajudar a perceber, e resolver, o porque do meu disco C: estar praticamente cheio se nao instalei absolutamente nada no mesmo??


Obrigado
 
Se estás a usar Windows 10 e foi um upgrade do 7 ou 8(ou até mesmo por causa do anniversary update do 10), provavelmente tens uma pasta com backup do Windows antigo.

Vai ao "meu computador" e clica com o botão direito sobre o disco "C" e escolhe "Propriedades". Na página que abriu clica em "Limpeza do disco". Agora clica em "limpar ficheiros do sistema" e espera 1 a 2min enquanto analisa o disco. Nessa lista que aparece vê se tem algum item com muito tamanho.

Se quiseres limpar alguma coisa e só selecionar o que queres e clicar "OK"(depois aparece uma mensagem de confirmação).

Também podes usar o programa WinDirStat para veres o que ocupa mais espaço.
 
Última edição:
- podem-me ajudar a perceber, e resolver, o porque do meu disco C: estar praticamente cheio se nao instalei absolutamente nada no mesmo??

Qual o tamanho de por exemplo dos seguintes ficheiros no c:

- pagefile.sys
rzAyfa6.png
- hiberfil.sys (se não usas hibernação na máquina podes desligar a mesma)
- swapfile.sys

Já agora, se tens o restauro do windows ligado no SSD, está com que tamanho? (linha de comandos admin, escrever vssadmin list shadowstorage

Shadow Copy Storage association
For volume: C
Shadow Copy Storage volume: C
Used Shadow Copy Storage space:
Allocated Shadow Copy Storage space:
Maximum Shadow Copy Storage space:


Mais informação, abre linha de comandos, escreve dism /Online /Cleanup-Image /AnalyzeComponentStore

e coloca aqui o resultado de

Component Store (WinSxS) information:
Windows Explorer Reported Size of Component Store:
Actual Size of Component Store:
Shared with Windows:
Backups and Disabled Features:
Cache and Temporary Data:
Date of Last Cleanup:
Number of Reclaimable Packages:
Component Store Cleanup Recommended:

pode precisar de um Component Cleanup ou até mesmo um resetbase!
 
Última edição:
Back
Topo