1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Partição e instalar Ubuntu

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Romance, 19 de Dezembro de 2008. (Respostas: 13; Visualizações: 1008)

1. Romance

Romance Power Member

Tenho um disco rigido maxtor de 120gb, e por precisar de melhorar os meus conhecimentos no ubuntu, vou ter que o instalar.
    O que se passa é o seguinte, tenho duas partiçoes e uso o XP.
    Mas o que pretendo agora é :
    -criar outra partição só para o ubuntu( talvez uns 10gb)
    -ter a opção na bios de escolher o sistema operativo
    -onde fazer o download da melhor e actualizada versão do ubuntu

Sou um noob nesta parte na matéria.O material que possuo no computador é:
    Motherboard p4i65g; 2.8Ghz, 1Gb Ram, geforce fx5600, disco maxtor de 120gb.

Ajuda é bem-vinda.

2. searaider

searaider Power Member

A ultima versão do ubuntu é a 8.10, se quiseres tens a opçao de instalar o ubuntu dentro do windows, quando inicias o pc aparece o meu a perguntar qual o sistema operativo que queres e ainda ficas com a opção no windows de desinstalar o ubuntu quando já não precisares dele

3. F0sset

F0sset Power Member

Eu quando tento fazer isso a instalação não sai da parte da criação da imagem. Diz que a drive de CD está a ser utilizada... pois claro... o CD está lá dentro poças!! :(

Como posso resolver esta situação?

4. searaider

searaider Power Member

O cd foi bem gravado? estás a instalar na partição do windows?

5. F0sset

F0sset Power Member

sim e sim

6. F0sset

F0sset Power Member

A mensagem é: Could not access the CD, please make sure other applications are not using and try again.

Eh pah... lol ... isto é um bocado ridiculo.... :(

7. searaider

searaider Power Member

Não sei o que te dizer, eu fiz como te disse e não tive problemas nenhuns

8. LCTN

LCTN Power Member

Vê se isto te ajuda (post 4). Parece que ajudou outra pessoa com o mesmo problema que tu.

Cumprimentos.

9. uzziel

uzziel Power Member

Se queres aprender a trabalhar com o ubuntu, o melhor é descarregares um programa chamado "wubi", seleccionas o ubuntu que o programa faz o resto. Funciona como um programa do windows, isto para a instalação.
    Quando te pedir para reiniciar o pc, tens a opção de escolher entre windows ou ubuntu (isto com o gestor do windows).

Aconselho isto, porque se fizeres uma partição e instalares pelo live cd, o ubuntu vai re-escrever o arranque do pc, basicamente outro boot manager, neste caso o GRUB toma conta do sistema. Considero o grub melhor que o do windows, mas se depois quizeres remover o ubuntu vais ter de instalar novamente o boot do windows ou com uma disquete fazer c:\fixmbr para voltares a ter o windows a controlar o arranque. Como vês, se queres alargar os teus conhecimentos em ubuntu, o melhor é "wubi", se fizeres asneira, vais ao adicionar/remover programas do windows e desinstalas.

P.S. o Wubi descarrega o cd automaticamente...e o live cd não serve (é o alternate install cd).

Cumprimentos.

10. Romance

Romance Power Member

Entao posso manter na mesma as duas partiçoes.
    Formato,tal como quero, instalo o xp e depois o wubi.
    Um colega meu falou me de instalar no ubuntu um programa, se n m engano, star up manager q dá para seleccionar q SO arrancar.
    O ubuntu é mais,pq uma disciplina me exige conhecimentos dele.

11. uzziel

uzziel Power Member

Quando instalas o ubuntu através do live cd ou do cd de instalação alternativo...ou seja, uma instalação normal, sem ser por programas como o wubi, o "start up manager", que permite seleccionar o sistema operativo é instalado.

Esse startup manager ou boot manager, ou como quiseres designar é o GRUB. O windows tem o bootloader, o linux geralmente tem o GRUB.
    Servem essencialmente os dois para a mesma coisa. Agora quando instalas o ubuntu, fica activo o GRUB, deixas de ter o do windows.
    Há problema?Não....quando reinicias o pc vais ter as seguintes opções...iniciar kernel bla bla bla...ubuntu, uma opção de modo de recuperação do ubuntu, uma de memory test do ubuntu caso tenhas erros de disco etc.... e por fim outros sistemas operativos, nos quais o windows que tiveres instalado. Ou seja, podes escolher o windows ou o ubuntu sempre que ligas o pc.
    Eu aconselhei-te o wubi, porque em vez de ficar o grub a fazer esta gestão, fica o bootloader do windows, o que significa que se quiseres desinstalar o ubuntu, é na boa porque o windows continua a iniciar. Se tiveres o grub, dá mais trabalho.
    Desvantagens de ter o ubuntu instalado através do wubi: menor velocidade basicamente, em processos de transferencia ou que requerem memória.

Se instalares pelo wubi, o programa não te cria nenhuma partição, apenas cria um ficheiro no disco com o tamanho que quiseres atribuir ao ubuntu. Se instalares o ubuntu normalmente, aí sim, tens de utilizar partições independentes para os SO's.

Um conselho...se realmente tens de aprender a utilizá-lo, instala normalmente. A instalação é simples, é só seguir os passos. Ter em atenção que partição usas para o ubuntu, não mexer na do windows e o resto é automático. Sempre que ligares o pc tens a opção de escolher qual queres utilizar.

Desculpa ter-me alongado e de ter-me repetido, já é o sono....

12. Romance

Romance Power Member

Muito obrigado, uzziel.
    Vou exprimentar o wubi, parece me uma solução mais simples.

:001:

13. F0sset

F0sset Power Member

Aqui deste lado, infelizmente, não resultou. :(

Partilhar esta Página