1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

partição em raid 0

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por the nephilim, 13 de Outubro de 2006. (Respostas: 1; Visualizações: 491)

  1. the nephilim

    the nephilim Power Member

    boas, tenho uma duvida, o meu sistema tem 2 discos em raid 0 Seagate 250GB SATA II 7200.10, a minha duvida é a seguinte, se fizer uma partição em raid , uma para programas outra para dados, perco muita perfomance? até que ponto? a perfomance de acesso aos dados e carregar fica comparavel como se fosse apenas sata sem raid 0?

    obrigado
     
  2. netrider

    netrider Power Member

    Não perdes performance porque esta não está directamente ligada com partições.
    Por outro lado, provavelmente até podes ganhar alguma performance na gestão das FATs.

    Suponho que a performance do raid é dado segundo o tempo de acesso dos discos, dimensão destes, chip do controlador, barramento de comunicação e dimensão dos segmentos quando se define o raid, que depende directamente do tamanho dos ficheiros usados.

    "a perfomance de acesso aos dados e carregar fica comparavel como se fosse apenas sata sem raid 0?"
    Não. O tua partição em raid 0 é sempre superior ao sata. Não é o dobro da velocidade, mas de facto performance é bastante elevada.

    Deves ter consciencia que uma partição para dados não serve de backup ao suporte fisico do raid, porque em caso de um disco falhar todo o sistema raid é perdido (raid 0). Apenas serve para melhor gestão da informação e para em caso do sistema operativo "passar-se" com a partição, teres os dados salvaguardados.

    No raid 0, a informação critica deve ser criada em backup sempre noutro suporte fisico...
     
    Última edição: 13 de Outubro de 2006

Partilhar esta Página