Partição em RAID0

Skazi1985

Power Member
Boas, recentemente fiz RAID0 com dois discos de 160gb. Agora gostaria de criar partições e tenho algum medo de perder os dados que se encontram nos discos. Eu costumava fazer partições com o Partition Magic 8 nos meus discos e nunca tive problemas mas não sei se é compativel com RAID. Será que alguem sabe se é ou não? Se não como posso fazer para criar as partições?

Obrigado, cumps.
 
LOL

jovem raid0 é memso para NAO ter partições! é para juntar 2 ou + discos num so! qual é o interesse de fazer isso e ir criar partições? para isso n metes raid n e? :P


cumps
 
entao para q raio tens o raid0? LOL qual é a parte de "raid0 é para UNIR 2 ou + discos para n teres N de discos/partições e ficar so c UM disco" q n percebes? ainda n percebeste q NAO TEm interesse criar raid0 e fazer partições? é quase como pintar um carro depois de saber q vais mandar contra a parede.. lol Unir=ganhar performance e por ex.. programa q ocupem mt espaço q sacam filmes etc para n ficarem limitados a um disco/partição assim c raid0 tem tudo unido...

cumps
 
Desculpa lá mas nao sabes o que dizes...

RAID 0 Nada tem haver com partiçoes, Partiçoes é +/- como Destinguires X megas para uma letra e Y para outra. O Que o Raid Faz é DIVIDIR a informaçao por ambos os discos, para que a leitura e a escrita da mesma seja Bastante mais rapida...


..... de facto ha ppl que manda bitakes assim do nada haver...

e se quizeres até te provo que estás errado, até te faço benchmarks... com e sem partiçao, a velocidade é a mesma, ou varia muito muito pouco mesmo, conclusao VALE MUITO A PENA ter Raid 0, mesmo com partiçoes metidas nele.


Cya
 
Ditto.

RAID0 é para ganhar velocidade. Se fosse só para juntar discos era JBOD.

Unir=ganhar performance

Se for RAID0 sim, se for JBOD não.

Quanto á duvida do Skazi1985, se estás a usar W2K ou WXP não precisas de extras. O OS em si tem um gestor de discos precisamente para isso. Pode não ser uam maravilha, mas dá para o gasto.
 
sempre tive na ideia que a função principal do RAID 0 fosse para ganhar performance independentemente de quereres fazer uma partição para o win ou não... que é o o que costumo fazer =)
 
Raden disse:
entao para q raio tens o raid0? LOL qual é a parte de "raid0 é para UNIR 2 ou + discos para n teres N de discos/partições e ficar so c UM disco" q n percebes? ainda n percebeste q NAO TEm interesse criar raid0 e fazer partições? é quase como pintar um carro depois de saber q vais mandar contra a parede.. lol Unir=ganhar performance e por ex.. programa q ocupem mt espaço q sacam filmes etc para n ficarem limitados a um disco/partição assim c raid0 tem tudo unido...

cumps

Porque em termos de performance não têm nada em comum. Tempos de loading de jogos e afins diminuiem brutalmente bem como a performance de todo o sistema.
 
Para melhor performance do sistema RAID 0 é sempre melhor utilizar dois discos rigidos com a mesma capacidade e com o mesmo sistema de dados, ou seja, dois discos iguais. Ligar um serial ata e um Pata não é possivel a não ser que tenhas um adaptador para um deles. Os controladores raids trabalham sobre um tipo se sistema (SATA ou PATA) e não permitem misturas. Com adaptadores, cuidado com a performance. Em relação aos disco de diferentes capacidades, o RAID 0 será igual à multiplicação do numero de discos pelo de menor capacidade.

Em relação ao JBOD, não é a mesma coisa que o RAID 0. O JBOD (tal como o nome diz) serve para juntar discos num só array, para que o sistema operativo possa ver apenas um disco com capacidade total da soma dos disco. No entanto quando gravas a informação nestes, ela é gravada como num disco normal (+ ou -).

O RAID 0 é excelente em performance porque quando crias o array, a informação enviada para o array é distribuida em simultaneo para os discos constituites. Por exemplo, tendo um raid 0 constituido por dois disco SATA 300, quando gravas um ficheiro de 200 Mb para o disco, este é mais ou menos dividido em duas partes de 100 Mb e cada disco grava em simultaneo a 300 Mb/s, logo teoricamente gravas a informação ao dobro da velocidade, com ganhos relativos tambem a nivel de tempo de acesso aos discos (mas não linear).

Atenção que os RAID 0 tem o problema de um disco falhar, todo o array falha, ou seja, perdes a tua informação.

Desde à 4 anos que tenho um raid 0 no meu computador com duas partições e acreditem que consigo performances muito elevadas em PATA. A partições não tem nada a ver com o RAID 0.
 
Acho que andava por aqui um bocado de confusão à volta de Raid's e partições...
Netrider, é isso mesmo. Mais explicações para quê?
 
netrider disse:
Atenção que os RAID 0 tem o problema de um disco falhar, todo o array falha, ou seja, perdes a tua informação.

:victory:

Eis, talvez, o único contra desta "união".

Daí, ser conviniente ter um terceiro disco para os backup.

Cumps

:004:
 
bem.. quem acredita que os discos n falham é uma boa solução para ter mais I/O.

para quem tiver mais discos à disposição sempre podem tentar o raid5. ou então raid0+1. minimo de 3 e 4 discos respectivamente.

em reposta ao Skazi1985: estás à vontade
 
Back
Topo