1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Partição em RAID0

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Skazi1985, 11 de Junho de 2006. (Respostas: 14; Visualizações: 1107)

  1. Skazi1985

    Skazi1985 Power Member

    Boas, recentemente fiz RAID0 com dois discos de 160gb. Agora gostaria de criar partições e tenho algum medo de perder os dados que se encontram nos discos. Eu costumava fazer partições com o Partition Magic 8 nos meus discos e nunca tive problemas mas não sei se é compativel com RAID. Será que alguem sabe se é ou não? Se não como posso fazer para criar as partições?

    Obrigado, cumps.
     
  2. Raden

    Raden 1st Folding then Sex

    LOL

    jovem raid0 é memso para NAO ter partições! é para juntar 2 ou + discos num so! qual é o interesse de fazer isso e ir criar partições? para isso n metes raid n e? :P


    cumps
     
  3. DreamOn

    DreamOn Folding Member

    Porque?!
    Eu tenho raid0 com 2 hitachi de 80 e tenho 40gb para windows / programas / jogos e o resto para tralha!
     
  4. Raden

    Raden 1st Folding then Sex

    entao para q raio tens o raid0? LOL qual é a parte de "raid0 é para UNIR 2 ou + discos para n teres N de discos/partições e ficar so c UM disco" q n percebes? ainda n percebeste q NAO TEm interesse criar raid0 e fazer partições? é quase como pintar um carro depois de saber q vais mandar contra a parede.. lol Unir=ganhar performance e por ex.. programa q ocupem mt espaço q sacam filmes etc para n ficarem limitados a um disco/partição assim c raid0 tem tudo unido...

    cumps
     
  5. migueluxo

    migueluxo [email protected] Member

    Desculpa lá mas nao sabes o que dizes...

    RAID 0 Nada tem haver com partiçoes, Partiçoes é +/- como Destinguires X megas para uma letra e Y para outra. O Que o Raid Faz é DIVIDIR a informaçao por ambos os discos, para que a leitura e a escrita da mesma seja Bastante mais rapida...


    ..... de facto ha ppl que manda bitakes assim do nada haver...

    e se quizeres até te provo que estás errado, até te faço benchmarks... com e sem partiçao, a velocidade é a mesma, ou varia muito muito pouco mesmo, conclusao VALE MUITO A PENA ter Raid 0, mesmo com partiçoes metidas nele.


    Cya
     
  6. ShadeX

    ShadeX Power Member

    Ditto.

    RAID0 é para ganhar velocidade. Se fosse só para juntar discos era JBOD.

    Se for RAID0 sim, se for JBOD não.

    Quanto á duvida do Skazi1985, se estás a usar W2K ou WXP não precisas de extras. O OS em si tem um gestor de discos precisamente para isso. Pode não ser uam maravilha, mas dá para o gasto.
     
  7. JohnyFox

    JohnyFox Power Member

    sempre tive na ideia que a função principal do RAID 0 fosse para ganhar performance independentemente de quereres fazer uma partição para o win ou não... que é o o que costumo fazer =)
     
  8. DreamOn

    DreamOn Folding Member

    Porque em termos de performance não têm nada em comum. Tempos de loading de jogos e afins diminuiem brutalmente bem como a performance de todo o sistema.
     
  9. Sweet_Nabo

    Sweet_Nabo Power Member

    Boas....
    Ja q s fala nisto aproveito para perguntar, da para fazer RAID com um disco SATA e outro IDE ?
     
  10. migueluxo

    migueluxo [email protected] Member

    Se tiveres os adaptadores de power e de IDE para Sata, dá.

    PS - a Abit NF7-S vinha com esses adaptadores.

    cya
     
  11. netrider

    netrider Power Member

    Para melhor performance do sistema RAID 0 é sempre melhor utilizar dois discos rigidos com a mesma capacidade e com o mesmo sistema de dados, ou seja, dois discos iguais. Ligar um serial ata e um Pata não é possivel a não ser que tenhas um adaptador para um deles. Os controladores raids trabalham sobre um tipo se sistema (SATA ou PATA) e não permitem misturas. Com adaptadores, cuidado com a performance. Em relação aos disco de diferentes capacidades, o RAID 0 será igual à multiplicação do numero de discos pelo de menor capacidade.

    Em relação ao JBOD, não é a mesma coisa que o RAID 0. O JBOD (tal como o nome diz) serve para juntar discos num só array, para que o sistema operativo possa ver apenas um disco com capacidade total da soma dos disco. No entanto quando gravas a informação nestes, ela é gravada como num disco normal (+ ou -).

    O RAID 0 é excelente em performance porque quando crias o array, a informação enviada para o array é distribuida em simultaneo para os discos constituites. Por exemplo, tendo um raid 0 constituido por dois disco SATA 300, quando gravas um ficheiro de 200 Mb para o disco, este é mais ou menos dividido em duas partes de 100 Mb e cada disco grava em simultaneo a 300 Mb/s, logo teoricamente gravas a informação ao dobro da velocidade, com ganhos relativos tambem a nivel de tempo de acesso aos discos (mas não linear).

    Atenção que os RAID 0 tem o problema de um disco falhar, todo o array falha, ou seja, perdes a tua informação.

    Desde à 4 anos que tenho um raid 0 no meu computador com duas partições e acreditem que consigo performances muito elevadas em PATA. A partições não tem nada a ver com o RAID 0.
     
  12. ec99031

    ec99031 Power Member

    Acho que andava por aqui um bocado de confusão à volta de Raid's e partições...
    Netrider, é isso mesmo. Mais explicações para quê?
     
  13. paulitos

    paulitos Banido

    :victory:

    Eis, talvez, o único contra desta "união".

    Daí, ser conviniente ter um terceiro disco para os backup.

    Cumps

    :004:
     
  14. netrider

    netrider Power Member

    Claro. Actualmente tenho um disco externo USB para backup unicamente.
     
  15. Cardinal_pt

    Cardinal_pt Power Member

    bem.. quem acredita que os discos n falham é uma boa solução para ter mais I/O.

    para quem tiver mais discos à disposição sempre podem tentar o raid5. ou então raid0+1. minimo de 3 e 4 discos respectivamente.

    em reposta ao Skazi1985: estás à vontade
     

Partilhar esta Página