Partição no HDD para Linux

Qual o melhor programa para criar partições para instalar o Linux?

Pelo windows, que é o método que eu considero mais ... hummm .... relativamente seguro, tens o partition magic.

Senão tens o fantástico gparted, que é um livecd (procura no google, que a mim não me apetece) :002:
 
Se a intenção é instalar linux, podes usar o gparted que geralmente vem com cd de instalação (dependendo da distro) - clique

Em windows tal como referido o partition magic, mas é um programa pago. E para ser utilizado esporadicamente não faz sentido estar a pagar, assim, usa o integrado no windows:

Painel de Controlo -> Ferramentas Administrativas -> Gestão de computadores -> Gestão de discos
 
Em windows tal como referido o partition magic, mas é um programa pago. E para ser utilizado esporadicamente não faz sentido estar a pagar, assim, usa o integrado no windows:

Painel de Controlo -> Ferramentas Administrativas -> Gestão de computadores -> Gestão de discos

Vê lá como eu sou tão pro de windows, que nem isso sabia :002:
 
Porque é que nao sacam todos o hiren's boot cd?? Tipo, aquilo é o tudo em um maravilha lol. Para alem de particionadores(sim, no plural) tem anti-virus, anti-spyware, ferramentas para verificar ram, discos, e tantas outras coisas... Fantastico mesmo, e pelo que ouvi dizer é mais seguro particionar por um live CD do que pelo SO (com o Partition Magic ou outros), mas nao sei ate que ponto é verdade...
Alem disso, e ja que estamos no tema, penso que todas as distros de linux trazem o fdisk, e nao é assim taaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaao dificil de o usar para criar partiçoes para unix. Podem é enganar-se numa letra e lixar tudo, como eu uma vez (troquei /dev/sda por /dev/hda, o que mandou a info do meu IDE com os porcos):002:
 
Última edição:
Vê lá como eu sou tão pro de windows, que nem isso sabia :002:

Não me importava de trocar o meu pro de windows para pro de linux :D

(...) Fantastico mesmo, e pelo que ouvi dizer é mais seguro particionar por um live CD do que pelo SO (com o Partition Magic ou outros), mas nao sei ate que ponto é verdade (...)

Não sei onde viste isso, mas já particionei pelo gparted, pelo partition magic 8.0 e pelo gestor de partições e nunca tive problemas. Já tive alguns travões, por motivos que me são alheios, onde não conseguia em windows e consegui com gparted e vice-versa. Mas ambos são intuitivos e não há tanto essa possibilidade de enganar e puff ;)
 
eu já tive problemas e foi com o partition magic. mas a culpa foi do disco, que tniha um problema já de origem, que nao supotava o aquecimento envolvente a fazer particoes... noto é qeu com o gparted tudo é mais rápido, talvez por ser tudo feito fora do OS... mas nca tentei mover dados entre particoes com o gparted... nao sabia da existencia do particionador do windows.
já agora, o problema custoume 200€ a resolver :|
 
Uso o Gparted liveCD, já particionei uns quantos discos e nunca tive problemas, já usei o partition magic e também não tive problemas, mas o gparted tem a vantagem de ser grátis e é igualmente simples de utilizar.
 
nao tou a perceber a cena de Gparted do liveCD.

se ja tiverem o linux instalado basta mandar vir o gparted plo synaptic e ficam com o gparted instalado.
 
mas isso nao é preciso referir q é no liveCD. comos eria noutro caso? :x2:

Ó dude, se só tiveres windows instalado, e quiseres fazer umas partições (foi a pergunta inicial), as ferramentas que tens é ou pelo windows, ou com o gparted livecd (ou com algumas distros livecd que já trazem o gparted instalado, como o caso do ubuntu).
 
uma vez particionei o disco com o gparted antes de instalar o ubuntu , e o programa craxou...

tipo a aplicaçao saiu a meio do processo , a partir dai o disco faz uns barulhos quando trabalha , um zunido metalico :(

adoro linux ja uso a alguns anos , mas ja por 2 vezes danifiquei hardware com ele , talvez seja azar sei la..

a primeira vez foi com um monitor TFT , instalei o fedora core 4 logo quando saiu , ele detectou mal as frequencias do monitor , em 2 vezes que usei o fedora zás fiquei com o monitor preto , nunca mais funcionou
 
Ó dude, se só tiveres windows instalado, e quiseres fazer umas partições (foi a pergunta inicial), as ferramentas que tens é ou pelo windows, ou com o gparted livecd (ou com algumas distros livecd que já trazem o gparted instalado, como o caso do ubuntu).


aaaahhhh nao sabia q havia um liveCD SÓ do Gparted.
 
Back
Topo