Partição principal

Ricardo.RPL

Power Member
Boas!
Há uns tempos para cá, instalei Linux (Suse) num PC com Windows, deixando assim duas partições, uma para o xispê e a outra para o suse. O que se passa, é que o Suse tem andado a dar alguns problemas (estabilidade, adaptador de rede não compatível, etc), e o pessoal da casa acaba por usar só Windows.
O problema é que sempre que se liga o computador, a partição que inicia automaticamente é a de Linux, e é preciso estar sempre de cima do computador para ver quando é que aparecem os 5(?) segundos que nos permitem mudar para o Windows. Como isto é sempre chato e às vezes leva-nos a ver o splash screen do Suse à mínima distracção, gostava de saber como é que posso fazer para definir como partição principal (aquela que inicia por defeito) o Windows.
Thnks ;)
 
vais a executar (no windows) e escreves msconfig,vais ao separador boot.ini e por baixo de onde diz [operating systems] deves ter lá a dizer... "multi(0)disk(0)rdisk(0)particion(1)WINDOWS="Microsoft Windows XP (aqui pode ser home ou pro,não sei qual é o teu)Edition"/noexecute=optin/fastdetect"...clicas por cima desta linha e depois escolhes em baixo "predefinir"...se tiver errado corrigam-me
 
Boas!
Há uns tempos para cá, instalei Linux (Suse) num PC com Windows, deixando assim duas partições, uma para o xispê e a outra para o suse. O que se passa, é que o Suse tem andado a dar alguns problemas (estabilidade, adaptador de rede não compatível, etc), e o pessoal da casa acaba por usar só Windows.

meninos... :002:

O problema é que sempre que se liga o computador, a partição que inicia automaticamente é a de Linux, e é preciso estar sempre de cima do computador para ver quando é que aparecem os 5(?) segundos que nos permitem mudar para o Windows. Como isto é sempre chato e às vezes leva-nos a ver o splash screen do Suse à mínima distracção, gostava de saber como é que posso fazer para definir como partição principal (aquela que inicia por defeito) o Windows.
Thnks ;)


Bem o método depende do bootloader que tiverem a utilizar,
  1. grub: entras no SUSE e edita o ficheiro /boot/grub/menu.lst para que o default seja o windows. Aquilo funciona pelo número da entrada: se a entrada do win for a primeira metes o default 0, se for a segunda a 1,...
  2. lilo: idem. procura no google que eu não me lembro como configurar o lilo. Só te vou lembrar para depois de editar o ficheiro de config, correres o comando lilo: root@host#lilo
  3. bootloader do windows: editar o ficheiro boot.ini com "default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS", o que estiver a seguir ao "=" é a entrada que for necessária.
Existem mais bootloaders... mas duvido que não estejas a usar um destes (o SUSE não usa o grub??)
 
Bem o método depende do bootloader que tiverem a utilizar,
  1. grub: entras no SUSE e edita o ficheiro /boot/grub/menu.lst para que o default seja o windows. Aquilo funciona pelo número da entrada: se a entrada do win for a primeira metes o default 0, se for a segunda a 1,...
  2. lilo: idem. procura no google que eu não me lembro como configurar o lilo. Só te vou lembrar para depois de editar o ficheiro de config, correres o comando lilo: root@host#lilo
  3. bootloader do windows: editar o ficheiro boot.ini com "default=multi(0)disk(0)rdisk(0)partition(1)\WINDOWS", o que estiver a seguir ao "=" é a entrada que for necessária.
Existem mais bootloaders... mas duvido que não estejas a usar um destes (o SUSE não usa o grub??)

Tenho a ideia que é o grub (menu bonitinho, azul...)
Obrigado pela ajuda, vou ver se consigo mudar isso. Como só tenho duas partições, em princípio basta mudar de 0 para 1 ou de 1 para 0, para ficar na partição sem ser do Suse, right?
 
Sh*t!
Andei a mexer lá a reparar tretas e a mexer mas defenições daquilo, porque o Suse de vez em quando congelava completamente, e agora desapareceu-me do grub a opção de entrar em Windows (só lá aparece Suse, Disquete e imune a falhas). Como é que posso fazer para voltar a ter a opção Windows, e, já agora, há alguma maneira de aceder ao conteúdo da partição do Windows para fazer backup daquilo, não vá o diabo tecê-las?
 
Poe aqui o teu menu.lst.
Já agora não precisas de por as linhas que começam com # porque essas não são "lidas".
 
Assim que conseguir ter tudo a funcionar como deve ser...
O grande problema é que o Suse está a funcionar mal, não sei se o instalei mal, se escolhi a versão errada, ou o que é que terá sido, mas tem freezes constantes, e a maior parte das vezes não arranca, ou arranca sem detectar o rato.
Dawm god, em que é que me fui meter :P...

EDIT: Não consigo ler o menu.lst, porque não tenho permissões (pensei que era administrador...). Como é que faço para, através da consola, ou qualquer coisa do género, abrir isso?
 
Última edição:
Se não o consegues ler como é que o conseguiste editar antes?

faz:

> su
«password»
# vim /boot/grub/menu.lst
 
Se não o consegues ler como é que o conseguiste editar antes?

Não o editei, estava a tentar reparar algumas coisas como o boot, através do CD de instalação, e quando voltei a usar deixou de haver a opção para Windows. É o que dá mexer no que não se percebe :P...

Anyway, finalmente consegui ter acesso ao ficheiro em questão, e finalmente consegui que o raio do PC me reconhecesse a pen. Aqui está o conteúdo, dicas para colocar aqui uma opção Windows, de prefência como default, são mais que bem vindas:

Código:
# Modified by YaST2. Last modification on S√°b Mai 12 14:52:51 WEST 2007
default 0
timeout 8
gfxmenu (hd0,5)/boot/message

###Don't change this comment - YaST2 identifier: Original name: linux###
title openSUSE 10.2
    root (hd0,5)
    kernel /boot/vmlinuz root=/dev/sda6 vga=0x31a    resume=/dev/sda5 splash=silent showopts
    initrd /boot/initrd

###Don't change this comment - YaST2 identifier: Original name: floppy###
title Disquete
    rootnoverify (hd0,0)
    chainloader (fd0)+1

###Don't change this comment - YaST2 identifier: Original name: failsafe###
title Imune a falhas -- openSUSE 10.2
    root (hd0,5)
    kernel /boot/vmlinuz root=/dev/sda6 vga=normal showopts ide=nodma apm=off acpi=off noresume nosmp noapic maxcpus=0 edd=off 3
    initrd /boot/initrd
Type  :quit<Enter>  to exit Vim                               1,1           All
 
Ok:
timeout: tempo em segundos que demora até escolher a opção "default"
default: opção predefinida, é um numero inteiro que começa em zero e depende da ordem em que os SOs estão listados.

open suse -> 0
diskete -> 1
Imune a falhas -> 2
etc...

Isso não tem mais nada para baixo??
No final adicionas algo do tipo:

Código:
# Windows
title Windows
    rootnoverify (hdX,Y)
    makeactive
    chainloader +1
Precisas de saber o X e o Y da partição onde tens o Windows... onde X é o numero do disco e Y o numero da particao (começam ambos em zero).
Por exemplo se tens o windows na primeira particao do 2º disco será (hd1,0) ;)
 
Ok:
timeout: tempo em segundos que demora até escolher a opção "default"
default: opção predefinida, é um numero inteiro que começa em zero e depende da ordem em que os SOs estão listados.

open suse -> 0
diskete -> 1
Imune a falhas -> 2
etc...

Isso não tem mais nada para baixo??
No final adicionas algo do tipo:

Código:
# Windows
title Windows
    rootnoverify (hdX,Y)
    makeactive
    chainloader +1
Precisas de saber o X e o Y da partição onde tens o Windows... onde X é o numero do disco e Y o numero da particao (começam ambos em zero).
Por exemplo se tens o windows na primeira particao do 2º disco será (hd1,0) ;)

Está tudo a funcionar como deve ser :D!
Obrigadão, nem sabes as chatices que que poupaste ;)
Fica!
 
Back
Topo