Partiçao

Partition Magic. Tenho ouvido queixas,mas também tenho ouvido falar bem :)
Também podes usar o Windows para fazer isso,através do Disk Management que podes aceder carregando com o botão direito do rato em "my computer" e depois carregas em manage. ;)

Deve haver mais maneiras/programas mas apenas me vêm estes á cabeça....
Abraço
 
Dioguito disse:
alguem m pode dizer o nome d programs k deem pa fazer partiçao??? obg :007: :009: :009: :009: :007:

se tiveres o windows xp , faz o seguinte.
vai ao painel de control
depois ferramentas administrativas
depois Gestão de computadores
selecionas armazenamento e por fim gestao de discos. ai selecionas o disco que queres particionar e escolhes o tipo de particao.

podes tb optar pelo partition magic.
 
Ou então em modo DOS o velhinho mas fiavel Fdisk. Se quiseres algo mais avançado tens tb o gdisk que permite gazer o que o fdisk faz e mais algumas
 
decora estes nomes podes precisar deles para resolver os problemas que o partition magic te possa trazer no futuro

getdataback
ontrack easy recovery
 
clixo disse:
se tiveres o windows xp , faz o seguinte.
vai ao painel de control
depois ferramentas administrativas
depois Gestão de computadores
selecionas armazenamento e por fim gestao de discos. ai selecionas o disco que queres particionar e escolhes o tipo de particao.

podes tb optar pelo partition magic.
Boas já segui os teus paços, mas só me aparece a opção de formatar ou eliminar... Não descubro lá a opção de particionar. Ou tenho de formatar e aí escolher o tamanho??Mas assim apago tudo o que está no disco.Há alguma opção de particionar 1 disco sem perder o que lá tenho?
 
Boas

Já agora e aproveitando o tópico, gostaria de saber se é possível, por ex., num disco com somente uma partição e só com o SO, com um dos programas citados (ou qualquer outro), fazer-lhe 2 partições, uma das quais com o SO sem instalar tudo de novo nem formatar o HD?

Desde já obrigado

Cumps
 
cmgam disse:
Boas

Já agora e aproveitando o tópico, gostaria de saber se é possível, por ex., num disco com somente uma partição e só com o SO, com um dos programas citados (ou qualquer outro), fazer-lhe 2 partições, uma das quais com o SO sem instalar tudo de novo nem formatar o HD?

Desde já obrigado

Cumps

Com o partition magic podes fazer isso e muito mais mas é sempre conviniente fazer um backup dos documentos e definiçoes que sejam mais importantes nao vá alguma coisa dar para o torto.
Eu uso o Partition Magic 8 e ainda no outro dia aumentei a partição do sistema operativo (xp pro) sem problemas mas não convem facilitar.
 
O Partition Magic só dá buraco se for mal utilizado. Isto é, tentar fazer Merge de partições com data, separar partições em dois com data. Para fazer partições de um disco fazio, é na boa, não há-de have grande problema.

As funções merge e afins nem lá deviam estar. Mas também te safas bem com as tools do Windows como já te indicaram.
 
Já que isto anda por aqui, aproveito também para por uma questão:
Eu quando formato o disco tenho o habito de não formatar o espaço total. Entretanto, já so tenho cerca de 4Gb livres. Sem usar programas, ha maneira de aumentar o espaço da partição?
Usando porgramas sempre me dei bem com o Partition Magic, mas ja agora gostava de saber se e possivel fazer usando o gestor de discos do windows :\

Cumps
 
greven disse:
O Partition Magic só dá buraco se for mal utilizado. Isto é, tentar fazer Merge de partições com data, separar partições em dois com data. Para fazer partições de um disco fazio, é na boa, não há-de have grande problema.

As funções merge e afins nem lá deviam estar. Mas também te safas bem com as tools do Windows como já te indicaram.

Concordo quando dizes que dá barraca se for mal utilizado, mas tb isso normalmente passa-se com qualquer ferramenta de gestao de computadores.
Digamos por exemplo e foi o que eu fiz, juntei 15gb a uma partição de 60gb e não tive problemas, mas a partição de 15gb estava vazia e a de 60 onde tinha o OS tinha uns 20gb ocupados.
Agora se forem juntar ou separar partiçoes cheias de data ou perto disso o mais certo é dar barraca, mas tb ai até a ferramenta de getão de discos do windows "dá buraco " quando se renomeia drive letters, alguns programas deixam de funcionar direito, desaparecem icons, deixa-se de poder desinstalar etc ( isto tb já me aconteceu e com o messenger, photoshop, etc ).
Acima de tudo acho que tem de haver bom senso e saber o que se está a fazer, e sempre, mas sempre fazer backup do essencial ( se possivel de tudo )
 
shello disse:
Já que isto anda por aqui, aproveito também para por uma questão:
Eu quando formato o disco tenho o habito de não formatar o espaço total. Entretanto, já so tenho cerca de 4Gb livres. Sem usar programas, ha maneira de aumentar o espaço da partição?
Usando porgramas sempre me dei bem com o Partition Magic, mas ja agora gostava de saber se e possivel fazer usando o gestor de discos do windows :\

Cumps

Acho que só dá usando ferramentas proprias para o efeito, na Gestão de discos do windows podes criar partições de espaço vazio, apagar partições, renomear drives, mas acho que não dá para aumentar ou diminuir partições ( só se tiver alguma opção escondida que ainda não encontrei )
 
Exacto. té aí ja sei, gostava era de saber se tinha por la essa opção 8que também nunca vi)...
Se não tiver, lá vai o shello ter que instalar (mais um) programa...
felizmente dou-me bem com o partition Magic!

Cumps
 
Back
Topo