1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Particionamento correcto em Linux

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por PeterPuNk, 23 de Outubro de 2007. (Respostas: 140; Visualizações: 13117)

1. PeterPuNk

PeterPuNk Power Member

Boas,

Gostaria de saber a vossa opinião e explicação do porquê, acerca de como particionar um disco de 80 para ubuntu. Além da swap e / que mais tipo de partições recomendam e porque? estou farto de tentar procurar na net e não encontro nenhum guia especifico sobre tal.

A minha ideia era particionar de maneira a que não estivesse constantemente a perder a info e files todos, ou seja, sempre que fosse fazer um fresh install se mantivessem as configurações, ficheiros, etc etc. já sei que com a /home dá para fazer isso mas como? espero que me tenha feito entender.

EDIT: Não esquecer de consultar [Tutorial] Particionar um disco

Última edição pelo moderador: 3 de Setembro de 2008
  2. slack_guy

slack_guy Power Member

O meu 'desenho' _base_ das partições costuma ser este:
    Código:
    / --- 1,5G
    /swap --- 1G (hábitos antigos...)
    /usr --- 8G
    /tmp --- 2G
    /var --- 2G
    /root --- 1G
    /home --- restante

Quando faço o upgrade para uma nova versão, formato todas as partições (não esquecer os backups!) excepto as duas últimas.
    Não é melhor nem pior que outras soluções. Esta é a que me dá mais jeito.

Última edição: 23 de Outubro de 2007
  3. hellaxe

hellaxe Power Member

Eu faço:
    /
    swap
    /home

4. JKL22

JKL22 Power Member

Eu tenho estas:
    Código:
    /
    /home
    /boot
    swap
    O /boot está numa partição à parte porque uso XFS no / e no /home e o /boot não pode ficar neste sistema de ficheiros, tem de ficar em ext3.

5. PeterPuNk

PeterPuNk Power Member

obrigado já me deu umas luzes, no entanto, eu pretendia saber, imaginemos que tinham 60Gb à disposição, quanto atribuíriam a cada uma e pq. Ou seja, a boot nao ter mais do que x pois nao vale a pena porque só leva esta info etc etc.

Slack_guy podes colocar a frente de cada uma das tuas partições, no teu esquema, quanto atribuírias a cada uma se tivesses 60Gb de disco? Já sei que a utilização de cada um vai sempre ser diferente, mas é para ter uma ideia.

Saber porque rende ter uma /home, uma /root, uma /var etc. Pois vejo que a maioria dos users apenas usa swap e /.

6. JKL22

JKL22 Power Member

Eu, com 60 Gb de disco e utilizando o esquema que coloquei anteriormente faria algo assim:
    / - 12Gb
    /boot - 250Mb
    swap - depende da quantidade de Ram que tens
    /home - restante

Eu tenho isto dividido assim porque o /boot já expliquei acima, e o / e o /home estão separados porque se eu quiser fazer um clean-install não preciso de andar a faze backups dos meus documentos, basta não formatar o /home.

7. Conde

Conde Power Member

Eu com a minha configuração de particoes, se fosse num disco de 60gb colocaria:

/home -39
    / - 20gb
    /swap - 1gb

O root do sistema muito improvavelmente ira crescer mais do que 20gb....
    Já a /home é que vai conter todos os files dos users... logo vai crescer bastante e o mais provavel é os 39gb nao chegarem.

8. PeterPuNk

PeterPuNk Power Member

já estou a perceber JK, vou colocar entao no meu disco também então apenas essas. Diz-me só uma coisa, o facto de ter boot possibilita de que possa formatar a partição do xp e voltar a instalar sem "estragar" o grub? tenho hipotese quando quero instalar o ubuntu de dizer que quero o grub na /boot?

9. JKL22

JKL22 Power Member

1) Sinceramente não sei porque não uso Windows, mas quando instalares o Windows penso que ele vai limpar o MBR, logo vais ter de restaurar o Grub para voltares a ter acesso ao Linux (como já disse não tenho a certeza disto).

2) Sim, quando fazes as partições podes indicar ao Ubuntu a partição em que queres o /boot, basta criares a partição e depois escolher o /boot como Mount Point.

10. PeterPuNk

PeterPuNk Power Member

many thanks, penso que já atinei. Vou experimentar. Obrigado

11. gatohumano

gatohumano I'm cool cuz I Fold

Isso é usando aquele sistema do lvm certo?qual a real vantagem de usar isso assim?assim a primeira vista so se tira mais perfomance se tivermos a usar isso em mais que um disco......eu por acaso tb estou a usar assim mas é por outros motivos é que uso sistema com partição principal e de swap encriptadas,so a part do boot é normal.

12. slack_guy

slack_guy Power Member

É como disse: dá-me mais jeito trabalhar desta forma, fico com tudo arrumadinho em partições (BTW, normalmente, consoante a máquina e os sistemas de ficheiros externos que monto nela, costumo ter o dobro das partições que aqui listei).
    Não digo que seja melhor. Mas não é pior que outra forma qualquer. Em relação a performance, o facto de o sistema de ficheiros estar organizado em partições até pode ajudar ao desempenho da máquina; depende do uso que se faz.

13. PrOdG

PrOdG Power Member

Ajuda ao desempenho se forem utilizado sistemas de ficheiros apropriados à utilização de cada partição. No meu caso tenho, utilizo ReiserFS na partição onde tenho a portage tree, XFS numa partição de testes e ext3 nas restantes.

slack_guy, boa disposição de partições, mas 8Gb para /usr não é um pouco curto?

14. slack_guy

slack_guy Power Member

Parece não é? :-) mas nunca precisei de mais. Eu instalo pouco software: só o que preciso e aqueles que são precisos para os que preciso :-)
    BTW, uso Reiserfs em todas as partições.

15. r3pek

r3pek Power Member

não é por nada mas.... ;)
    Código:
    # du -hs /usr
    9.3G    /usr

16. slack_guy

slack_guy Power Member

Código:
    [slack_guy:~ ] df -h | grep usr
    /dev/hda3             5,6G  3,4G  2,3G  61% /usr

:p

17. nuno_nunes

nuno_nunes Power Member

Eu cá utilizo este tipo de partições
    /
    swap

e não tenho qualquer tipo de problema...

18. tkm_[pt]

tkm_[pt] Power Member

O particionamento do disco depende em muito do uso que vais dar.

Se for para uso doméstico, uma partição / e uma /home, esta com muito espaço, devem chegar.

Se for mais para servidor, então dá mais jeito ter bastantes partições e montadas com flag's específicas. Por exemplo, na partição /tmp poderia-se montar a partição para que não se possa executar programas. Já a partição /var pode ser montada com flags para melhorar o desempenho da escrita e leitura e por aí em diante.

19. =Viperx=

=Viperx= What is folding?

Formataçao ideal

Bem eu custumo formatar da seguinte maneira o meu ubuntu. Gostava que me dissessem se o faço bem ou qual é a formataçao ideal

- Partiçao Windows (NTFS) - 20GB
    - Partição ubuntu / (raiserstfs) - 30gb
    - Partiçao Swap - 2gb

a minha duvida refere-se ao modo de formatar as partiçoes do /, ou seja do /home, /boot, etc etc

obrigado

20. esquiso

esquiso Power Member

Não te aconselho a usar ReiserFS numa partição dessas. Aposta antes em EXT3 :)
    Quanto à historia de particionar a /home & /boot, apenas tens que fazer um particionamento normal e definir os mountpoints como deve ser no fstab. E recomendo XFS para a /boot e ext3 para a /home

Partilhar esta Página