Particionamento correcto em Linux

Não te aconselho a usar ReiserFS numa partição dessas. Aposta antes em EXT3 :)
Quanto à historia de particionar a /home & /boot, apenas tens que fazer um particionamento normal e definir os mountpoints como deve ser no fstab. E recomendo XFS para a /boot e ext3 para a /home

quem me aconselhou a usar raiserFS foi o meu prof de aplicaçoes que é gand viciado em ubuntu.... ele disse-me que era o melhor mas sinceramente não sei qual é a diferença.

quantos gb devo dar ao /home, ao / e ao /boot ?? e em que posiçoes devem ficar?
Cumpz
 
Última edição:
Supondo que vais manter um sistema só de GNU/Linux, aconselhava:

/boot -> XFS -> 50MiB
/ -> ext3 -> 10GiB
/home -> ext3 -> O resto.

O tamanho da /home vai depender de quereres ou não deixar espaço para outras partições e experiencias :)
 
Pessoal alguém me pode dar umas dicas?quase sempre pus particionamento automático do ubuntu,mas penso que ele não fará a melhor gestão de partições.
Tenho 2 discos de 160gb
No primeiro disco tenho algo como 20gb para o ruindows e 140gb em fat32 para apps win e etc (no prox format acho que passo para ext3)
O segundo disco de 160g é só para Ubuntu
Tenho 2 Gb de ram.
O que me intriga mais é o swap,pois quando ponho para hibernar diz me que não tem espaço suficiente no swap.
Se alguém me pudesse dar um exemplozito de partições mais concreto para o meu sistema,era porreiro,senão só o valor do swap já era bom.
 
Pessoal alguém me pode dar umas dicas?quase sempre pus particionamento automático do ubuntu,mas penso que ele não fará a melhor gestão de partições.
Tenho 2 discos de 160gb
No primeiro disco tenho algo como 20gb para o ruindows e 140gb em fat32 para apps win e etc (no prox format acho que passo para ext3)
O segundo disco de 160g é só para Ubuntu
Tenho 2 Gb de ram.
O que me intriga mais é o swap,pois quando ponho para hibernar diz me que não tem espaço suficiente no swap.
Se alguém me pudesse dar um exemplozito de partições mais concreto para o meu sistema,era porreiro,senão só o valor do swap já era bom.



Antigamente fazia-se o dobro da memória RAM para a swap, mas isso hoje já caiu em desuso... contudo eu faço sempre 1giga para a swap

se particionar um disco pelo Gparted a informação que o disco possa ter perde-se?


Depende do que fizeres, se tiveres uma partição com o Ruindows por ex. e no espaço livre criares outra, não deves ter problemas, agora se apagares essa e criares outra, aí sim
 
Última edição pelo moderador:
nao estou a conseguir fazer as partições que quero.

só me está a deixar utilizar 4.

queria assim:

dev/sda1 ---> ntfs
dev/sda2 ---> xfs ---> /boot
dev/sda3 ---> ext3 ---> /
dev/sda4 ---> ext3 ---> /home

e depois dá-me o restante espaço, como unusable. em vez de free space. que se passa?



edit: ok, ja percebi que é mesmo limite de 4 partições "primárias". não há volta a dar? vou ter q mandar o home po galheiro?
 
Última edição:
Podes ter apenas 4 primárias, mas podes definir uma dessas como extended e, a partir dessa, criar partições lógicas que também servem.
 
[Questão] Particionar disco...

Boas!

Gostava de saber qual a ordem no disco devem ter as partições que quero criar:

a) NTFS -> Win Vista (~30GB)
b) NTFS (Fat32 ?) -> Dados (~100GB)
c) ext3 -> / & /home (~20GB)
d) swap (~1GB)

Qual é que deve ficar mais na periferia do disco e qual a que deve ficar mais próxima do centro?

Obrigado!
 
Não tenho a certeza, mas creio que a posição física da informação deixou de ser relevante há muito tempo, até porque os algoritmos de escrita e leitura estão optimizados para esses efeitos...
 
Hoje em dia é mais uma questão de gostos, porque, além de como diz o raVemjr, hoje em dia não é assim muito relevante por serem normalmente ficheiros de pequena dimentsão e vejamos:

Swap - funciona como "reserva" para RAM, e normalmente não é usada quando o pc tem ram suficiente (mas tb gastar 1Gb no início do disco, se a máquina tem pouca ram <512Mb pode fazer falta)
/home - normalmente são ficheiros usuais, como configurações ou documentos, normalmente de pequena dimensão
/ - sistema global, e um bom sistema de ficheiros compensa, por ex, com o journal onde sabe onde eles estão.

E aliado a que os sistemas de ficheiros *nix apresenta uma fragmentação de ficheiros MUITO baixa comparada a sistemas Dos/Win :)
 
A minha actual disposição de partições é a seguinte:
Código:
swap -- 256 MB
/ -- 5 GB
/home -- o resto, tendo em conta que o disco é de 250 GB

Até hoje não tenho tido problemas e sempre que preciso formatar, mantenho as mesmas configurações de sistema bem como todos os meus ficheiros pessoais (vantagens de ter uma partição /home separada).
 
Já agora, tive a ler o tópic e não percebi algumas das funções de cada tipo de partição.

Actualmente uso apenas / e o /swap.

O /home já percebi que é para documentos, etc. Isto são os documentos que trabalhamos tipo word, imagens, videos? E é o OS que os grava respectivamente nessa partição? Ou temos que andar a seleccionar a partição quando fazemos save?

Não percebi bem a função do /boot, alguém pode esclarecer um pouco isso? Qual a vantagem já agora de usar essa partição?
 
Já agora, tive a ler o tópic e não percebi algumas das funções de cada tipo de partição.

Actualmente uso apenas / e o /swap.

O /home já percebi que é para documentos, etc. Isto são os documentos que trabalhamos tipo word, imagens, videos? E é o OS que os grava respectivamente nessa partição? Ou temos que andar a seleccionar a partição quando fazemos save?

Não percebi bem a função do /boot, alguém pode esclarecer um pouco isso? Qual a vantagem já agora de usar essa partição?

Em Linux, não existem partições como em Windows. Está tudo montado num sistema centralizado, e como tal, a tua partição /home estaria montada no mountpoint /home e funcionaria como se o disco fosse contíguo.

O /boot é uma partição onde se guardam os ficheiros para o bootloader e kernels, separando fisicamente a parte de arranque da parte normal do sistema. Talvez para posicionar esta informação perto da MBT...
 
Em Linux, não existem partições como em Windows. Está tudo montado num sistema centralizado, e como tal, a tua partição /home estaria montada no mountpoint /home e funcionaria como se o disco fosse contíguo.

O /boot é uma partição onde se guardam os ficheiros para o bootloader e kernels, separando fisicamente a parte de arranque da parte normal do sistema. Talvez para posicionar esta informação perto da MBT...
Vou agora instalar o Ubuntu 8.04.1. Vou utilizar em dual-boot com o Win XP.

O que é que se aconselha para uma utilização quotidiana (um pouco de tudo)? Usar apenas o / e o /swap? Ou já agora devo usar também o /boot e o /home?

Eu com o Ubuntu 7.10 formatei na altura apenas com / e /Swap, mas reparei que depois no arranque do PC, para escolher entre o Windows e o Linux, tinha 3 opções diferentes do Ubuntu (normal, memorytest e outra que não me recordo). Se criar uma partição /boot será que as duas restantes desaparecem? É que preferia ficar apenas com a opção normal do linux para escolha durante o arranque.
 
Back
Topo