Particionamento correcto em Linux

[DUVIDA]Particionar disco para Ubuntu

Olá! Queria iniciar-me nestas andanças e apesar de já ter lido alguns bons tutoriais, continuo com algumas dúvidas(principalmente porque tenho medo de me por a mexer e acabar por apagar dados acidentalmente).

Então aqui vai: Tenho uma partição com o Vista. E outra partição com videos, séries, etc..
Nesta segunda partição tenho cerca de 10 GB livres que queria utilizar para instalar o Ubuntu (será suficiente?) Não era para uso intensivo, mas para me ir habituando e tendo umas ideias de como aquilo funciona..

Como faço para tirar os tais 10GB da segunda partição? O CD do Ubuntu já faz isso automaticamente? Vi no tutorial falar em partições ext3 e afins e não estou muito familiarizado com isso.

Também já vi tutoriais aqui do fórum tais como: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=226287 que apesar de muito bom, explica com os discos vazios e instalando tudo de inicio. Eu já tenho o Vista e a partição com os dados, e não queria ter que formatar.

Alguém me pode explicar como se faz como se fosse muito muito muito nabo ? :D
 
A versão que tenho para instalar é o Ubuntu edição FEUP, e portanto decidi pesquisar na página oficial.
Encontrei isto: http://linux.fe.up.pt/portal/docs/tutoriais/instalar

Segundo o que percebo disto, se tiver 10 GB de espaço livre na partição do Vista, e escolher a opção "GUIADO", escolhendo o espaço que quero, ele redimensiona automaticamente a partição do Vista criando uma para Ubuntu, sem danificar nada. Certo?

cumprimentos,
 
Se fizer isso, depois ao instalar vou puder seleccionar essa partição para instalar? E depois com o boot manager? Isso é automatico ou tenho que ser eu a tratar disso?

se reduzires o tamanho da partição no vista, ficas com espaço não utilizado no disco (neste caso, 10Gb certo?)

Quando estiveres a instalar, na parte de escolheres as partições, (como uso sempre o manual, não sei como os outros modos funcionam), se escolheres "manual", no fim do disco aparece-te aprox 10GB livres, e se apenas queres experimentar, basta criares 2 partições, uma "swap", que o tamanho depende da tua RAM e do uso que pretendes fazer dele, e outra para usar como "/" para o sistema, com o restante do espaço...

Penso que tem um modo que usa o máximo de espaço disponível em disco, mas não tenho certeza, alguém que tenha já feito uma coisa parecida que diga...
Cumps
 
se reduzires o tamanho da partição no vista, ficas com espaço não utilizado no disco (neste caso, 10Gb certo?)

Quando estiveres a instalar, na parte de escolheres as partições, (como uso sempre o manual, não sei como os outros modos funcionam), se escolheres "manual", no fim do disco aparece-te aprox 10GB livres, e se apenas queres experimentar, basta criares 2 partições, uma "swap", que o tamanho depende da tua RAM e do uso que pretendes fazer dele, e outra para usar como "/" para o sistema, com o restante do espaço...

Penso que tem um modo que usa o máximo de espaço disponível em disco, mas não tenho certeza, alguém que tenha já feito uma coisa parecida que diga...
Cumps

Eu lá fiz backups do que tinha na segunda partição, formatei-a e redimensionei-a. Agora tenho a partição do Vista. Uma que pretendo que fique para Videos, Músicas, etc, e a terceira criada recentemente em que quero por o Ubuntu.
As partições estão todas formatadas e operacionais. A dúvida agora é, ao instalar o Ubuntu, posso escolher para instalar na partição X e ele faz o resto sozinho?

cumprimentos,
 
para instalar precisas de 2 partições, "swap" e "/"...

a swap põe o tamanho conforme a ram que tiveres(vê os posts anteriores)...
o restante cria uma partição em ext3 e montas como "/", que é onde será instalado o sistema...

Isto se escolheres o processo manual... em modo "guiado", penso que seja este o nome, não falo porque nunca experimentei...
 
Problemas com partiçoes

É o seguinte hoje de manha formatei o pc com o disco Windows e fiz três partições, duas de 30gb uma para o Windows e outra para o ubuntu e a terceira a maior, para por os documentos,musicas,videos etc...depois de fazer as partiçoes instalei o windows e deseguida fui instalar o ubuntu apartir do windows tudo bem ate a data, inicio a minha secçao no ubuntu e queria começar a criar as pastas na partiçao maior mas para o meu espanto nao me aparece essa partiçao nem a partiçao onde esta instalado o windows.
Porque?
obrigado desde já.
socram
 
Já verificaste o Fstab para ver se lá estão para serem montadas no boot?
As partições que criaste são em que formato?
O pessoal teima em fazer as coisas pelo lado mais difícil.
Eu faria assim:
Limpava o Win, criava a partição que suponho seja para dados e deixava o resto do disco em espaço livre.
Instalava o win e depois o Ubuntu no espaço livre.
Depois é configurar.
Estas informações já estão espalhadas por aqui.
Vê se te safas. Se não...apita que cá estamos.
 
Já verificaste o Fstab para ver se lá estão para serem montadas no boot?
As partições que criaste são em que formato?
O pessoal teima em fazer as coisas pelo lado mais difícil.
Eu faria assim:
Limpava o Win, criava a partição que suponho seja para dados e deixava o resto do disco em espaço livre.
Instalava o win e depois o Ubuntu no espaço livre.
Depois é configurar.
Estas informações já estão espalhadas por aqui.
Vê se te safas. Se não...apita que cá estamos.
jáconsegui,tive que formatar a partição apartar do XP e deu,olha quais sao os programas que achas essências que devia instalar , estou a nora com isto a ver se le apanho o jeito.:lol:
 
jáconsegui,tive que formatar a partição apartar do XP e deu,olha quais sao os programas que achas essências que devia instalar , estou a nora com isto a ver se le apanho o jeito.:lol:

Para isso só tu mesmo é que deves saber.
Há uma thread em sticky com os programas (ou pelo menos havia) que o pessoal mais usa.
O que é que precisas?
 
Redimensionar partição (/)

Boas

Tenho o vista e o Ubuntu 8.10 com dual boot. Inicialmente meti o Ubuntu numa partição de 5GB, mas como agora tenho necessidade de mais espaço para o Ubuntu tenho outra partição de 5GB livres e queria redimensionar a partição inicial do Ubuntu com a partição livre. Fazer um merge e ficar com uma partição de 10GbB isto tudo sem perder o Ubuntu e o Vista. Tenho o editor de partições do gnome mas ainda não conseguir fazer o merge....

Obrigado
 
Boas,

É melhor usares um LiveCD de Ubuntu ou qualquer outra distribuição e correr o Gparted por ai, porque com as partições montadas não lhes podes mexer:). Se bem percebi, queres apagar a partição que está vazia e juntar esse espaço à do Ubuntu, certo? Não vejo problemas nisso, desde que não te enganes e apagues a partição errada:D.

Cumprimentos.
 
Olá,

Podes utilizar o ficheiro fstab para "montar" pastas de sistema na nova partição, por exemplo a home. Ou seja, em vez de particionar o disco apenas formatas a nova partição de 5Gb e vai passando para lá pastas do sistema ou do utilizador.

Exemplo, hda1 é a partição raiz actual, hda2 é a nova partição de 5 GB para a pasta home.

/dev/hda1 / ext3 defaults,errors=remount-ro 0 1
/dev/hda2 /home ext3 defaults 0 2

Abraço.
Silvino
 
Olá,

Podes utilizar o ficheiro fstab para "montar" pastas de sistema na nova partição, por exemplo a home. Ou seja, em vez de particionar o disco apenas formatas a nova partição de 5Gb e vai passando para lá pastas do sistema ou do utilizador.

Exemplo, hda1 é a partição raiz actual, hda2 é a nova partição de 5 GB para a pasta home.

/dev/hda1 / ext3 defaults,errors=remount-ro 0 1
/dev/hda2 /home ext3 defaults 0 2

Abraço.
Silvino


Obrigado, a partição livre já está formata em ext2. Esse ficheiro fstab está onde? Essas 2 linhas é para editar nesse ficheiro?

A partição actual do linux é /dev/sda5 e a livre é /dev/sda7
Estão ambos em ext2

O meu ficheiro fstab em /etc:
# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point> <type> <options> <dump> <pass>
proc /proc proc defaults 0 0
# /dev/sda5
UUID=575dd245-e6f7-48ef-b5b3-b8aa8a2ad3c3 / ext2 relatime,errors=remount-ro 0 1
/dev/scd0 /media/cdrom0 udf,iso9660 user,noauto,exec,utf8 0 0
/dev/scd1 /media/cdrom1 udf,iso9660 user,noauto,exec,utf8 0 0
 
Última edição:
Olá,

Edita o ficheiro em /etc/fstab

Código:
$sudo vim /etc/fstab
Não sei o que significa

Código:
UUID=575dd245-e6f7-48ef-b5b3-b8aa8a2ad3c3 /               ext2    relatime,errors=remount-ro 0       1
Logo não sei se a edição que proponho vá funcionar,

Código:
# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>

/dev/sda5          /                       ext2      defaults,errors=remount-ro 0       1
/dev/sda7          /home               ext2      defaults          0            2

/dev/scd0       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec,utf8 0       0
/dev/scd1       /media/cdrom1   udf,iso9660 user,noauto,exec,utf8 0       0
Até Já
 
Boas,

Tenho uma pequena dúvida.
Quero instalar o ubuntu num disco de 120GB, porem tenho o disco com 2 partições, numa delas a que está destinada para o linux tenho 60GB de espaço livre gostava que me dissessem como particionavam esta partição:
Tava a pensar em 20 GB -- / root
28 GB -- Home
2 GB -- Swap
Acham que fica bem assim? Tenho o vista noutra partição com um espaço de 50GB.
Com 60 GB acham que fico já com um espaço razoável para "brincar" :P ?
 
Era para dar... eu fiz uma swap de 2GB (porque tenho 1GB de RAM), 10GB para / e 18GB para /home (tenho um disco de 60GB com 1 partição onde instalei o Ubuntu8.10 da forma que disse atrás e a outra partição de 30GB em ntfs que vinha do XP que tinha lá antes e que está cheia de documentos). Está tudo a funcionar às mil maravilhas :D
 
Back
Topo