Particionamento correcto em Linux

Não estou a conseguir fazer isto...

Consegui fazer o primeiro comando no Terminal para fazer o backup (mas não sei para onde vai esse backup)...

Mas não consigo perceber a fase seguinte que diz para "Abrir num Editor de Texto" ??!

Pensei que fosse tudo feito por comandos no Terminal. Estou um bocado confuso...

Também já tentei instalar programas, mas não percebo como fazer! Tenho de usar sempre esse tal Synaptic?

Isto é mais confuso do que pensei, lol.
Quando introduzes o comando "kdesu kate /boot/grub/menu.lst" ele deverá abrir o editor de texto Kate, onde fazes a edição do ficheiro.

Quanto à maneira de instalar programas vê aqui. Sim, em geral usa-se o gestor de pacotes (package manager).
 
Quando introduzes o comando "kdesu kate /boot/grub/menu.lst" ele deverá abrir o editor de texto Kate, onde fazes a edição do ficheiro.

Quanto à maneira de instalar programas vê aqui. Sim, em geral usa-se o gestor de pacotes (package manager).

Bem, só tu é que me ajudas :) devia haver mais pessoal a ajudar que era mais rápido, lol.

A questão é que eu escrevi esse comando no Terminal, mas não deu em nada. Deu um erro a dizer que Kdesu não era reconhecível ou uma coisa assim do género. Acho estranho, porque estou a utilizar a verão Kubuntu 8.04.1
 
Bom, não faço ideia do problema, mas também não conheço o Kubuntu. Em vez do kdesu experimenta o sudo. Se não der podes tentar editar com o nano, "sudo nano /boot/grub/menu.lst", que é um editor de texto simples para a consola (F2 para sair/gravar)
 
Ola,

Tenho um HD de 320, embora o cd de instalação do XP me diga que são 298GB e o cd da familia Ubuntu/Debian afirmem 305 em um dia e no outro 320.1. De qualquer maneira, minha intenção é particionar assim:

Windows = 20GB
Documentos NTFS = 100 GB
Linux 1 (Debian)= 15 ou 20GB
Linux 2 (Ubuntu) = 15 ou 20 GB
/home = 100 GB
O resto do Hd pra experimentar novas distribuições Linux

O Swap não descrevi já que as opniões divergem. Minha idéia é ter Cópias dos Documentos dos 2 sistemas tanto na /home quanto no NTFS de modo que em caso de virus em quaisqer dos sistemas eu não venha a perder meus dados. A explicação pra cópias do Doc Win no /home é que segundo outros foruns que li uma partição NTFS pros Doc do Win não é totalmente garantido contra viroses e outras pragas e acidentes que possam ocorrer.
O que acham da idéia? Absurda? Preciso ter uma /home pra cada SO Linux?
 
Podes ter a mm /home para ambos...
Relativamente a segurança, sim, a ideia não é má. Caso contrario podes por exemplo usar uma partição ext3 e no windows instalas o ext2ifs permitindo ler e escrever nesta.
Sem saber quanto tens de ram é sempre aconselhável o uso de swap, por mais pequena que seja (não é por 1 ou 2gb de espaço:) )
 
Qual escolher e Partições

Olá, tenho um portátil com windows e gostava de saber algumas respostas. Depois de ler alguns tópicos pareceu-me que as distribuições linux mais utilizadas eram a ubuntu e a fedora.

Eu gostava de saber qual a versão que vocês mais aconselham, tenho a aqui a versão da FEUP, FEUP Live 2009 que é ubuntu 8.10, esta versão tem a vantagem de já ter uma série de programas instalados e assim já não me perdia a fazer isto, tem tipo lazarus, pgadmin, eclipse, coisas que estou a precisar e tambem bastantes drives. Eu nunca utilizei linux a não ser abrir um site e assim, por isso,
1) esta versão é boa? ou instalo uma mais recente e depois é fácil de instalar os programas?
2) Estava a pensar disponibilizar 20gb para o linux, é suficiente para o SO correr bem?
3) O meu Windows vista demora 1 minuto a ligar, uma versão do linux demorar mais ou menos?
4) Para ter o linux e o windows a funcionar é como ter dois windows no mesmo computador? Isto é, instalo o linux numa partição e depois ao iniciar escolho?

Obrigado,
metRo_
 
1) Começa por essa distro sim. Sendo ubuntu é uma boa aposta para começares, então se já tem programas que necessitas melhor ainda. Após instalares actualiza para a nova versão - 9.04;
2) A instalação base do SO ocupa cerca de 6 gb. Deves ter em conta os programas que necessitas e o uso que vais dar ao SO. Se será o teu SO principal, etc e tal...Mas 20 gb parece-me bem, tudo depende do que vais fazer! Atenção que precisas de uma outra partição SWAP, esta necessita de pouco espaço.
3) Esta nova versão do ubuntu, a 9.04, acabadinha de sair, tem como novidade o tempo de arranque. Está bem mais rápido. Penso que demora menos de 1 minuto sim.
4) É isso mesmo. Ao instalares um 2º SO, dps quando arrancares é te dada possibilidade de escolha do SO. Chama-se GRUB.

Qualquer dúvida que tenhas naquilo que te disse, é so pesquisares aqui pelo forum que vais encontrar muita info útil. Dá uso ao search :D
 
1) A actualização que falas é tipo como os updates do windows? O que já tiver instalado continua a funcionar direito?

2) A partição SWAP é criada automaticamente?

4) Por exemplo no windows se eu tiver dois windows instalados consigo definir qual vou abrir primeiro, e quando tempo aquele mensagem de escolha dura e assim. Pelo que li sobre GRUB isso é tipo um software que vai fazer o dual-boot, mas tipo isto é instalado automaticamente com o ubuntu, certo? Depois para desinstalar basta eliminar a partição e está tudo ok?

Eu já andei a pesquisar sobre o assunto, isto são aquelas duvidas que não ficaram bem esclarecidas.

OBrigado
 
É normal teres dúvidas, tamos cá é para ajudar!
1) É algo parecido, a actualização para a nova versão é tão simples como isso. No entanto trata-se de um upgrade do sistema. Aqui fica todos os passos que tens que seguir para fazer o upgrade. (atenção que isto só é feito após a instalação)
Depois existe outra coisa que é a actualização do software que tens instalado no Ubuntu. Esta é também automática, não tens que fazer praticamente nada. Mas com o tempo vais conhecendo os cantos à casa.
2) Tens que criar essa partição.
3) O GRUB é instalado automaticamente sim. Após a instalação do SO, ao iniciares o teu pc, é te dada a opção de escolha entre os 2 SOs. Tens 10 segundos para o fazeres. Por defeito, e se não carregares em nada é seleccionado o Ubuntu. Tudo isto é configurável, o tempo, o SO por deito...

Não sei se já sabes mas esse Live CD que tu tens permite-te correr o SO sem o teres instalado. O SO é executado na tua máquina apartir do CD. Podes "brincar" e descobrir um pouco e mais tarde instalar. Para tal deves ir à BIOS e colocar o arranque apartir do CD em 1º lugar
 
Sim isso já sei e para já tenho utilizado o Live CD mas demora um bocado de tempo a iniciar e depois algumas coisas não consigo instalar, por exemplo para activar os efeitos especiais não deu para instalar a drive e estava ligado à net e sponho que seja por estar a correr do ecran, tenho que investigar isto mais um pouco.
Só não percebi é o que realemente é o SWAP, tenho que criar uma partição para o swap mas quando é que instalo esse tal swap? é durante a instalação do ubuntu?
 
https://help.ubuntu.com/9.04/installation-guide/i386/index.html
http://guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Dual-boot-(notas)
Swap

Tens aí mais alguma informação sobre o particionamento correcto e Swap.
A partição Swap deve ser criada quando crias a partição para o Ubuntu. És tu que a crias sim e defines o tamanho como qualquer outra partição que crias.
Esta gestão das +artições pode ser feita de várias maneiras:
-através do Live CD. Existe o gParted que te permite criar as partições; Ou, ainda melhor, durante o processo de instalação podes criar as partiçoes necessárias. Muito simples!
-se tiveres Windows instalado, podes instalar aplicações que o façam, como o Partition Magic.
 
Ajuda em particionamento avançado

Bem colegas, quero instalar agora o Ubuntu 9.04 e tenho espaço não particionado com o tamanho de 50GB.
As minhas dúvidas são as seguintes:

- Devo formatar o espaço não particionado para o sistema em ext3 ou ext4?
- De que tamanho devo criar a partição para SWAP?
 
- Devo formatar o espaço não particionado para o sistema em ext3 ou ext4

Se procuras velocidade (não muito significativa por enquanto) aconselho ext4... Penso que no Ubuntu apenas virá predefinido ext4 a partir do 9.10!



- De que tamanho devo criar a partição para SWAP?


Aqui tens uns bons tuto´s:

Swap -> http://www.slackware-brasil.com.br/web_site/artigos/artigo_completo.php?aid=16

instalação em geral -> http://www.pplware.com/2009/05/04/ubuntu-904-com-ext4/

Abraço
 
Eu recomendo ext4, em F11 nota-se a diferença em termos de velocidade.

Quanto ao espaço para swap, depende do que aí vais correr.
Por norma ponho o dobro da RAM para ter a certeza que posso correr o que quiser à vontade.
No mínimo põe um valor igual à RAM que tens.
 
partição Ubunto

boas!
fiz uma partição durante a instalação do ubunto, e o que se passa é que de não o utilizo e o SO Windows vista não detecta essa partição, ou seja, fico com o tamanho do disco reduzido. Como é que posso fazer para eliminar esta partição? Fui muito nabo pois fiz uma partição ainda um pouco grande.....
Desde já agradeço a ajuda!!!!!:joker:
 
Boas qwerttyng,

arrancas com o cd live do ubuntu e na parte da gestão de partiçoes apagas a que não queres.

Penso que seja só isso.


Cumprimentos,
phasing.
 
no windows vais a control panel->admin tools->computer management
lá dentro tens o disc management, onde podes controlar as partições

(compmgmt.msc)
 
Viva,

Iniciei-me à pouco no Ubuntu mas fiquei com uma dúvida em relação às partições... Eu não sei exactamente para que serve cada uma ... Mais especificamente...

/ --- Pelo que vi é o equivalente ao C: (será isto?)
/swap --- Memória virtual?
/usr --- Não faço ideia.
/tmp --- Não faço ideia.
/var --- Não faço ideia.
/root --- Não faço ideia.
/home --- Onde ficam os dados do utilizador?

Alguém me pode dar uma explicação rápida de cada uma delas ... e o tamanho aconselhável para cada uma (eu fiz uma instalação default, dei o disco todo ao programa de instalação).

Obrigado.
 
Back
Topo