Partiçoes e Dual Boot

Luiscorreia

Power Member
Boas a todos:

Comprei um Seagate de 80Gb a 7200rpm e vou instalar tudo de novo, no pc.

Quero ter 2 SO's, o win98 e o XPpro. De momento ja está instalado o XP pro, mas eu keria que o disco ficasse assim:

Dual Boot: win98 e win xp pro

Partiçoes do disco:

1 - 15Gb
1 - 10Gb
1 - 10Gb
1 - 30Gb
1 - 15Gb


O k preciso de saber é kaul programa utilizar para fazer o dual boot e kual ou kuais preciso de usar para fazer as partições, tenho ouvido falar do Partition Magic, será k é a melhor maneira de o fazer? será k nao são partições a mais? ou nao ha problema?

Obrigado desde ja pela ajuda!

Um Abraço:

Luis
 
Antes de mais, vais ter que desparticionar/formatar o disco, porque DEVES instalar o 98 primeiro. Só depois é que instalas o XP numa partição diferente!

4 Partições bastam-te!

1ª ~1Gb Boot/Cache

2ª ~10GB 98 (FAT32) e Aplicações desse SO

3ª ~40GB (NTFS) XP e Aplicações desse SO

4a ~Resto (FAT32) para dados e backups

Vais ter mesmo que criar as partições com o PM

Não precisas de boot loader, porque o XP faz-te isso. Depois podes editá-lo no "Sistema" do XP
 
já agora como é que se altera a ordem pela qual aparece o sistema operativo, do genero fazer com que o prédefenido seja o win Me em vez do Xp como aparece no meu?
tanks
 
Metendo o CD do windows XP e durante a configuração eliminar as partições, serve, mas...

Tens o Ghost?

No CD tens lá um pequeno executável chamado "gdisk.exe".
Mete-o numa disquete de arranque e na linha de comandos escreve:

A:\gdisk 1 /del /all

Isto vai-te apagar TODAS as partições desse disco, sejam elas de que sistema de ficheiros forem (NTFS, FAT , EXT2, não interessa, apaga tudo!).
Com esse executável podes também particionar o disco e formatá-lo on-the-fly (é isto que eu uso no trabalho, porque estar lá com fdisks e formats, ou Partition Magic não tá com nada.Perde-se muito tempo.)
Com isto é muito mais rápido...
 
Back
Topo