Partiçoes e Vista

Nitch

Power Member
Boas, anavda eu a organizar aqui as coisas, e quis criar uma particao a parte pra meter a tralha e deixar uma partiçao mais pequena so pra windows e progs, mas usando o gerenciador de discos do windows ele nao me deixa tirar mais espaço a partiçao do windows, so que esta partiçao tem mais de 130G livres, nao ocupados, e esses gs queria noutra partiçao e ele nao me deixa.

ha algum programa de partiçoes que trabalhe no vista, que me possibilite redimensionar as partiçoes? tinha o partion magic 8 mas ja é um coto antigo e para alem dos avisos do vista de compt o programa nao reconhece correctamente o disco bem como tamanhos e partiçoes ja criadas.
 
O próprio Vista tem a funcionalidade de gerir partições. Vais a "Computador", tecla direita dio rato e escolhes "Gerir". Depois vais a "Armazenamento" e "Gestão de discos".

Acontece que esta funcionalidade é um pouco limitada, pelo que podes utilizar o programa gratuito "Gparted".

Vai ao site do Gparted, faz o dowload de um ISO e queima um CD. Depois é só arrancar o computador com o CD e usar.

Se no final o Windows der ERRO de BOOT, nada de pánico, pode a contecer. Basta pegar no DVD do Vista, arrancar e escolher a opcão corrigir.
 
a questao é que esse utilitario do vista pras partiçoes, so me deixa criar uma partiçao de 70G na partiçao o windows é uma partiçao de 160G total, e tem 142G livres, mas esse utilitario diz que nao ha mais espaço livre na partiçao.

ja saquei esse programa, mas nao faz boot :(
 
Back
Topo