Partições em RAID-0 tira performance ?

sike

I'm cool cuz I Fold
Viva,

Como o tópico indíca criar partições num disco em RAID0 faz as variadas partições perderem performance ?
 
A RAID 0 (also known as a stripe set or striped volume) splits data evenly across two or more disks (striped) with no parity information for redundancy. It is important to note that RAID 0 was not one of the original RAID levels and provides zero data redundancy. RAID 0 is normally used to increase performance, although it can also be used as a way to create a small number of large virtual disks out of a large number of small physical ones.

A RAID 0 can be created with disks of differing sizes, but the storage space added to the array by each disk is limited to the size of the smallest disk. For example, if a 120 GB disk is striped together with a 100 GB disk, the size of the array will be 200 GB.

in Wikipedia

Resumindo, duvido até que isso funcione pois raid 0 implica dois ou mais discos.
Caso tenhas dois ou mais discos, sim, aumenta a performance, mas se um disco dá o berro diz adeus aos dados guardados em ambos os discos.
 
Última edição:
aumenta a performance pq vais estar a ler o conteudo de um ficheiro a partir de dois discos em simultaneo, logo hipoteticamente poderas ter o dobro da velocidade. tem a desvantagem k se 1 disco vai ao ar, cm 1 ficheiro esta repartido por ambos os discos, perdes o conteudo de td o k kiveres...e bom para por o SO e para por os jogos. guardem os dados mais importantes noutro sitio.

no entanto um belo dum raptor e ainda mais rapido k 2 sata em raid0 ;)
 
eu julgo q o q o rapaz quer saber é se tendo já dois discos em raid0 e se fizer uma partição no raid perde performance, aí sim pois como eu disse qto menos for o espaço menos performance terá.
 
Passa-se o contrário, quanto menor a partição maior a velocidade.

Tambem pode ser constatado ao longo da thread para a qual coloquei o link, através de um benchmark (chama-se HDTach)

Fica bem
 
"no entanto um belo dum raptor e ainda mais rapido k 2 sata em raid0"

procura no tomshardware um artigo começado por "cheap raid"
rapidamente ves que estas enganado (ja testei tb)

em relação aos documentos,
a unica controladora que conheço que permite fazer varios tipos de raid diferentes (nomeadamente raid0 e raid1) apenas com 2 discos, é a Intel
atraves do Intel Matrix

procurando por Intel Matrix deves encontrar muita coisa

sei que há muita gente que usa uma partição para o OS no principio do raid
e utilizante o restante para dados com um tipo de raid diferente ou o mesmo tempo de raid
mas com velocidades inferiores (porque "apanham" a parte mais lenta dos discos)

eu proprio tenho 2 partições num raid0 de 2 discos,
por esquecimento ainda não fiz benchmarks, mal me lembro coloco aqui
 
The Raptor-X's performance is even good enough to beat a RAID 0 array consisting of two modern 7,200 RPM drives, except in terms of pure throughput, of course. In addition, it is nicer having only one drive to install, and the data safety of a single drive is better anyway. Speaking of safety, we should refer to the five year warranty, which should give you a good feeling.
da propria tomshardware...
http://www.tomshardware.com/2006/02/06/wd1500ad_raptor_xtends_performance_lead/page14.html
 
Passa-se o contrário, quanto menor a partição maior a velocidade.

Tambem pode ser constatado ao longo da thread para a qual coloquei o link, através de um benchmark (chama-se HDTach)

Fica bem

Já tinha dado uma vista de olhos no teu bench mesmo logo quando o fizeste. Foi a partir dele que fiz o meu primeiro RAID0. Mas sempre usei o RAID0 em 2 partições praí 30GB para SO e o resto storage e andavam-me a dizer que perdia performance com as partições. Pelos vistos é o contrário e ainda bem :P
 
Já tinha dado uma vista de olhos no teu bench mesmo logo quando o fizeste. Foi a partir dele que fiz o meu primeiro RAID0. Mas sempre usei o RAID0 em 2 partições praí 30GB para SO e o resto storage e andavam-me a dizer que perdia performance com as partições. Pelos vistos é o contrário e ainda bem :P



faz lá entao um teste de leitura e escrita nas duas partições e ve lá em q partição tens melhores valores, é de certeza na q tiver mais espaço livre, mas claro se é para SO convém teres assim separado acho eu.
 
2 questões,

1 - em relação ao tomhardware, esse artigo data de inicio de 2006, já lá vai algum tempo

este saiu depois :
http://www.tomshardware.com/2007/03/12/cheap_raid_ravages_wd_raptor/

"Although the WD Raptor clearly remains the fastest Serial ATA desktop hard drive, the RAID 0 array beats it in most benchmarks except access time and I/O performance"
"Finally, storage densities keep increasing, and will result in even faster 7,200 RPM drives soon. All of this makes the Raptor look less attractive to users with common sense."

este artigo é de março,
entretanto saiu um disco de 250gb (analisado aqui no forum por um user, eu comprei um logo a seguir) da seagate fantastico, que em raid0 batia esses wdc de 400gb sem problemas,
tornando-se ainda pior o resultado pro raptor

eu já testei discos de 10k rpm SCSI antigos e recentes e 15k rpm recentes e antigos tambem
bem como um porradão de discos ide e sata's

e devo dizer que nada como 2 raptors em raid0 sem duvida (2 scsi's em raid0 só consegui testar com controladoras pci e não vale a pena, é preciso uma pci-e)
mas a melhor relação performance/tamanho/preço é dos satas

1 raptor 74gb 133€
2 wdc 250gb prato simples 70€ cada = 140€ total

2 - "Passa-se o contrário, quanto menor a partição maior a velocidade."

discordo!
o tamanho da partição é irrelevante, o que realmente é relevante é a localização das partições no espaço fisico dos pratos do disco

tenho 2 discos de 160gb em raid0,
uma partição de 80gb no inicio dos discos
e os restantes 220gb no que resto dos discos
e a partição de 80gb, com 46gb livres é mais rapida do que a partição de 220gb com 123gb livres

mas cada um tem a sua opinião sobre este assunto

vou tentar colocar aqui uns benchmarks
 
bem umas kestoes para responderem... mas de preferencia kom benches a mistura para esclarecer o pessoal...

1-afinal cria particoes (por exemplo) num Raid de 4 discos de 80gb perde ou nao performance...?

2- se achas k nao,

o ke e k e melhor, um partiçao pekena para o OS e o resto para storage ou ao contrario....?

3- a ultima (esta e k kero ver se alguem me sabe rsp :004:)

kual o tamanho idial para o stripe size de um Raid 0 de ( por exemplo) 4 discos de 80gb (sata 2 de prato simples)

?

um abraço e vamos la ajudar esta comonidade a esclarecer as duvidas em relação ao Raid 0...
 
Benchs

Hardware

C2d e6300 @ 3ghz
Asus P5B-E
2 WD160gb SATA2 wd1600aajs prato simples 8mb cache
ligados à ICH8R

1 Partição com 300gb (espaço total dos discos)

RAID0_ICH8r_wd1600aajs.jpg


2 partições,
1 com os primeiros 80gb do disco, outra com os restantes 220gb

wd1600aajs80gb.jpg


apos os primeiros 80gb dos discos,
temos :

wd1600aajs220gb.jpg


CLPJD,

1 - Não
2- uma pequena, ve os graficos, para o OS e aplicações, o resto para storage
assim garantes velocidade onde precisas, com discos grandes ate recomendo raid1 para o storage
(não o fiz pq o espaço não me chegava)
3 - 128kb

PS : Ja vi um bench dos novos de 250gb (2 em raid com uma ich9r) e posso vos dizer que fazem sempre mais 20mbs que os meus,
começam a 180 e acabam nos 100
 
Última edição:
em qualquer disco rigido, ou array de discos rigidos (convencionais) particionado, usando as duas partições ao mesmo tempo, resulta em perda de performance (essencialmente porque perdes as leituras/escritas sequenciais, e passas a ter maioritariamente escritas/leituras "aleatorias", que costumam ser mais lentas).

Usando uma partição de cada vez (o que normalmente não acontece, dado que o sistema/memoria virtual fica habitualmente numa delas), faz-se uso de toda a velocidade disponivel.
 
Eu não tenho a certeza, mas acho que não têm a ver "directamente" com o tamanho das partições. tudo depende da zona do disco (neste caso dos pratos) onde as partições estão alocadas.
 
Back
Topo