1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Está disponível o Comparador ZWAME em versão beta.
    Mais informações.
    Remover anúncio

Partiçoes em RAID e possivel?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por CoolAlex, 3 de Dezembro de 2002. (Respostas: 12; Visualizações: 833)

  1. CoolAlex

    CoolAlex Power Member

    Quero meter o meu sistema em raid pois lido com ficheiros enormes e toda a velocidade e bem vinda pra poupar segundos preciosos!Alguem me pode dizer se e possivel fazer partiçoes num sistema em raid?Isto pq gosto de ter o meu disco bem arrumado e tenho uma partiçao pra work e outra por sistema e jogos progs etc!
    Thnx
     
  2. Tecnoboy

    Tecnoboy Power Member

    Epá penso que não, a ideia do RAID que queres é mesmo meter os 2 disco a funcionar como um so !
     
  3. kazuza

    kazuza Power Member

    Claro que podes!
    Após o sistema de RAID estar montado, a partir do SO considera-o como se um disco normal se tratasse...
    Isto, claro se estivermos a falar de RAID por hardware, porque por software, bem... não vale a pena...
     
  4. Tafinho

    Tafinho Power Member

  5. v0rtex

    v0rtex Power Member

    entendamos que o Raid é feito por hardware!

    o Raid permite-te fazer o mesmo que fizesses tendo um disco num "IDE normal" podes montar as partições que quiseres com um simples Manager da marca do teu disco! o Raid apenas te assume 1 Hd independentemente do espaço que tem e da forma como está particionado!

    no entanto o Raid por hardware consegue Fazer coisas simplesmente maravilhosas muito para além das Partições!

    o Sistema de Arrays e mirrors, permite-te num só HD Instalares 4 diferentes (ou iguais) SOs e funcionarem como se tivessem instalados em HDs diferentes!

    o Ideal para te inteirares disto é sacares o Manual do teu raid no Fabricante ou então se for Raid on board, o Manual da board trás informações de que precisas!

    ou pelo menos devia ser assim...nem tudo funciona como queremos!
     
  6. Tafinho

    Tafinho Power Member

    curioso.... conheço umas poucas definições de RAID e nenhuma fala em implementações em hardware ou em software , até porque o objectivo não é esse...
     
  7. v0rtex

    v0rtex Power Member

    o "DO CONTRA" falou!

    a expressão: entendamos que o RAID é feito por Hardware, simplesmente quer dizer que existem programas ( á semelhança de emuladores), que visam fazer o mesmo efeito do Hardware!

    " 1 raid EMULADO!

    mas isto não está nos Manuais que tanto gostas de ler!
     
  8. Tecnoboy

    Tecnoboy Power Member

    Epá pessoal acalmem la os nervos sff ! :D

    BTW: Tnks a todos, por esclarecerem este user, porque eu como nunca utilizei um sistema de RAID também não sabia disto ! :)
     
  9. kazuza

    kazuza Power Member

    A tal "emulação" de RAID, pode ser conseguida em SO's de WorkStations (Win 2KPro, Server e por aí fora...).
    Se algum de vocês tiver tal sistema, dêem lá umas voltinhas no Gestor de Disco...
     
  10. Tafinho

    Tafinho Power Member

    ERRRR...
    Não há qualquer implicação que o RAID tenha de ser feito por hardware...
    RAID não é algo que agarre nos dados de um lado e os cuspa do outro lado com uma forma diferente, logo a comparação com emuladores é no mímino descabida.

    Mas para dissipar algumas dúvidas basta ler algumas coisas sobre as controladoras RAID IDE que não são mais que segundo a tua definição ( e salvo raras excepões ) não são mais que controladoras ATA com suporte diferente a nível de drivers, como por ex. TODAS as controladoras RAID IDE integradas em motherboards...
     
  11. CoolAlex

    CoolAlex Power Member

    Ja agora digam-me uma coisa...Vale mesmo a pena investir em mais um disco e meter o sistema em raid?Eu lido com ficheiros muito grandes...sei tb q o mais seguro e o raid 1 mas q nao e assim muito performante tendo em conta os discos com 8Mb de buffer andarem la muito perto em performance.Tou mesmo indeciso pois tenho essas 2 hipoteses...Ou troco o disco por um de 8Mb ou compro outro e meto o sistema em raid...o q aconselham ?
     
  12. chight

    chight Power Member

    O propósito fundamental do RAID é a redundância. Com um sistema RAID com 2 discos pode-se por exemplo estar a trabalhar num disco 1 enquanto que no mesmo instante essa informação está a ser duplicada no disco 2, logo o disco 2 é um disco redundante para no caso de o primeiro falhar não se perder informação.

    Isto só tem interesse em servidores, é maior a vantagem ao nível da funcionalidade do que ao da performance. Além disso existe vários tipos de raid, desde o que faz o merge de dois discos ate k usa N discos redundantes.
     
  13. CoolAlex

    CoolAlex Power Member

    Ok tou esclaredico!Acho o melhor mesmo e juntar mais uns cobres e ir pra um SCSI...Mas pra ja acho q troco por um HD com 8 Mb de buffer enquanto nao junto pra um disco SCSI jeitoso!
    Obrigado pelas dicas... :D
     

Partilhar esta Página