Partiçoes em RAID e possivel?

CoolAlex

Power Member
Quero meter o meu sistema em raid pois lido com ficheiros enormes e toda a velocidade e bem vinda pra poupar segundos preciosos!Alguem me pode dizer se e possivel fazer partiçoes num sistema em raid?Isto pq gosto de ter o meu disco bem arrumado e tenho uma partiçao pra work e outra por sistema e jogos progs etc!
Thnx
 
Claro que podes!
Após o sistema de RAID estar montado, a partir do SO considera-o como se um disco normal se tratasse...
Isto, claro se estivermos a falar de RAID por hardware, porque por software, bem... não vale a pena...
 
entendamos que o Raid é feito por hardware!

o Raid permite-te fazer o mesmo que fizesses tendo um disco num "IDE normal" podes montar as partições que quiseres com um simples Manager da marca do teu disco! o Raid apenas te assume 1 Hd independentemente do espaço que tem e da forma como está particionado!

no entanto o Raid por hardware consegue Fazer coisas simplesmente maravilhosas muito para além das Partições!

o Sistema de Arrays e mirrors, permite-te num só HD Instalares 4 diferentes (ou iguais) SOs e funcionarem como se tivessem instalados em HDs diferentes!

o Ideal para te inteirares disto é sacares o Manual do teu raid no Fabricante ou então se for Raid on board, o Manual da board trás informações de que precisas!

ou pelo menos devia ser assim...nem tudo funciona como queremos!
 
Originally posted by v0rtex
entendamos que o Raid é feito por hardware!

curioso.... conheço umas poucas definições de RAID e nenhuma fala em implementações em hardware ou em software , até porque o objectivo não é esse...
 
o "DO CONTRA" falou!

a expressão: entendamos que o RAID é feito por Hardware, simplesmente quer dizer que existem programas ( á semelhança de emuladores), que visam fazer o mesmo efeito do Hardware!

" 1 raid EMULADO!

mas isto não está nos Manuais que tanto gostas de ler!
 
Epá pessoal acalmem la os nervos sff ! :D

BTW: Tnks a todos, por esclarecerem este user, porque eu como nunca utilizei um sistema de RAID também não sabia disto ! :)
 
A tal "emulação" de RAID, pode ser conseguida em SO's de WorkStations (Win 2KPro, Server e por aí fora...).
Se algum de vocês tiver tal sistema, dêem lá umas voltinhas no Gestor de Disco...
 
Originally posted by v0rtex
simplesmente quer dizer que existem programas ( á semelhança de emuladores), que visam fazer o mesmo efeito do Hardware!

ERRRR...
Não há qualquer implicação que o RAID tenha de ser feito por hardware...
RAID não é algo que agarre nos dados de um lado e os cuspa do outro lado com uma forma diferente, logo a comparação com emuladores é no mímino descabida.

Mas para dissipar algumas dúvidas basta ler algumas coisas sobre as controladoras RAID IDE que não são mais que segundo a tua definição ( e salvo raras excepões ) não são mais que controladoras ATA com suporte diferente a nível de drivers, como por ex. TODAS as controladoras RAID IDE integradas em motherboards...
 
Ja agora digam-me uma coisa...Vale mesmo a pena investir em mais um disco e meter o sistema em raid?Eu lido com ficheiros muito grandes...sei tb q o mais seguro e o raid 1 mas q nao e assim muito performante tendo em conta os discos com 8Mb de buffer andarem la muito perto em performance.Tou mesmo indeciso pois tenho essas 2 hipoteses...Ou troco o disco por um de 8Mb ou compro outro e meto o sistema em raid...o q aconselham ?
 
O propósito fundamental do RAID é a redundância. Com um sistema RAID com 2 discos pode-se por exemplo estar a trabalhar num disco 1 enquanto que no mesmo instante essa informação está a ser duplicada no disco 2, logo o disco 2 é um disco redundante para no caso de o primeiro falhar não se perder informação.

Isto só tem interesse em servidores, é maior a vantagem ao nível da funcionalidade do que ao da performance. Além disso existe vários tipos de raid, desde o que faz o merge de dois discos ate k usa N discos redundantes.
 
Ok tou esclaredico!Acho o melhor mesmo e juntar mais uns cobres e ir pra um SCSI...Mas pra ja acho q troco por um HD com 8 Mb de buffer enquanto nao junto pra um disco SCSI jeitoso!
Obrigado pelas dicas... :D
 
Back
Topo