Partições no Linux(fedora), como fazer ?

uterrorista

Suspenso
Tenho 15GB(1 partição NTFS) disponíveis para instalar o Fedora(ultima versão)
Como crio partições para instalar o Linux.?.

O setup no Fedora não é muito agradável...
Quantas/quais partições crio(e de que tamanho) ???

Não percebo nada de partições para Linux, por isso expliquem como se fosse muito burro..

:confused:
 
tenho o Partition Magic...
a minha dúvida é nas partições para o boot, swap... é isto que eu não percebo.

o Windows necessita de uma só partição enquanto que o Linux necessita de mais do que uma..
 
Sim a de swap acho que deve ser o dobro da RAM (caso seja <=512MB), e igual a 1GB a partir dái (falo do recomendado, não é estritamente necessário).

Depois a de Linux (ext2, etx3, reiserfs, bla bla) terá o espaço que quiseres...Acho que só tens que garantir que não te vai faltar.

De qualquer forma o Partition Magic consegue redimensionar partições :)
 
ja tive a ler umas coisitas,
'swap' para a virtual memory
'/' p o sistema operativo...

mas posso separar o /home para outra partição...guarda as definições casa o SO 'dê raia'

icon2.gif
agora a minha dúvida é quanto deixo para: '/' e p '/home', sabendo que de 15GB, 1GB já vai para a 'swap'

separando '/' de '/home', em '/' fica apenas o SO e em '/home' tudo o resto(programas instalados, etc), não é?
 
olá!!!

na / fica o SO e programas instalados...
na /home os teus dados e algumas definições..

Dependo o uso que queres dar .. se quiseres tester e ver como funciona instalar o maximo de programas deixa 10 Gb para a / .. se nao keres instalar muitos programas mas sim guardar dados teus ( MP3, filmes) deixa 6Gb para a / e o resto pá /home
 
Tens que criar 3, uma para o boot, costumo meter 100 ou 200mb, nao sei se é exagerado, mas tmb cm disco nao me falta, nao ha probs, dps tens a do swap, k ja sabes como funciona, outra é para o disco em si, ou seja, fedora e files que quiseres, identica a do windows, por isso / , /home e para o fedora é a msm partiçao, tavas a fazer alguma confusao :p
 
Não tens que fazer a partição de boot.
Tens sim que fazer uma partição / (para o sistema em si) e uma partição swap (depende da memória ram que tenhas), tudo o resto é completamente opcional.

A partição /home não tem nada a ver com a partição /. É opcional, e se a fizeres ganhas com o facto de não perder o que tens na directoria pessoal se precisares de reinstalar o sistema, por exemplo, e aconselho a fazeres uma (eu tenho 20 gigas para a partição /home).

E já agora, a partição no Fedora é do mais simples que pode haver. Não vejo onde exista a complicação, e é seguro fazeres a partição a partir da instalação (mas claro que também a podes fazer pelo partition magic). O que te aconselho a fazeres é criares uma partição pelo partition magic, com o total que queres para o Linux (digamos, 60 gigas, por exemplo). O formato é indiferente. Depois de teres essa partição criada, instalas o Fedora, e na parte das partições, vais a essa que crias-te e divides como entenderes pelo swap e as outras que queiras fazer, sempre dentro dessa de 60 gigas (é por uma questão de segurança que se faz isto).


Cheers.


Edit: só reparei agora que já tinhas indicado o tamanho (15 gigas). Com esse tamanho ficas algo limitado para criares uma /home, e é aconselhável criares somente a /, porque podes vir a ficar sem espaço ou na / ou na /home (na /home ficam alojadas todas as definições do utilizador, nada de programas instalados, mas mesmo assim pode atingir vários gigas passado algum tempo)
 
Última edição:
Andas na secçao errada :D

Para uso genérico, metes o swap (1,5x ram) e / (conteudo todo).
Para razões de segurança / reinstalação, podes dividir o /.
/boot (onde ficaram todos os ficheiros referentes ao boot) - 100Mb xegam
/home (onde ficam ficheiros pessoais)
/ (onde fica o sistema)

Eu pessoalmente nestes 2 ultimos costumo colocar 5 a 6 gb pra / e o restante para o /home. Porquê? tenho lá desde downloads, a mails, documentos, o que me ocupa mais espaço.
Podes no entanto usar genéricamente, e, dependendo do formato da partiçao, fazer 1 resize, e mover a /home por ex.
 
ja tive a ler umas coisitas,
'swap' para a virtual memory
'/' p o sistema operativo...

mas posso separar o /home para outra partição...guarda as definições casa o SO 'dê raia'

icon2.gif
agora a minha dúvida é quanto deixo para: '/' e p '/home', sabendo que de 15GB, 1GB já vai para a 'swap'

separando '/' de '/home', em '/' fica apenas o SO e em '/home' tudo o resto(programas instalados, etc), não é?

No /home guardas os ficheiros pessoais de cada utilizador (documentos, mp3, filmes, imagens, etc) e não propriamente os programas. Os programas ficam normalmente em /usr.

Sinceramente 15Gb acho pouco...eu não dividia mais tendo tão pouco espaço :P

Não é de todo obrigatório teres mais que uma partição, podes ter só uma ou as que quiseres. Não podes é separar os seguintes: /dev /etc /lib /bin /sbin. Estes devem sempre fazer parte do /

No fundo é conforme a necessidade, eu também gosto (e tenho) o /home separado do resto e num disco á parte com 200Gb. Espaço é coisa que não falta :D
 
Tens que criar 3, uma para o boot, costumo meter 100 ou 200mb, nao sei se é exagerado, mas tmb cm disco nao me falta, nao ha probs, dps tens a do swap, k ja sabes como funciona, outra é para o disco em si, ou seja, fedora e files que quiseres, identica a do windows, por isso / , /home e para o fedora é a msm partiçao, tavas a fazer alguma confusao :p

Código:
# du -h /boot
12K     /boot/lost+found
318K    /boot/grub
2,7M    /boot

Que exagero, pah :D

Mesmo assim eu tenho 32Mb...um dia pode-me apetecer por uns 20 kernels diferentes :x2:
 
então vou arranjar mais 5GB, portanto vou ficar com 20GB..

meto:
1.5 GB - 'swap' (tenho 1 GB de RAM)
100 MB - '/boot'
010 GB - '/'
8.4 GB - '/home'


parece bem ??
qual a ordem das partições ?? tanto faz

:)obrigado a todos
 
então vou arranjar mais 5GB, portanto vou ficar com 20GB..

meto:
1.5 GB - 'swap' (tenho 1 GB de RAM)
100 MB - '/boot'
010 GB - '/'
8.4 GB - '/home'


parece bem ??
qual a ordem das partições ?? tanto faz

:)obrigado a todos

Sim, tanto faz. Assim com 20 gigas ja estas mais a vontade, parece-me bem. Só a swap esta exagerada. Não vais precisra de tanto, com 1 giga de ram. mete também 1 giga de swap, que te chega e sobra (é o que eu tenho, e nunca, mas nunca tive a swap nem sequer a meio)
 
então:
1.0 GB - 'swap'
100 MB - '/boot'
010 GB - '/'
8.9 GB - '/home'


e obrigadão :)

edit: já agora quando tiveres dúdidas sobre o Linux é melhor postar em GNU/Linux e sistemas *NIX, certo?
 
Última edição:
Back
Topo