Particularidades do vista....

Status
Fechado a novas mensagens.

luikki

Power Member
informação - não comprovada por mim - que circula via e-mail:
Windows Vista, o último sistema operativo da Microsoft, vem carregado de sistemas de protecção anti-cópia e de bloqueio de conteúdos por pressões de entidades como a congénere da SPA americana e outras, supostamente para combater a pirataria. Estes sistemas estão integrados na programação básica do sistema, pelo que são muito difíceis de cancelar ou contornar.

O resultado é que, se instalas o Windows Vista ou compras um computador que o traga pré-instalado, já não poderás ver ou gravar vídeos nem ouvir ou gravar música descarregada da Internet.

O mais grave é que, em muitos casos, tão pouco poderás fazê-lo mesmo que tenhas comprado legalmente o conteúdo, porque o DRM (sistema de protecção de direitos de autor) integrado não permite, por exemplo, que possas copiar uma canção de um CD (comprado legalmente) para o teu leitor de MP3. Nem que possas gravar uma compilação de canções (compradas legalmente) para o leitor de CD's do teu carro. E, frequentemente, nem sequer poderás reproduzir um filme (comprado legalmente) no teu computador ou em qualquer outro meio que não seja um reprodutor específico autorizado pela Microsoft e pelos fabricantes de conteúdos. Se tentares fazê-lo, a reprodução será de má qualidade ou será pura e simplesmente impedida.

A única solução segura para evitar estes abusos é não instalar o Vista e recusar a compra de qualquer computador que o traga pré-instalado. Continua a utilizar o XP ou considera a hipótese de mudar para um sistema operativo "livre", como o Linux.

Se, como eu, consideras inaceitável este procedimento por parte da Microsoft, reenvia este e-mail aos teus contactos. Talvez que, se a Microsoft se der conta de que não consegue vender o Vista por causa desta barbaridade, pensem melhor no assunto para a próxima vez…
 
Não me parece que isto esteja completamente correcto.
A pirataria existe, em larga escala. Certo.
E se eu tenho uma banda, gravo uns MP3, copio-os para o meu PC Vista, e quero metê-los para posterior demonstração no meu leitor de MP3 ou num cd? Ou mesmo lê-los a partir deste computador?
Ou um filme caseiro.

Isto não está definitivamente correcto.
Seria uma enorme limitação num sistema operativo que cada vez mais vem com ferramentas de partilha de multimédia (como o media center).

Além disso, até à data, ainda não li nada sobre conteúdos bloqueados pelo Vista.
É, obviamente, uma história mal contada.
 
É claro que o Vista não consegue impedir tudo isso. Quanto muito dificulta mais e para muita gente é o suficiente ;)
 
bla bla bla. este tópico já foi mais que debatido. isto é parcialmente verdade e quem se meteu no vista deveria se ter informado inicialmente.
 
Das duas uma: ou andam a ficar menos inteligentes e a sobrevalorizar os "crominhos infantis dos mails em cadeia" (god, I HATE them...), ou os Vista que eu experimentei são diferentes dos vossos, mas se calhar falam mesmo porque "ouviram dizer que..."

É claro que há sempre protecções, cada vez mais, algumas até são obrigatórias se o SO quiser ter certas funcionalidades. Concordo com algumas, outras nem por isso, mas daí a dizer que um SO vai parar a pirataria... lol...



"Se tentares fazê-lo, a reprodução será de má qualidade", claro, ao gravar o CD, o SO como sabe que as musicas são ilegais, vai incluir em cada faixa uma gargalhada maquiavélica de 10 em 10 segundos, seguido duma ordem à drive para no fim da gravação puxar a lente acima e riscar o cd... isto, claro, enquanto não vierem as drives "for vista" com um dispositivo dedicado à tarefa de riscar CD's piratas, talvez seguido pelos monitores com uma arma de paintball que dispara sobre os utilizadores que não cumpram as regras na totalidade...
 
Das duas uma: ou andam a ficar menos inteligentes e a sobrevalorizar os "crominhos infantis dos mails em cadeia" (god, I HATE them...), ou os Vista que eu experimentei são diferentes dos vossos, mas se calhar falam mesmo porque "ouviram dizer que..."

É claro que há sempre protecções, cada vez mais, algumas até são obrigatórias se o SO quiser ter certas funcionalidades. Concordo com algumas, outras nem por isso, mas daí a dizer que um SO vai parar a pirataria... lol...



"Se tentares fazê-lo, a reprodução será de má qualidade", claro, ao gravar o CD, o SO como sabe que as musicas são ilegais, vai incluir em cada faixa uma gargalhada maquiavélica de 10 em 10 segundos, seguido duma ordem à drive para no fim da gravação puxar a lente acima e riscar o cd... isto, claro, enquanto não vierem as drives "for vista" com um dispositivo dedicado à tarefa de riscar CD's piratas, talvez seguido pelos monitores com uma arma de paintball que dispara sobre os utilizadores que não cumpram as regras na totalidade...

Por acaso o que eles falam da má qualidade de audio prende-se com DRM nos proprios CDs (novos).


Mas sim... concordo... matem o vista :004:
 
Tirado da Wikipedia :

Digital Rights Management
Another common criticism concerns the integration of new forms of Digital Rights Management into the operating system, specifically the introduction of the Protected Video Path. This architecture is designed such that "premium content" from HD-DVD or Blu-ray discs may mandate that the connections between ***** be encrypted. Devices such as graphic cards must be approved by Microsoft. Depending on what the content demands, the devices may not pass premium content over non-encrypted outputs, or they must artificially degrade the quality of the signal on such outputs or not display it all. There is also a revocation mechanism that allows Microsoft to disable drivers of compromised devices in end-user PCs over the Internet.[40] Peter Gutmann, security researcher and author of the open source cryptlib library, claims that these mechanisms violate fundamental rights of the user (such as fair use), unnecessarily increase the cost of hardware, and make systems less reliable and vulnerable to denial-of-service attacks.[41] Proponents have claimed that Microsoft had no choice but to follow the demands of the movie studios, and that the technology will not actually be enabled until after 2010;[42][43] Microsoft also noted that content protection mechanisms have existed in Windows as far back as Windows Me, and that the new protections will not apply to any existing content (only future contents).[

Ou seja isto é mau.. mas só deve passar a estar activo a partir de 2010.. por isso para já não faz nada disso..

Mas não deixa de ser mau..

Cumps
 
O Vista tem de facto alguns issues com o DRM na small print:

So if you design a new security system, you can’t get it supported in Windows Vista until well-known computer security experts like MGM, 20th Century-Fox, and Disney give you the go-ahead (this gives a whole new meaning to the term “Mickey-Mouse security”). It’s absolutely astonishing to find paragraphs like this in what are supposed to be Windows technical documents, since it gives Hollywood studios veto rights over Windows security mechanisms.

Peter Gutmann - A Cost Analysis of Windows Vista Content Protection
 
Vais-me desculpar, mas não, DRM, como o nome indica, é digital e ou dá ou não dá... não há meios termos.

Er... vais-me desculpar mas estás errado. Experimenta ouvir dakeles cd's que tem uma etiquetazita na caixa que diz "poderá ter problemas em escutar este cd em computadores ou outros dispositivos que não leitores de CD" e repara...
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo