Partilha de biblioteca iPhoto e iTunes

Nautilus

Membro
Ola, sou novo neste forum e tenho um macbook desde o natal. Ja estou perfeitamente ambientado á máquina e tenha tirado todas as minhas dúvidas sobre o mac os x( sou tb um novo mac user) neste e noutros fóruns pela net. No entanto não consigo arranjar maneira de partilhar as bibliotecas do iPhoto e do iTunes entre users do mesmo computador?
 
Olá... consegues e é relativamente fácil...

No MacOSX há uma coisa muito rígida que é a gestão das permissões dos ficheiros que dizem quem tem acesso a ler escrever ou executar um ficheiro.

Para partilhares as tuas bibliotecas experimenta (de preferencia cria um user que não tenha muita coisa para evitares algumas sensações de medo):

1- Vais ao teu disco (macintosh HD) e abre a pasta users

Lá dentro terás uma pasta para cada utilizador e uma pasta "shared"
Esta pasta é a única pasta que por defeito permite que todos os usersleiam, ecrevam e partilhem ficheiros entre si

2- Cria uma pasta chamada Fotos (ou outro nome) e outra "música"


3- Vais ao iphoto e nas preferences tens lá um sítio para onde podes apontar a tua library... aponta para esta pasta recem criada... e da mesma forma vais ao itunes e alteras a pasta da library...

Faz isto (3) para todos os users... No iphoto sei que dá pois tenho o meu assim... o Itunes pode ser mais tricky, especialmente com ficheiros comprados na itms por causa do DRM...


Se as coisas "desaparecerem" não tenhas medo pois a não ser que dês ordem de apagar o teu computador não as apaga :) pode é perder a sua localização... mas aí é só fazeres import de novo do conteúdo que está na tua pasta home>music ou photos
 
Última edição:
Tentei por a minha library no shared mas não consigo aceder pelo user que criei.( ja agora onde e que se escolhe nas preferences do iphoto a library que queremos usar, a unica forma que descobri foi mudar a localização do iphoto e quando o inicío ele diz me que n encontra a library e pede para eu criar uma ou fazer o browse de uma ja existente) tentei também com o share points mas aparece me o mesmo erro nos dois. Diz que a pasta esta num ''read only'' e por isso o iphoto não o abre. E eu quere que o outro user so possa ler a libray e não a possa modificar.
Já estou a desesperar, sempre a trocar de users e a fazer experiências e ainda nem tentei com o itunes...


Ja agora como e que se põem imagens aqui para verem o erro que o iphoto me dá?
 
Update: Agora percebi o teu erro...

A library usa e abusa de registos do teu comportamento... Não é só quando importas uma musica que a library é escrita. Sempre que um user ouver uma música, a library é escrita, quanto mais não seja o contador da música é incrmentado... logo todos os users terão que ter permissões de escrita...

------------
Terás que alojar a foto num hosting qualquer e meter aqui o link na forma [img ]linkpara a foto[img ] (sem espaços entre as []...

-------------


Vamos por passos... (não tenho aquio mac por isso posso-me enganar)


1 - Mudaste o iphoto (icone) do sítio?!?!?! o que eu dizia era para abrir o dito, vai ao menu de topo em "iphoto>preferences>general e deves ter lá a opção de apontar para a directoria desejada...algo do tipo :USers:Nomedouser:music com um "browse" á frente...

2 - Já foste à pasta shared e criaste a pasta "fotos"?

Clica neste icone com o botao direito do rato/trackpad (vê aqui como activar este comportamento nos novos portáteis) e vai ao "Get info"
nessa janela que apareceu vai até ao fundo e terás lá uma parte que é as permissões...
Está dividido em 3 partes

User -> utilizador activo
Grupo-> Grupo a que o utilizador pertence (normalmente igual ao anterior pois é criado automaticamente)
Others ou everyone -> todos os outros users...

Nesta última alternativa verifica que tens lá as cruzinhas em todos os campos para todos terem permissão de leitura, escrita e execução de ficheiros...

A partir aqui poderás ir ao teu ou qualquer outro usere alterar a pasta no iphoto indicando esta pasta criada como local da library.

Nota: Se fizeres isto num disco externo poderás ter uma surpresa agradável que é quando tens o disco conectado tens acesso a esta library, ou quando não ele reverte para a pasta "por defeito"

Isto dá muito jeito quando tens um portátil com um disco pequeno e não queres ter lá todasas músicas mas sim uma selecção...

Espero que ajude...isso parece-me mesmo falta de previlégios de escrita
 
Última edição:
Back
Topo