partilha de internet para pc wireless, situação pouco comum, ajuda

ng80092a

Banido
boas, o esquema é o seguinte

redemt8.jpg


o que tem de especial perguntam vos? tem que o pc 5 que está ligado por wireless ao pc 2 não tem net, e o pc 2 não está ligado a um modem como é frequente encontrar nos tutoriais

já fui lá ás avançadas nas propriedades da lanzinha do pc 2 só que quando tento partilhar essa net para a rede wireless onde está o pc 5 ele diz-me que o ip que é usado para atribuir ips na rede já está atribuido e portanto não funciona, alguem dá ideias? é que era mesmo util

edit: o objectivo é que o pc 5 possa aceder á net, partilhando a net da rede lan, distribuindo pela rede wireless
 
Última edição:
o pc 2 tem que ter um ip da que tem internet directamente (via lan/router/modem) e um ip com rede diferente da rede que tem internet para partilhá-la,e o pc5 tem de estar na mesma rede que não tem a net directamente partilhada

ex:
o pc2 tem 2 ips/2 placas de rede:
>192.168.1.64 -> gateway: 192.168.1.254 (router)
>192.168.2.1 (configurada como ad-hoc pc-to-pc)
(depende do SO que tenhas, no windows basta partilhares a 192.168.1.64 à 192.168.2.1)

pc5: 192.168.2.2 -> gateway: 192.168.2.1
 
já tentei isso, defini o gateway no pc 5, como o ip do pc 2 na rede wireless mas sempre que tento partilhar a internet da lan, para a wireless recebo aquele erro maravilhoso, de que o ip já está atribuido a alguma maravilha da rede, e aquilo deixa de partilhar, adiante, para tentar esclarecer


pc/Ligação -- Lan/Gateway ------------- Wireless/Gateway
router -- 192.168.0.2
pc2 ----- 192.168.0.10/192.168.0.2 ---- 192.168.2.1/nada,secalhar falta algo aqui :(
pc5 ----------------------------------- 192.168.2.2/nada neste momento

e basicamente é isto, não sei se está complicado de ver
a situação é esta, e além disso só tenho o tal erro
 
Última edição:
o windows qdo estás a fazer partilha força que o computador (host) da partilha fique com o ip 192.168.0.1
se tiveres possibilidade, faz a partilha com o cabo da rede externa desligado, ipconfig /flushdns, depois é que mudas o ip para o que tu quiseres, e podes ligar tudo no fim
 
acabei de tentar, agora já não aconteceu o mesmo, desliguei a ficha da lan e fiz o flush, antes de ligar o cabo outra vez lembrei-me de ir dar uma olhada aos ips que ele atribuiu
na lan fixa ficou tudo igual, na wireless ele mudou o ip para o tal 192.168.0.1, só que esse endereço já faz parte da rede fixa, não está atribuido, mas acho que começa a misturar alhos com bogalhos, então mudei para o tal 192.168.2.1, que era o que tinha antigamente e ele assinala como ligação partilhada sem dar erros, mas o pc5 não consegue ir á net :(

está a dar, brutal, só tive de ir ao pc5 definir como gateway o ip da wireless do pc2, e já está a dar, já agora, como descubro o ip do pc5 na rede fixa? ele atribui algum 192.168.0.x sem ele fazer parte da rede?

já agora, podes ajudar-me a tentar fazer portforwarding de uma porta qualquer do pc5 para o router, ou do pc5 para o pc2 e do pc2 para o router? as janelas do windows parecem um bocadinho limitadas nisso, se tiver de ser por comandos também posso aplicar
uma coisa interessante é que consigo ir do pc5 ao 192.168.0.2 do router e configurá-lo lol :p

edit: aliás, não consigo fazer mais do que ir á web :( assim é mau
edit2: ainda por cima as duas placas são 802.11g, e só se ligam a 11Mbits, :(
 
Última edição pelo moderador:
pois existe ainda outra forma que é fazeres bridge entre a wireless e a lan, e teoricamente o router reconheceria o mac address do pc5 e poderias redireccionar portas para lá directamente (mas sinceramente nunca consegui pôr bridges por software a funcionar bem)

senão, no windows do pc2 tens a firewall que podes por como excepção (deixá-las abertas a qq ligação exterior), do router redireccionas para o pc2, e aí já deves conseguir ter o que queres no pc5
 
sim, já dei uma olhada nisso, as bridges já tentei, mas eu preferia abrir excepções na firewall.. por acaso já tentei também só que não deu, porque aquilo está uma grande trapalhada para quem lá vai cheirar a primeira vez, mas pronto, assumindo que o windows zela pela minha segurança (haja fé) deixamos estar aquilo que ele já opcionou e adicionamos as portinhas do que queremos dar acesso
Aquilo que posso fazer pra já é no pc2:
na rede fixa, ou seja, a partilhada, posso ir aos settings avançados !da partilha! e adicionar portas e um user que "hosta" o serviço, já tentei aqui, dando-lhe o ip do pc5, sem sucesso..
tem tambem os settings avançados da firewall, mas numa caixa fora da partilha, nessa já tenho maravilhas de icmps e mais portas para settings
na rede wireless também do pc2 tenho a mesma maravilha que a firewall, não há é settings para rede partilhada, porque para esta não está nenhuma activa..
já sinto o cheiro da rede a funcionar perfeitamente.. mas ainda falta qualquer coisa

está a dar, é preciso configurar o router primeiro para fazer o port forward ao pc B, e no pc B abrir os settings da partilha e adicionar as portas :)
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo