1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Partilha de ligação e ficheiro Linux <-> WIndows

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por jjcf, 12 de Agosto de 2007. (Respostas: 18; Visualizações: 1814)

1. jjcf

jjcf Power Member

Boas,

Pessoal sou relativamente newbie nestas cenas do linux tenho o Ubuntu 7 instalado num desktop que tem acesso a internet...

A cena é que tenho outro computador com o windows XP o qual queria ligar em rede ao do linux bem como partilhar a internet do linux para esse computador.

No windows é relativamente transparente no linux não faço a minima se é possivel ou como é possivel fazer isso.

O principal era o acesso a internet ser partilhado se pudesse existir partilha de ficheiros melhor...

Alguém me pode indicar como fazer isso?

2. LFReq

LFReq 1st Folding then Sex

Era para criar este tópico pois estou com a mesma dúvida mas já está aqui um tentem explicar tudo tintin por tintin porque eu ainda não percebo nada disto.

3. CyberOps

CyberOps I'm cool cuz I Fold

tens o modem ligado a maq em linux e queres ligar a maq q tem windows em rede directamente a linux, ou tens tudo ligado a um router?

4. LFReq

eu queria ligar directamente agora quem criou o tópico não sei mas podias explicar já como se faz directamente.

cumps,
    LFReq

5. jjcf

jjcf Power Member

o modem esta ligado ao pc de linux e dpx ai com uma segunda placa de rede queria partilhar a ligação

6. LFReq

deixa ver se percebi tens o modem ligado por usb no linux e queres ligar directamente os dois PCs pelas placas de rede, certo? se é isso é a mesma dúvida que a minha.

7. jjcf

jjcf Power Member

8. LFReq

Então pronto alguem pode explicar como se cria uma rede entre linux e windows como descrito em cima sendo o linux o servidor

9. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Isso é tudo feito com o samba... Agora assim de cor não sei como se faz mas tentem pesquisar na documentação do samba por internet connection sharing

10. CyberOps

n tenho bem a certeza mas configurando o ip da maq em linux n ficas alem de ter partilha de ficheiros com partilha de internet?
    o comando para config o ip acho q é $ ifconfig eth0 192.168.0.1 255.255.255.0.

11. Boas,

Como tens ubuntu é bastante fácil: para partilhar a net basta instalar os seguintes pacotes: ipmasq e dnsmasq.
    -- o primeiro faz o masquing do ip necessário para que a(s) máquina(s) ligadas ao servidor linux acedam sem problemas à net.
    -- o segundo transforma a maq linux num servidor de nomes (DNS) e ao mesmo tempo é um servidor DHCP (ip automatico para os pc's ligados ao pc com linux)
    EDIT:há este site mto interessante! http://www.ubuntugeek.com/sharing-internet-connection-in-ubuntu.html

Para partilhar ficheiros com windows terás que instalar o pacote samba e configurar-lo em editando o ficheiro /etc/samba/smb.conf
    Neste fase é importante não esquecer que os utilizadores do sistema não são os mesmos por isso para criar um utilizador samba basta fazer:
    sudo smbpasswd -a newuser

qualquer duvida apita que eu reponderei.

N.

Última edição: 15 de Agosto de 2007
  12. LFReq

Boas,
    Podias dizer como se instalam esse pacotes e quais são os comandos que se têm que utilizar comandos?

desculpa a minha noobiçe

13. CyberOps

sudo apt-get install ipmasq
    sudo apt-get install dnsmasq

14. LFReq

e só com isso eles vão partilhar a net automaticamente?

15. Boas,

o dnsmasq é automatico. o ipmasq acho que precisa de ser configurado.
    logo à noite vou deixar-te aqui um exemplo para o /etc/samba/smb.conf para poderes partilhar ficheiros com maq windows.
    até logo
    N.

16. LFReq

obrigadão mas depois tambem me podes ensinar a configurar o ipmasq

é triste se noob :(

17. VuDu

VuDu Power Member

18. jjcf

jjcf Power Member

eu segui os passos la do tuturial e nada ;/

O estranho disto é que quando foi ao entwork manager não consigo perceber se tenho as duas ligações ok ou nao...

ou seja... ou está ligado a ath0 (ligação wireless de acesso a net) ou a eth0...

alguém pode ajudaR?

19. VuDu

VuDu Power Member

Desliga-o e faz tudo de novo.
    Esse "programazito" só dá dores de cabeça quando precisas de algo mais do que clickar num icon para ligar-te à net.

Partilhar esta Página