Partilha de net entre 2 pc's

jpsfs

Power Member
Boas!

Eu sei que esta pergunta é frequente aqui no fórum, só que neste caso a situação é um bocado especial...
Eu tenho o router do outro lado da rua e tenho um pc perto da janela que apanho o sinal wl.
Ora, agora tenho outro pc aki em casa, do outro lado da casa e nesse sítio não apanha o sinal do router. Era giro fazer a ligação entre os dois pc's por rede. Como a casa é nova tenho cabos de rede em todos os lado e então tenho um switch no escritório que faz a ligação de todas as tomadas.

Agora eu queria que o pc que recebe o sinal do router por wl partilhasse esse sinal para a cablagem da casa.

A questão é, como fazer isso?

Ambos os pc's tem o win XP SP2.

Cumpz jpsfs
 
Viva.

O sinal do outro lado da rua é teu? O tal de wl?

Gu@rdian

É!

A situação é a seguinte...
Eu mudei de casa, mas a tvcaca ainda não veio instalar a Netcabo e então, como o meu apartamento antigo fica do outro lado da rua, pus o router à janela, e ainda apanho a net do meu antigo apartamento.
Asseguro-vos que é completamente legal. :-D

Cumpz jpsfs
 
Viva.

Nesse caso compras um 'AP=Ponto de acesso = Acess Point' e colocas junto á janela do lado de cá, e 'injectas' esse sinal na tomada de rede que tens dispersa nessa casa nova e logo terás acesso á internet nos pc's do lado de cá.

So poderás fazer isto se o sinal de wl for mesmo teu... e claro atenção á 'criptação' da rede em wl, como tu acedes muitos puderam açeder.


Gu@rdian
 
Boas!
Eu tou ciente dessa opção, mas a ideia era fazer isto sem gasta dinheiro, isto porque daqui a semana e meia, já não vou ter o router no outro apartamento. Logo, não me interessa gastar dinheiro.

Cumpz jpsfs
 
Bem nesse caso, tens de ter um pc do lado de cá, com placa wl a receber o sinal do outro lado, e partilhar esse acesso para a rede interna.
Ou seja, um pc á janela do 'lado de cá', 1 placa wl outra placa rede (rg45) e injectar esse sinal na tomada para outros pc's.
Atenção que aqui o DHCP tem de ser manual, criar ip's nos pc's e por como 'gateway' o endereço de ip da 1ª maquina do lado de cá.

Complicado? ou não?

Gu@rdian
 
Ok!

Eu percebo +/- de redes, e sabia qual o material necessário, agora o que eu queria era as configs do windows, mas acho k já sei, defino ip manual no segundo pc, ou seja:

Router: 192.168.1.1

PC com placa wl e placa rj45:
Ip: 192.168.1.2
SubMask: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.1.1

Pc com apenas placa rj45:
Ip: 192.168.1.3
Submask: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.1.2

Assim tá bem?

Obrigado pelas dicas.

Cumpz jpsfs
 
Se percebi bem o 192.168.1.2 é o a placa de wifi a partilhar certo?

Nesse caso no 192.168.1.3 também tens que configurar o DNS (mete o mesmo do gateway ou os do teu ISP)

Isto se o 192.168.1.3 tiver a receber a "net partilhada"

Cumps
 
Atenção:

- Router: 192.168.1.1 - Ok correcto

(o pc com as duas placas tem 2 ip's)

PC com placa wl e placa rj45:
IP : wl - 192.168.1.2 (dar a indicaçao no windows de partilha deste acesso)
IP : rg45 - 192.168.1.3
SubMask: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.1.1

Pc com apenas placa rj45:
Ip: 192.168.1.4
Submask: 255.255.255.0
Gateway: 192.168.1.3 (aqui tenho duvida se será o 3 ou o 2, de qualquer maneira é testar ambos)

Ver o DNS, se assim funcionar tudo bem, mas se não der colocar o endereço de DNS do ISP que dá acesso a esse sistema (netcabo = 212.113.161.226)

Assim já está bem!

Boa sorte

Gu@rdian
 
Thks pelas dicas...
Mais uma coisa... Para partilhar a ligação wl é clique direito em cima do ícone que está nas prop de "Os meus locais de rede". E carrego em partilhar ligação. E na placa de rede tb é preciso fazer isso?

Cumpz jpsfs
 
Se a placa de rede também vai partilhar, tens que fazer isso.. ainda não percebi o esquema muito bem mas é porque estou cheio de sono :D

Cumps
 
O que diz pc com rj45 vai partilhar também??

Não sei se não era melhor arranjares um repetidor wireless onde tens o rj45 e wireless.. saía mais caro mas era uma opção melhor :)

Cumps
 
Back
Topo