Partilha de net via WIFI em 3 casas.

Ervoes

Power Member
Boas, ja andei a pesquizar no forum, encontrei alguma info, mas memso assim ainda estou muito confuso.

Passo então a explicar...

Imagem ilustrativa

Home-Vizinho_zps1f340632.jpg


De momento partilho a minha ligação à internet com um vizinho, em que a casa dele fica a aproximadamente 200mts de minha casa, com alguns obstaculos pelo meio.

Estou a usar dois WRT54GL da Linksys com firmware da Tomato, configurados em Acess Point + WDS, ou seja o router 1 em minha casa espalha sinal wifi em minha casa e envia para a casa dele.

Em casa do meu vizinho esta o 2º router WRT54GL a receber o meu sinal wifi e a espalhar o memso pela casa dele.

Até aqui esta tudo bom e sem problemas.

Agora a duvida surge quando pretendo partilhar a minha ligação para casa de uma prima que fica a 800m com linha de vista sem qualquer obstaculo como podem ver pela imagem.

Home-Prima_zps3f236900.jpg


Andei a ver os APs da Ubiquiti os Nanostation, a minha duvida é se os mesmo sao capazes de fazer o mesmo efeito que fazem os WRT54GL, ou seja espalhar o sinal em minha casa e enviar para casa da minha prima, o o nanostation aplicado em casa dele se serve para receber o meu sinal e espalhar a net por wifi em casa dela.

Que material me recomendam?

Tenho preferencia pelos Ubiquiti.

Cumps
Dottore
 
É sempre melhor ter um equipamento só a fazer a "ponte" e outro para distribuir em casa.

Até porque um tem de ter uma antena direcional e o outro omni.
 
Então teria que comprar 2 nanostation M2 mais um router qualquer a espalhar o sinal wifi em casa da minha prima? Seria isso?

So com um nanostation em casa da minha prima mais um router a espalhar o sinal nao resolvo o problema?

Ou seja o nanostation a captar o meu sinal wifi emitido pelo WRT54GL?
 
Sim porque 800 metros não vais lá com omnidirecionais como no caso dos 200m.

No lado da tua prima não precisas de um router, bastará um simples acess point (tp link por exemplo), visto que a função de routing já está a ser feita por ti.

Este liga-se por cabo à nanostation.

Já agora se calhar e porque essa me parece uma zona bastante povoada se calhar seria melhor a versão de 5Ghz, e pela curta distancia a versão loco será suficiente.
 
Boas, Já foi tudo dito, precisas de 2 nanostations ou 2 SXT da mikrotik de preferencia a 5ghz. Dizes que tens linha de vista mas vejo tantas casas ali pelo meio que és capaz de ter a "fresnel zone" um pouco congestionada e isso pode prejudicar a performance.
Se possível instala as antenas em mastros de 2 ou 3 metros.

http://en.wikipedia.org/wiki/Fresnel_zone
 
Boas, Já foi tudo dito, precisas de 2 nanostations ou 2 SXT da mikrotik de preferencia a 5ghz. Dizes que tens linha de vista mas vejo tantas casas ali pelo meio que és capaz de ter a "fresnel zone" um pouco congestionada e isso pode prejudicar a performance.
Se possível instala as antenas em mastros de 2 ou 3 metros.

http://en.wikipedia.org/wiki/Fresnel_zone

Tenho linha de vista livre sem obstaculos porque ambaS ambas as casas estão em dois pontos altos, as casas que ficam pelo meio estão num nivel mais baixo.

Em casa da minha prima com o magalhães da filha apanho um ponto de sinal wireless emitido pelo meu WRT54, so que é fraco e nao consegue fazer a lkigação, dai que se eu comprar apenas um nanostation devo conseguir liga-lo ao meu wrt54 certo?

Se optar por um picostation tenho tambem que ter outro AP para espalhar o sinal em casa dela?
 
Tenho linha de vista livre sem obstaculos porque ambaS ambas as casas estão em dois pontos altos, as casas que ficam pelo meio estão num nivel mais baixo.

Em casa da minha prima com o magalhães da filha apanho um ponto de sinal wireless emitido pelo meu WRT54, so que é fraco e nao consegue fazer a lkigação, dai que se eu comprar apenas um nanostation devo conseguir liga-lo ao meu wrt54 certo?

Se optar por um picostation tenho tambem que ter outro AP para espalhar o sinal em casa dela?


Claro que não consegue fazer a ligação. Apanhar o sinal não quer dizer que dê.

Uma ligação wireless é um dialogo.

Se tens alguém que berre para todos os lados (o teu router), não interessa que a outra pessoa fale baixinho e ainda por cima para todos os lados (um portatil).


Precisas de duas pessoas que falem cara a cara (nanostations direcionais) a um nivel aceitavel sem ruidos (5Ghz)

Um picostation é uma antena omnidirecional.


Do meu ponto de vista estás querer fazer uma omoleta sem ovos, podes tentar mas já vais avisado do resultado final.
 
de varios setups que montei, tenho um idêntico na minha casa a 600m com edificios pelo meio e apanha quase sinal ao maximo...montei com nanos m5 (com a linha obstruida deveria ter ido para os 2ghz mas como vi que os 5ghz estavam a funcionar quase ao mm nivel dos de 2ghz fiquei com estes)

bem 2 nanostations é o que precisas.. se tiveres linha de vista vai para os de 5ghz (nanostations m5) , caso contrario, vai para os nanostations m2 mas tenta pô-los no local mais alto possivel e no lado de fora ;) mas com uma distancia curta, mesmo obstruida poderás optar pelos nanos m5 sem problemas..

os picostations esquece isso ..sao antenas omnidireccionais e alem de arriscares a levar ruido por todo o lado, no maximo so tinhas raio d alcance ate 200m +/- no maximo


amnha vou montar mais um sistema, desta vez a usar um rocketm2 + antena direcional e outro nano m2 (os nanos sao uma maravilha)
 
bem 2 nanostations é o que precisas.. se tiveres linha de vista vai para os de 5ghz (nanostations m5) , caso contrario, vai para os nanostations m2 mas tenta pô-los no local mais alto possivel e no lado de fora ;) mas com uma distancia curta, mesmo obstruida poderás optar pelos nanos m5 sem problemas..

os picostations esquece isso ..sao antenas omnidireccionais e alem de arriscares a levar ruido por todo o lado, no maximo so tinhas raio d alcance ate 200m +/- no maximo
Tenho linha de vista livre sem obstaculos porque ambaS ambas as casas estão em dois pontos altos, as casas que ficam pelo meio estão num nivel mais baixo.

Em casa da minha prima com o magalhães da filha apanho um ponto de sinal wireless emitido pelo meu WRT54, so que é fraco e nao consegue fazer a lkigação, dai que se eu comprar apenas um nanostation devo conseguir liga-lo ao meu wrt54 certo?

Se optar por um picostation tenho tambem que ter outro AP para espalhar o sinal em casa dela?
sempre conseguiste?
 
Back
Topo