Partilha de pastas/ficheiros wireless

Zeus^

Power Member
Bom dia :007: , necessito muito da vossa ajuda no sentido que queria partilhar pastas em pc´s.
Sendo assim : tenho um router linksys para aceder à internet com o portátil, e estão mais duas máquinas de secretária ligadas fisicamente ao router por rj45.

Já consegui com pc do quarto, ver o pc da sala e o portátil (as suas respectivas pastas partilhadas em cada um). E sempre tive o problema em que só conseguia passar ficheiros para a pasta do portátil, do pc do quarto, e já o inverso não acontecia, ao ver a rede do portátil aparecia o pc da sala e pc do quarto, mas ao tentar "entrar" para ver as suas pastas dava-me um erro de permissões (julgo que o erro comum, já descrito em outros post´s) ... aquele de contactar o administrador..etc..blablabla
Mas acerca de uma semana que não consigo ver nenhuma das máquinas na rede.. já fiz de tudo configurar.. reconfigurar a rede, tenho a rede toda com o mesmo nome (CASA) cada pc tem o seu nome e nada!! não consigo pôr aquilo a funcionar! Estou mesmo a desesperar! até pode ser uma coisa simples, ma não estou a conseguir! da-se!! :004:

queria tb referir que as duas máq. do quarto e sala têm xp Pro e o portátil tem xp home.

também tenho as máquinas configuradas para aceder ao router com o Ip fixo.. definido manualmente. (xxx.100 a xxx.101 a xxx.102)

ajudem-me por favor.

obrigado
 
Última edição:
Como dizia O Jack o estripador vamos por partes :)

A primeira coisa que tens de verificar e' se as maquinas se "vêm" umas 'as outras...
Para isso faz uns pings, dizes que tens os ip's definidos 'a mão pelo que basta de uma das maquinas tentares pingar as outras :)

Se a resposta e' positiva entao o teu problema e' um problema a nivel de acessos de partilha (ou falta deles). Nesse caso tens primeiro de verificar se tens a partilha de files e impressoras activada nas definições de rede da(s) tua(s) maquina(s), se o for esse o caso entao experimenta criar uma pasta para partilhar :) Crias uma new folder numa area comum da tua maquina (ex:c:\) digo isto para evitar que tentes por exemplo partilhar uma pasta 'a qual so o teu user dessa maquina tem acesso como o teu desktop e fazes um click direito sobre a pasta, se a partilha estiver activada vai-te aparecer uma opção chamada sharing, se clickares la aparece-te a opção de a partilhares, com que nome e para quem. Depois disso vai a uma das outras maquinas e vais ver que a maquina te aparece na network neighborhood e se a abrires ves a pasta partilhada la dentro :) Repetir o processo para as outras maquinas :)

Se nao conseguires pingar as outras maquinas o mais natural e' que tenhas qqer coisa mal configurada no TCP/IP (o mais natural e' q seja a gateway ou uma firewall a bloquear o acesso)

Vai dando feedback :)
 
Quando chegar a casa vou fazer isso.
mas firewall não deve de ser pq desliguei a do xp da máq. da secretária ( tb tenho firewall do Norton e desliguei tb para experimentar) ..e desligeui tb a do xp do portátil.
Antes do router tinha uma ligação/partilha de ficheiros/net com cabos crossover entre máq. do quarto e sala.Será que pode ter alguma coisa haver?
Agora procura a rede Casa e só vejo o pc no qual estou a procurar.
 
Back
Topo