Partilha de Sistema de ficheiros entre OSX <-> Windows

Romani48

Power Member
Boas
Gostava de saber algumas coisas acerca de tipos de sistema de ficheiros totalmente suportados pelo OSX (Tiger ou Leopard)

A ideia era ter um disco que irá ser partilhado quer pelo Windows, quer pelo OSX. Este disco irá ter conteudos multimédia.

Qual o melhor sistema de ficheiros para o mesmo?
Se não estou em erro FAT32 é suportado completamente @ OSX correcto?
Há alguma aplicação para OSX que faça o sistema suportar NTFS a 100%?

Como ponto final pergunto: O que é melhor, para guardar conteudos multimédia: entre FAT e NTFS, ganha o NTFS, mas NTFS vs HFS.
Isto porque eu tenho um driver HFS para o Windows, que poderia também usar.
 
FAT32 é reconhecido automaticamente pelo OSX
NTFS tens que usar apps, Paragon NTFS (pago), NTFS-3G (free)

Com o Paragon pagas, mas não costuma haver muitos problemas.
O NFTS-3G, têm 2 versões, uma versão estável, mas lenta... e outra com boa performance, mas não tão estável.

O melhor para escolheres se usar NTFS ou HFS, seria mesmo testares tu qual o com melhores resultados para que querias.

Se o disco for só para tu usares entre os PC's ai de casa e o driver para Windows trabalhar bem, o disco em HFS+ acho que trás algumas vantagens ao NTFS
Se fores usar o disco em mais PC's, mete NFTS

O FAT32 também ficava bem, mas se tiveres ficheiros maiores de 4GB, já sabes....
 
Desculpem nunca mais ter falado, perdi rasto da thread (esqueci me de por nos favoritos :p) e depois também tive problemas com o meu disco e só agora decidi comprar um novo, e como estou a pensar criar um sistema mac (a ver se consigo um imac intel de primeira geração)
FAT32 é reconhecido automaticamente pelo OSX
NTFS tens que usar apps, Paragon NTFS (pago), NTFS-3G (free)

Com o Paragon pagas, mas não costuma haver muitos problemas.
O NFTS-3G, têm 2 versões, uma versão estável, mas lenta... e outra com boa performance, mas não tão estável.

O melhor para escolheres se usar NTFS ou HFS, seria mesmo testares tu qual o com melhores resultados para que querias.

Se o disco for só para tu usares entre os PC's ai de casa e o driver para Windows trabalhar bem, o disco em HFS+ acho que trás algumas vantagens ao NTFS
Se fores usar o disco em mais PC's, mete NFTS

O FAT32 também ficava bem, mas se tiveres ficheiros maiores de 4GB, já sabes....
Ora bem..
para começar.. o NTFS-3G é o mesmo que é usado @ linux?
O driver HFS+ para windows, pelo o que tive hipotese de testar (o software também conta com um driver de ext3, tudo opensource) não é nada mau

e o disco que vai ser partilhado é em grande parte para músicas e para filmes recodificados em divx por isso ficheiros com mais q 4Gb será raro

Acho que para um disco de multimédia é preferível que seja NTFS, nem que mais não seja por uma questão de future proof (ficheiros HD...). Já agora, toma lá outra alternativa free.

hmm vou ver isso ;)
 
Back
Topo